28/03/2014

Sub 19 femininos da André de Resende conseguem excelente vitória em Setúbal

          Palhavã 45 x André de Resende 47
VITÓRIA muito saborosa!

   O último jogo da taça nacional contra o Palhavã era uma incógnita. A vitória foi muito suada, por 2 pontos e salva sobre a buzina.
O dirigente José Trindade inovou com o mimo da estatística e quis presentear as catraias com o que se oferece em seguida:

Jogaram: Mafalda,Sofia Barros, Marta, Sara , Rita  e Maria .

 Campeonato nacional Sub 14 F
           André de Resende 30  x Quinta dos Lombos  102
   As pequenitas realizaram um excelente campeonato, mesmo não ganhando qualquer jogo. Esperava-se que não ganhassem, mas surpreenderam ao evoluir a cada jogo. O empenho de todas merece destaque, nomeadamente de Margarida Júlio que foi sempre a mais preocupada em entregar a bola a Matilde Francisco 14  e Tãnia 15. Este trio foi sem dúvida brilhante na interação que tiveram, mas as restante atletas souberam cumprir o papel de defender bem, não perder a bola e mesmo a procurar o cesto.
Jogaram: Margarida, Sofia 1, Beatriz, Matilde 14; Tânia 15 e Mariana Ramos

 Campeonato nacional Sub 16 F
            André de Resende 43 x  C.B.A. 72

parciais:12-11, 7-16, 12-15 e 12-30
   No feminino a André de Resende ainda está num lugar incipiente, contudo a equipa de sub 16  perdeu o seu 3º jogo por números desequilibrados. No 1º período as eborenses venciam pois conseguiram manter o jogo em ritmo lento e assim construir movimentos ofensivos a terminar debaixo do cesto. O adversário depressa entendeu que aumentando a pressão obrigava a André de Resende a cometer mais erros e naturalmente começou a superiorizar-se. Contudo a atitude da equipa visitada foi apenas brilhante. Mesmo a perder tentou manter-se no jogo e sem o treinador o dizer, lançaram-se na pressão a campo inteiro visando diminuir a diferença. Todos os que estiveram na André de Resende aplaudiram a postura.

Jogaram: Matilde 6, Leonor P 5. Sara, Rita 12 e Maria 18 e Iris 2.

 Campeonato nacional Sub 18
         S.L.Benfica 93  x André de Resende  73
Que excelente jogo de basquetebol com 3 equipas em grande nível
 Confirma-se! Os maridos para poder dizer umas graças à equipa de arbitragem, fogem das esposas. Muito bem, Sérgio Orvalho! Um exemplo!


   O regresso à luz, onde os rapazes nunca ganharam, mas também onde costumam realizar boas exibições. O muito público de Évora ficou admirado com a exibição dos seus jovens e soube brindá-los com o merecido aplauso.  Começou a André de Resende com um parcial de 6-0 e desconto de tempo para os encarnados. Novo parcial de 0-6 e desconto para os de Évora que passam para a frente do marcador até meio do 2º período. Recuperam os de Lisboa. Foi pois a tónica de um jogo que as 2 equipas disputaram até final com excelente arbitragem ( o que ainda assim não se livraram de uns piropos humorísticos, que faziam as delicias de toda a assistência lisboeta).
   No último período o Benfica consegue finalmente distanciar-se, fruto do acerto da linha de 3 pontos. Foi aliás essa a arma que desequilibrou, ao converterem 15 lançamentos, dos quais sete no último período.
   Não seria justo destacar nenhum atleta da André de Resende pois estes atletas não foram a mesma equipa que tem disputado o nacional de sub 18. Estes mostraram atitude vencedora, inteligência e qualidade técnica que os distinguiu na sua vida desportiva. Os "outros" mostraram tristeza por se encontrar a perder, resignação pelo azar..
   Foi assim muito bonito de ver vários atletas a pedir substituição, pelo enorme desgaste que o jogo lhes provocava. Brilhantes!

Jogaram: Fadista , Mini , Banha , Gonçalo, Duarte, Diogo,Kadinho, Cuco, Filipe , Marques, Borges e Ivan.

