30/12/2009

Sub 16 masculinos em 3º no torneio Almendralejo

Esta crónica só pode começar por exaltar o EXCELENTE torneio organizado pelo anfitrião Almendralejo, que permitiu aos nossos jovens a competição com equipas de um nível que dificilmente encontrarão esta época: S. Fernando, Guadalupe e o anfitrião. Refira-se que os adversários eram 2 equipas da Extremadura e uma da Andalazia do escalão de sub 18.
No primeiro jogo com a equipa da Andaluzia...15-80!!!
No 2º derrota com Almendralejo 40-45;
No 3º vitória sobre Guadalupe 57-52.
À guisa de comentário refira-se a enorme evolução que os nossos atletas tiveram ao longo do dia, terminando em grande estilo a derrotar a equipa júnior de Badajoz; Rui Dias e Carlos Valente destacaram-se; Guilherme, Afonso e António estrearam-se nestas competições e evoluíram, jogando inclusive quase toda a 2ª parte no jogo da vitória; Loureiro foi o 2º poste depois de enorme fragilidade no inicio (soube tornar-se agressivo) e muito útil à equipa; Os Juniores Diogo (foi o líder que se esperava) e Faustino (que maravilha de "postezinho!) souberam dar qualidade aos cadetes e integraram-se, dando espaço aos cadetes para se assumir. Um dia para recordar!

28/12/2009

André de Resende em torneio internacional

vejam o video em: http://www.youtube.com/watch?v=UrK7nXRU6Fo


O nosso clube participou no torneio Talavera Lareal no sábado dia 2 de Janeiro de 2010 em Iniciados (2 equipas) e seniores.
Iniciados A - 1º lugar ao vencer oTalavera e ainda jogaram com os cadetes do clube anfitrião,num jogo muito equilibrado, tendo perdido no último ataque por 2 pontos. Excelente prestação,já a preparar o nacional que se inicia no próximo domingo.
Iniciados B - 1º lugar no torneio de sub 12, permitindo o primeiro contacto dos nossos petizes com uma equipa espanhola.
Seniores - 3º lugar ao perder com o Talavero por 4 pontos e posteriormente com o Lobón por 3. Foram dois jogos intensos e muito equilibrados, em que o GDRAR jogou sempre muito bem. Merecem destaque todos os atletas, que foram bem liderados por Sérgio Rosmaninho (2 bons jogos) e P. Gouveia, mas igualmente secundados por M. Poeira,Diogo,Guindaça e Rui N., mas os cadetes Rui Dias e Carlos Valente,mostraram que têm futuro.

23/12/2009

Jantar de Natal foi enorme sucesso







CHEGARAM FINALMENTE IMAGENS DO JANTAR:



O jantar que uniu cerca de 120 pessoas proporcionou uma noite de enorme alegria e vitalidade do GDRAR. Dizem as más línguas que foi necessário recorrer a uma churrasqueira da cidade - maldicência- e que alguns abandonaram o local pelas xxx da manhã com dificuldades em contrariar o vento que se fazia na noite - dizem tudo!
O que todos viram foram vozes animadas no karaoke com ligeira vantagem para as vozes masculinas mais experimentadas.

20/12/2009

Iniciados Campeões Regionais

Ao vencer o Atlético de Reguengos, o nosso clube venceu pela primeira vez no sector masculino um título regional.
Apresentamos as fotos das várias dezenas de pessoas que se deslocaram ao pavilhão da Malagueira. G D R A R - campeões !!!

18/12/2009

Séniores quase a ganhar...cadetes desfalcados fazem grande exibição

Sub 16 André de Resende 43 A. Reguengos 68
A equipa cadete (sub 16) apresentou-se muito desfalcada para o jogo contra o Atlético de Reguengos. Com as baixas de Hugo Tomé, Carlos Loureiro e João Moran (com entorse grave), restava aos restantes realizar uma exibição em grande esforço, culminando o jogo com 4 atletas em campo. O 1º período registava 15-16 e ao intervalo a desvantagem de 8 pontos deixava boas perspectivas. A 2ª parte mostrou o enorme desgaste físico e de faltas merecendo os atletas um enorme elogio.
Jogaram e marcaram: Carlos (17), Rui (12),Guilherme (2), Afonso (9), António (2) 3 Miguel (1).