No dia anterior:
  
          André de Resende 82 x Odisseia 98
Exibição muito pálida
   30-31,20-20, 16-22 e 16-25

   Com uma apatia defensiva fora do normal a André de Resende já tinha sofrido 51 pontos ao intervalo. Se o espetáculo era interessante, pois 101 pontos em 20 minutos é sempre bonito de ver, a André de Resende só venceria se conseguisse reduzir para metade o parcial da 2ª parte. A atitude manteve-se como se os jovens tivessem deixado de saber jogar (16 pontos por período!) e esquecer de defender. A tristeza vencia a garra necessária para vencer. O Odisseia venceu assim os 3 jogos que disputou com a equipa eborense e é sem dúvida uma excelente equipa, com atletas de qualidade e superiormente orientada.

Jogaram: Fadista 8, Banha 0, Gonçalo 3, Duarte 5, Diogo 20, Kadinho 1, Cuco 19, Filipe 11, Marques 6 e Borges 2.

21/03/2014

Estoril venceu com grande mérito

 sub 18 M André de Resende 59 x Estoril 73
parciais: 17-16, 20-14, 13-17 e 9-26
Começa a ser preocupante o percurso da André de Resende no campeonato de sub 18, pois a transição do campeonato de sub 20 para o escalão inferior está a demonstrar resultados negativos. Pela primeira vez este grupo de jovens está a ter insucesso desportivo e pelos vistos não estavam preparados para tal. Sem dúvida a responsabilidade é do seu treinador, pois não conseguiu preparar os jogadores e quando o jogo entra numa fase mais difícil para os eborenses, "desaparecem", "tremem" da linha de lance livre...
   Será pois importante que todos entendam que são apenas jogos de basket e que perder não é o fim do mundo. Estes momentos de altos e baixos  tem acontecido quase todos os jogos neste torneio de sub 18.
    Nesta partida, começaram bem os de Évora, frente a uma equipa do Estoril bem organizada e com atletas de qualidade. A André de Resende conseguia várias recuperações a defender e em contra ataque ia ganhando vantagem que chegou aos 10 pontos (7 pontos a dois minutos do final do 3º período). O adversário alternou entre a defesa hxh com zona, mas sem grandes proveitos.Contudo soube guardar aquela que seria a cartada decisiva, mudando a defesa zonal. Mérito para o treinador do Estoril que venceu na luta dos bancos, quando altera a defesa da sua equipa e cria a instabilidade na André de Resende. 
   O último período foi uma lástima para a André de Resende. A linha de lance livre...um pesadelo! E este foi um aspecto curioso, mas caricato do jogo, pois na ânsia de procurar uma solução interior para os seus ataques, a André de Resende terminava sempre na linha de lance livre. Foi este aspecto que decidiu o jogo, pois durante 10 minutos apenas converteram 3 lançamentos de campo e...3 da linha de lance livre !
Neste aspecto o resultado foi 26 lances livres falhados!!!
Jogaram: Fadista 5, Júlio 0, Banha 0, Gonçalo 7 (grande jogo), Duarte 0, Diogo 14,Kadinho 15(excelente 1ª parte), Cuco 5, Filipe 7, Marques 6. 

sub 19 F  Portimonense 62  x  André de Resende 34

Sofia Galego foi (infelizmente)...a estrela do jogo!
   A história do jogo fica intimamente relacionada com o sucedido à atleta Sofia Galego e que recordará para sempre o sucedido.Comecemos pelo princípio, ou seja, pela campanha das sub 19 na taça nacional. A presença nesta competição visou motivar este grupo de jovens a continuar a jogar basquetebol, registarem evolução técnico-tática e ao mesmo tempo permitir às jovens de sub 16 ter mais competição com atletas mais velhas.
   O primeiro objectivo foi atingido, já os restantes ficaram muito aquém do pretendido. Assim as jovens mais velhas sentiram-se melhor a jogar apenas entre elas e em Portimão eram apenas 5. No aquecimento, Sofia Galego sofre uma lesão no dedo ao tentar interceptar uma bola e depois de assistida, julgou tratar-se de uma entorse, lesão muito frequente nos jogadores de basket. A atleta jogou, marcou 4 pontos e no regresso a Évora a lesão aparentou maior gravidade. Depois de assistida no hospital, verificou-se que se tratava de uma fratura. 
   Merece pois um destaque especial o espírito de sacrifício que a Sofia demonstrou, pois não quis deixar a equipa apenas com 4 atletas e ainda marcou pontos! 

sub 14 F Jornada dupla algarvia
 Farense 93 x André de Resende 22
 Portimonense  x André de Resende
Num fim de semana em que as catraias tiveram direito ao miminho de pernoitar no Algarve, os resultados desportivos mantiveram-se no esperado, mas já se pode fazer um balanço da carreira na taça nacional de sub 14. Não há comparação possível entre a qualidade que esta equipa apresentava há 2 meses atrás e agora. Algumas atletas puderam jogar no escalão de sub 14 e ajudar na equipa de sub 16, dando-lhes uma noção do jogo muito diferente. Todas as jovens registaram evolução e deixam-nos com esperança para a próxima época de uma equipa com sucesso. Destacaram-se nessa evolução Tânia Murteira, Margarida Júlio, Tichinha Cordeiro e Matilde Francisco que revelaram progressão assinalável. Nas atletas com menos tempo de basket a evolução é maior, pois as jovens tinham uma qualidade técnica mais incipiente, mas ainda assim puderam ajudar e registar enorme progresso. Foram elas Sofia Pinto, Micaela Sandu, Mariana Ramos. Evolui menos Beatriz Martins, pois foi a jovem que menos tempo de treino teve.

sub 16 F  Jornada dupla e a vitória teimou em fugir!
              GDESSA 77André de Resende  38
Três excelentes quartos, mas o último...
Basta dizer que à entrada dos últimos 8 minutos o resultado era 52-35
Jogaram: Matilde 2, Leonor P 4. Sara 2, Ticha 7, Rita 2 e Maria 21 (MVP)
             André de Resende 70 x BAC 59 
A vitória fugiu no último período
11-13, 23-16, 13-20 12-21
Jogaram: Matilde 8 (grande jogo), Leonor P.2, Sara 4, Ticha 13 (MVP), Tichinha 3, Rita 7 e Maria 20.