A equipa sénior perdeu por 5 pontos em Ferragudo, tendo estado a maior parte do jogo em vantagem. O inicio do quarto período deitou tudo a perder com um parcial de 0-13. A garra dos jovens eborenses colocou novamente o jogo a 3 pontos de diferença e com posse de bola e 5 segundos do fim, quando é averbada violação de 3 segundos a Faustino, que isolado converteria um contra ataque.

13/12/2009

Seniores desiludem...sub 16 confirmam

Seniores CNB2 André de Resende 54 Salesianos 87

Muito provavelmente o pior jogo da André de Resende em que começou mais uma vez demasiado mal e entregou a vitória de bandeja ao adversário logo no 1º período (11-27). O mau começo é explicado pela má atitude perante a competição, pois não se compreende o enorme atraso de alguns atletas para o aquecimento, num jogo que sabiam que ia ser disputado com grande expectativa. O público que gosta de basket compareceu e acreditou que os miúdos da André de Resende iam dar luta. Estes deram a pior resposta. Espera-se que tenham aprendido. Os Salesianos jogaram muito bem e dominaram todo o jogo. Merece destaque a reacção que os da casa tiveram no 2º período em que venceram 13-12 e no 4º 17-16 embora aqui já as duas equipas tinham em campo os atletas menos utilizados.

Jogaram e marcaram: Tiago (9), Guindaça (8),Bruno Canelas (2),Faustino (2), M. Poeira (2), D. Francisco, Sérgio R. (9), P. Santos (6)e Vasco Silvestre (10) .


Sub 18 Masculinos

André de Resende 55 Atlético Reguengos 66 (após prolongamento)

Jogaram e marcaram: Tiago (11), Guindaça (10),Bruno Canelas (7),Faustino (4), M. Poeira (5), D. Francisco (4); Carlos Valente (1),Rui Dias (12) e Hugo Tomé .

Jogo emotivo e equilibrado desde o primeiro segundo, jogado com variantes tácticas, momentos de intensidade e enorme respeito entre ambas as equipas, o que nem sempre é fácil em jogos deste género. O Atlético venceu o 1º período por 20-15 e empatou o 2º a 13 pontos. Na 2ª parte a André de Resende venceu o 3º por 12-11 e o 4º por 13-9.

A 4 segundos do final, a André de Resende tinha tudo para vencer, pois estando a ganhar por 1 ponto, Diogo Francisco sofre falta e tem direito a 2 lances livres. Falha os 2! Não era grave, pois bastava não sofrer....mas fazer uma falta inoportuna e dá ao Atlético a possibilidade de vencer. Este apenas converte 1 lance livre e leva o jogo para prolongamento…mas com Tiago Rosado e Bruno Guindaça com 5 faltas. Aí os jovens de Reguengos foram bem mais fortes e justos vencedores. Merecem um aplauso as duas equipas pelo jogo que realizaram, sabendo respeitar-se mesmo nos momentos mais “quentes”, mas tal sempre aconteceu nos muitos jogos disputados entre si, nos vários escalões.

A André de Resende quer igualmente dar os parabéns ao seu adversário pela vitória no jogo e no respectivo Campeonato Regional de sub 18, pois foram justos vencedores.

Uma palavra final para o árbitro Aires de Sousa.

Num jogo difícil de arbitrar, cometendo eventuais erros de julgamento de algumas faltas, soube demonstrar porque é o melhor árbitro no Alentejo. A postura serena e de constante dialogo com treinadores e jogadores, explicando as suas decisões, faz com que, mesmo quando não concordam…TODOS acatam as suas decisões, pois sabem que foram tomadas em consciência.