13/03/2014

Arbitragem infeliz decide o vencedor

sub 18 masc Imortal  78  x André de Resende  71

    Um excelente jogo de basquetebol entre duas equipas com qualidade e que souberam sempre respeitar-se. O Imortal assenta o seu jogo numa defesa muito agressiva, com contra ataques muito rápidos e ações ofensivas assentes na base do 2x2. A equipa é muito bem orientada por um excelente treinador: Tito... A André de Resende assenta igualmente o seu jogo numa defesa agressiva, não contra ataca tão bem, mas é mais forte no ataque de posição.  Eis os ingredientes para um excelente jogo.
   Começou muito bem a equipa de Évora que chegou a dispor de uma vantagem de 10 pontos. Nos últimos 3 minutos da 1ª parte, reagiu muito bem o Imortal com 2 triplos e 2 contra ataques, que lhe permitiu ir para o intervalo a perder por 1 ponto.
   No inicio da 2ª parte o Imortal consegue uma vantagem que chega aos 10 pontos, com mérito na sua defesa. A reação da André de Resende não tardou, mas...
- ao 3º minuto vê Pedro Fadista ser excluído do jogo por 2 faltas antidesportivas?!
- Uns minutos mais tarde, sai Rui Ganhão, expulso! 
- Mais uns minutos...falta técnica a Filipe Orvalho.
- Cesto e falta sobre Filipe Orvalho, transformado em bola ao lado. ( No final da 1ª parte a falta atacante ao melhor marcador  algarvio e que seria a 3ª,  assinalada pelo árbitro que estava a um metro da jogada é anulada e transformada em passos pelo árbitro do lado contrário...)
   No final a contabilidade registava 26 faltas ao Imortal (!) e 22 à André de Resende. Equilíbrio estranho.
Quem conhece os intervenientes sabe que sim. Os atletas são de uma correção exemplar e Filipe Orvalho é até árbitro oficial. Rui Ganhão é reconhecido nestas décadas de basquetebol pela correção e foi expulso pela 1ª vez na sua vida desportiva. 
   O Imortal poderia ter vencido na mesma e com mérito, pois jogou muito bem e procurou sempre colocar em campo a sua forma de jogar. Aliás e para que não restem dúvidas, a André de Resende dá os parabéns ao treinador Tito Real e aos seus atletas.
   A André de Resende perdeu, mas ficou a sensação em todos que foi impedida de disputar a eventual vitória, pois até poderia ter perdido e só se podia culpabilizar a si pelos erros cometidos.
 Mas infelizmente não foi o que aconteceu.
Em tudo isto lamenta-se o árbitro internacional  Filipe Abreu, reconhecido pela qualidade técnica, mas que nos defraudou. Os atletas de qualidade superior, são humildes e quando jogam com outros de qualidade inferior demonstram essa humildade. Os que atuam com sobranceria ou que reagem mal à discordância mostram arrogância. 
Nos restantes agentes desportivos é igualmente assim...
   No final do jogo, se os atletas e treinadores não cumprimentarem os árbitros, revelam falta de espírito desportivo. Nem que houvesse uma regra  que o proibisse...não era para cumprir, pois os melhores valores do desporto devem estar sempre presentes.
Se os árbitros não o fizerem...devem rever as suas atitudes!
   Demonstrar enfado de alguém muito bom que tem que arbitrar um jogo de sub 18, reagindo sempre mal a qualquer discordância, expressa de forma correta, não  abona em favor de um árbitro de elite. 
   Esperava-se que um árbitro experiente e conhecedor ajudasse nas decisões o jovem árbitro de Tavira e contribuísse ele próprio para a equidade das decisões arbitrais.  Foi sem dúvida um dia mau que acontece a todos, mas a qual deixou nos atletas,treinadores e público da André de Resende a ideia de uma dupla de árbitros que poderia ter atuado bem melhor.  
parciais: 16-20, 19-16, 29-12 e 14-22.
Jogaram: Fadista 7 ,Júlio (0 !!!) , Banha 5, Gonçalo 5,Duarte, Ganhão 17, Ricardo 7, Cuco 10 (apenas 2 pontos na 2ª parte), Filipe 7 (seriam 2 dígitos se o critério arbitral fosse justo), Diogo, Marques 9 e Ivan.

  sub 14 fem   André de Resende 54   x Alberta Menéres  83
Já é um prazer ver jogar as pequeninas!

   Ao começar o campeonato nacional, as sub 14 da André de Resende eram uma equipa muito débil, com praticantes muito ingénuas na técnica e na tática individual. Passados 2 meses as catraias nem parecem as mesmas. Que grande jogo fizeram, mesmo que o adversário tenha colocado em jogo as atletas com menos minutos. As eborenses defenderam sempre no campo inteiro, perderam e roubaram bolas ao adversário, lançaram e empolgaram o público afeto e o adversário. Na semana passada as petizes ganharam pela 1ª vez um período, esta semana ganharam a 2ª parte!
   No final as três equipas estiveram de parabéns pelo espirito de fair-play evidenciado.
   Aos nossos rivais desejamos-lhes um excelente campeonato.
Parciais: 7-27, 11-23, 17-13 e 19-20
Jogaram: Margarida 2, Sofia 3, Micaela 5, Beatriz, Leonor 16, Matilde 11; Tânia 16 e Mariana Ramos que marcou o seu 1º ponto do campeonato e exibiu o sorriso da felicidade.


sub 16 Fem.   André de Resende 38 x Imortal  48

Ainda não foi desta, mas a 1ª vitória avizinha-se

   Na semana passada estas equipas haviam-se defrontado com a vitória das algarvias por 10 pontos. Desta vez a André de Resende tinha o reforço da estreante Iris Correia e das sub 14 mas ainda não foi desta que a diferença se reduziu. A diferença final resultou do parcial da 1ª parte (9-16 e 11-16), pois na 2ª as eborenses venceram o 3º ( 8-6) igualaram o 4º período (10-10).
   Nos últimos jogos, as atletas de sub 14 deram enorme contributo para a qualidade da equipa e o futuro para a próxima época é sorridente, pois as restantes atletas sub 16 têm registado evolução. 
5 inicial: Leonor P.3, Carolina 5, Sara, Maria 15 e Rita 10.
Banco: Iris, Leonor C.2, Tânia 2 e Margarida.

06/03/2014

Um especial elogio para todos os que percorreram em Portugal a mesma distância que vai de Lisboa a Paris!

  Sub 18 deslumbram...raparigas fizeram 1750 Kms em 5 deslocações! 

Num fim de semana de muitos jogos, a vitória dos sub 18 deve passar para 2º plano, pois o esforço das equipas femininas merece um elogio ainda maior. Um jogo em Almada, outro em Ponte de Sôr e 3 no Algarve devem o respeito de todos. Especialmente quem dirige o basquetebol em Portugal e deixa sozinha a equipa de sub 20, sem qualquer competição, para que as equipas de Lisboa não tenham que se deslocar 120 kms para jogar em Évora. E assim vai o basquetebol.
Um especial elogio para todos os que percorreram em Portugal a mesma distância que vai de Lisboa a Paris!

sub 18 M   André de Resende  77 x   IEJOTA  42
Exibição  PERFEITA!
   Esta época a equipa da André de Resende por poucas vezes mostrou a qualidade de todos os seus jogadores. Como nem sempre assim tinha acontecido, colocava-se cada vez mais a questão sobre os atletas menos utilizados. A resposta veio nesta partida:
Gonçalo Santos foi o mvp, Pedro Marques e Ricardo Carvalho dominaram o jogo nas 2 tabelas, Júlio, Duarte, Banha e Ivan (estreia) estiveram igualmente bem. Os habituais...nem precisam de elogios, pois a qualidade tem sido demonstrada em toda a época!
A forte equipa da IEJOTA, muito bem liderada pelo atleta internacional R. Pereira não consegui superar a excelente defesa dos eborenses, que tinham a lição muito bem preparada.
parciais: 20-9, 22-11, 25-9 e 10-13

Jogaram: Fadista 7, Júlio 4, Banha 3, Gonçalo 8, Duarte 5, Diogo 11, Ricardo 12, Alexandre 2, Filipe 7,Ivan 2 e Marques 16.

 Sub 14 Femininos
  André de Resende 28   x  GDESSA 89
parciais: 5-25, 5-30, 4-29 e 14- 5
   Jogo descontrádo entre duas equipas cujo objectivo foi o prazer do jogo. As barreirenses apresentaram algumas atletas de minibasket e isso permitiu às eborenses vencer o 1º período deste campeonato. Esta alegria a todas as atletas saírem do campo com enorme alegria. Os últimos minutos mostraram que as petizes da André de Resende já sabem jogar. Aliás, Matilde, Tânia e Leonor demonstram já apontamentos muito interessantes.

Tânia Murteira 10 Matilde Francisco 6, Beatriz, Leonor Cordeiro 9, Micaela Sandú 3, Sofia Pinto, Mariana Ramos e Margarida Júlio.

Sub 16 Femininos  
A equipa de sub 16 fez três jogos e averbou três derrotas, mas devem sentir orgulho na prestação, pois há uns meses atrás seria impensável que estas jovens já discutissem os resultados com adversários muito superiores. Ainda acresce que a equipa já é constituída por 4 atletas de sub 14. Uma promessa para a próxima época. Assim:

Basket Almada  77   x  André de Resende 53
Perder por 24 e falhar 20 lances livres...
parciais:26-11, 21-19, 22-05 e 08-18.

Tânia 7, Leonor P 5, Maria 29,Carolina C. 4, Leonor C. 4, Margarida 2 e Rita 2.

C.B. Albufeira 67  - André de Resende  34
Faltou mais Rita e Maria...
parciais: 14-05, 14-09, 19-12 e 20-08
No meio do 3º período e a perder por 11 pontos, a André de Resende falha uma bandeja e sofre 5 pontos em 3 segundos...
Matilde 3, Tânia, Leonor P 2, Maria 12,Carolina C. 9, Leonor C. 6 e Rita 2.


sub 16 F   Tubarões 55  x André de Resende  44
Brilhantes...
parciais: 22-05, 11-10, 17-14 e 05-14
Matilde 2, Leonor P 9, Maria 19,Carolina C. 10 e Rita 4.

Sub 19 Femininos
As atletas de sub 19 tiveram igualmente uma semana intensa. As prestações têm melhorado e já venceram um jogo, mas fica a sensação que poderiam ter vencido mais. Fica o registo da melhoria  individual de Daniela Saruga, Sofia Barros e Mafalda Pinto.
   Será estranho para quem não conhece a atleta, mas o facto de Mafalda Pinto ter sido advertida com uma falta técnica não é para ela um aspecto negativo. Finalmente começa a tornar-se competitiva e os seus números mostram isso mesmo. Para quem era capaz de passar um jogo sem dizer uma palavra...grande evolução!!!

Juventude Basket 118  - André de Resende  28
Jogaram: Sofia G , Sofia B , Marta , Daniela ,Mafy e Sara . 

Sub 19 F   André de Resende 37  x  Basket Almada 60
Perder por 23 e falhar 21 lances livres...
parciais:8-14, 8-19, 12-16 e 9-11.
 Jogaram: Sofia G, Sofia B 4, Marta 13, Daniela 5,Mafy 12 e Sara 2 . 


  Hoje, 20:15   Elétrico x André de Resende

04/03/2014

André de Resende e Club Bàsquet Girona estabelecem protocolo

André de Resende e Club Bàsquet Girona




O Presidente Eduard Alonso e o Director Desportivo Toni Espinosa, visitaram Évora e o clube GDR André de Resende. A visita teve como objectivo constatar o nível qualitativo do clube eborense, tendo observado vários jogos. Este acordo permitirá a atletas de vários escalões deslocarem-se a Girona, bem como a vinda de várias equipas e treinadores a Portugal.
   A diferença entre os clubes é enorme, mas ambos encontraram aspectos que servirão para ajudar na formação desportiva e cultural dos seus jovens. Este acordo permite aos jovens eborenses contactar com um clube cujo orçamento é de 240 mil euros, 200 atletas dos 4 aos 18 anos e 33 treinadores.
Eduardo Alonso- presidente do Girona- ficou muito sensibilizado com o ambiente que viveu na André de Resende e logo ficou assente a cooperação que deverá começar já em Junho.

Quem é o director desportivo que visitou a nossa cidade ?
 
O valor simbólico de Toni Espinosa em Espanha e mais propriamente em Girona é enorme. A sua presença nas escolas é o cartaz de atração para que os jovens adiram à prática do basquetebol. Foi este enorme jogador que visitou a cidade de Évora, sentou-se no banco da André de Resende e contagiou com a enorme simpatia e simplicidade todos os atletas que tiveram a sorte de o conhecer.
Toni Espinosa com a camisola do Girona com a qual jogou desde 1988, 1ª vez na ACB, até 2006, na sua última temporada com a mesma camisola.
- “Foi estupendo jogar com grandes jogadores como Raúl López, Roberto Dueñas…”, indica.
   A única exceção foi a ‘aventura’,  com Gran Canaria em Tenerife, precisamente no clube , que viveu o momento mais difícil da sua vida (97-98): perdeu a sua esposa e teve que se retirar temporariamente para cuidar dos seus filhos.
O número 14 está exibido no teto do pavilhão Fontajau desde que se retirou.
 Odisseia x André de Resende
   O jogo não se realizou por falta de comparência do visitado. Com esta vitória a André de Resende subiu ao 4º lugar da classificação, algo que acontece pela primeira vez com uma equipa do Alentejo.
   Esta brilhante classificação não permite contudo disputar a final 4 da zona sul...pois os resultados nos jogos com o CAR Jamor não contam!!! Assim sendo a vitória sobre a "selecção" foi apenas...estatística!   

 sub 19 F André de Resende 74  x Palhavã 53
Raparigas confirmam o crescendo de qualidade
Depois de quase terem vencido os 2 jogos anteriores, confirmou-se a 1ª vitória das sub 19 na taça nacional. Mais do que a vitória as jovens mostraram já qualidade colectiva e individual.
Começando muito bem (20-7) as jovens de Évora cometeram muito menos turn-overs do que faziam há alguns jogos atrás e finalizaram contra ataques com muita inteligência. No 2º período o adversário reagiu (15-18) e soube manter alguma esperança de equilibrar quando chegou à diferença de 8 pontoa a cinco minutos do fim. A André de Resende começou então a sair da pressão campo inteiro com mais facilidade e com um parcial de 15-02 venceu com justiça. Destacaram-se Mafalda Pinto, que nos últimos jogos tem sido a melhor atleta da sua equipa. Revelando a inteligência com que sempre jogava a um espirito competitivo que demorava a revelar. Assim tudo muda e é muito influente no conjunto. A sua subida de rendimento está intimamente relacionada com Carolina Cordeiro, que por jogo faz mais de uma dúzia de assistências. Marta Baúto e Daniela revelaram algo que estava a condicionar o seu jogo, nomeadamente defender melhor e reduzir as perdas de bola. A equipa ganha muitos pontos com essa ajuda. Sofia Barros é sempre muito empenhada e as pequenas sub 16 ajudam imenso...mais de metade dos pontos da equipa.
Jogaram: Sofia G 4, Sofia B , Marta 16, Daniela 6,Mafy 8, Carol 14, Maria 18, Rita 8 e Sara . 

 sub 18 M Barreirense  60 x  André de Resende  64
Muita consistência competitiva dá a reviravolta nos últimos 2 minutos!

   É normal que após um extenso campeonato de sub 20 se vão criando automatismos entre um grupo que agora se vê amputado de alguns elementos. A equipa de sub 18 perdeu assim 4 atletas e leva algum tempo para que os automatismos Revelando uma dependência dos atletas mais velhos, a passagem para os sub 18 começou mal e esta é a fase de diminuir os danos. A vitória era assim essencial.
   O jogo começou com o domínio barreirense (21-14), pois ao equilíbrio na qualidade do jogo, correspondia a André de Resende com perdas de bola perfeitamente infantis. Com efeito a equipa jogava bem, mas havia sempre um ou outro atleta que cometia um erro pouco normal e oferecia um cesto fácil (17-18 no 2º período). O nervosismo aumentava e todos contribuíram para a intranquilidade.  Nem a lesão do melhor jogodor dos barreirenses mudou nada no jogo.
   Na 2ª parte  a equipa acalmou (11-11 no 3º período) mas o resultado mantinha-se desfavorável. Quando finalmente a estabilidade voltou e os eborenses teimaram em passar para a frente, a arbitragem que até aí tinha sido excelente, comete demasiados erros e sempre com prejuízo dos forasteiros. O público eborense, numeroso manifestava-se ruidosamente!
Os últimos 2 minutos foram de pura loucura. Filipe Orvalho converte um triplo e coloca a André de Resende à frente pela primeira vez (55-52). Os azuis defenderam sempre muito bem e não permitiram nenhuma veleidade ao adversário, conseguindo ainda alguns pontos graças ao necessário recurso à falta tática do adversário.
   As duas equipas e todos os seus jogadores merecem os parabéns pelo jogo emotivo que proporcionaram, bem como o fair-play revelado em todo o jogo. Fosse sempre assim...
Parabéns aos responsáveis do Barreirense!
Na André de Resende, destacaram-se: Alexandre Cuco mesmo com alguns erros é sempre importante, Diogo Ganhão foi arrasador na tabela defensiva (14 ressaltos- 18 pontos) e Filipe Orvalho (mvp).

Jogaram: Fadista 6, Júlio, Banha 7, Gonçalo, Duarte 4, Diogo 20, Ricardo 4, Alexandre 12, Filipe 11,Ivan e Marques 3

21-14; 17-18, 11-11 e 11-21.

sub 16 F  André de Resende x Basket Almada
Adiado porque as atletas do BAC participam em torneio da seleção de Setúbal !!!
O jogo ocorrerá amanhã 5 de Março às 11:30 em Almada.