Se o seu trabalho deixar escola, terá no jovem Ricardo Caeiro (vai ser o melhor muito em breve) e nos vários jovens que estão a arbitrar, a alegria de ver esta postura em campo. São actualmente os árbitros com menos experiência, aqueles que têm mais qualidade e isso deve-se ao exemplo que vêem em Aires de Sousa.


Sub 16 Masculinos Portalegre 47 André de Resende 101

André de Resende líder invicto

Os jogadores que mais minutos precisam para a fase final tiveram mais uma grande oportunidade, pois o tridente ficou em casa! Assim os seis elementos souberam dizer aos outros que são capazes de ganhar sem os amigos que ficaram junto da família. Excelente jogo de António Brancas, muitos contra ataques falhados de Carlos Loureiro, mais momentos brilhantes de Senhor João Pereira (19 pontos na 1ª parte) e outros…(7 na segunda).

Jogaram e marcaram:

C. Loureiro (22), J. Pereira (26), G. Ramalho (12),Afonso O. (14),António Brancas (9) e Miguel Oliveira (12).

André de Resende 151 Salesianos 21

Carlos Valente (30),Rui Dias (28), António B. (24), Carlos Loureiro (16),Guilherme Ramalho (6),Afonso Oliveira (20) e Hugo Tomé (23).

Sub 16 Femininos André de Resende 103 Despertar Beja 30

André de Resende líder... invicto

Maria Serrano (4),Sónia Vilar(25),Ana Francisco(40), Leonor Geadas, Patrícia Gomes (14), Ana Oliveira (22), Inês Oliveira, Sofia Barros e Cristina Coelho.

Muitas quezílias num jogo em que a diferença técnica foi enorme. A equipa da André de Resende é sem dúvida a mais forte no Alentejo, mas deve ter consciência que ainda estão longe das melhores adversárias na taça nacional. Este jogo serviu para dar mais minutos a jogadoras menos utilizadas e para as mais experientes saberem controlar emoções destemperadas. O cinco base da equipa está fortalecido, mas falta mais qualidade às suplentes, pois a época não vai ser fácil. Sofia Barros tem melhorado e a esperança está nela. O Despertar merece o nosso elogio pelo esforço que faz no sector feminino.

09/12/2009

Arrependimento

Dizem as más linguas que os atletas do signo Sagitário vivem os jogos com muita intensidade e no calor da luta, mandam uns bitaites mais carinhosos aos colegas.Por vezes o carinho é tanto que estes vão às lágrimas. Quando isso acontece, a penitência só pode ser...pedir perdão de joelhos às vitimas do nosso excesso...de entusiasmo linguistico.
A atleta em causa (escondida pela nobreza do gesto) pede desculpa à Sofia Barros. Mas não à Inês Oliveira, pois há limites para tudo e hierarquia é hierarquia.
Legenda das criancinhas :
Tiago - "Se por mandar umas boquinhas, teve que pedir perdão de joelhos, então eu pelo que
faço nas aulas terei que rastejar até Fátima!"
Diogo - Não ligues, ela no próximo jogo diz-lhe o mesmo...ou pior!

Fotos das equipas




Faltam as equipas de sub 16,sub 18, sub 14 "B" e ainda a de sub 19 feminina, pois ainda não chegaram à redacção deste fabuloso site as respectivas provas documentais da beleza dos respectivos componentes.Aguardamos que nos enviem e será publicado no imediato.
Hoje publicamos as fotos destas equipas.Para a semana esperamos já ter imagens das restantes

07/12/2009

Sábado vitorioso...Domingo...nem por isso!



Seniores CNB2 Despertar de Beja 101 André de Resende 58

Resultado enganador

O Despertar é um dos candidatos à subida e poucos acreditariam na vitória da André de Resende, pois o desnível entre as equipas é provavelmente o que o resultado final mostra. Contudo o jogo não mostrou isso durante os trinta minutos, pois os visitados estiveram sempre na frente, mas os briosos miúdos de Évora, bem coadjuvados pelos “veteranos” Sérgio Rosmaninho e Vasco Silvestre (27 anos) foram sempre criando problemas e aproximando-se no marcador. Os parciais mostram bem: 21-15;30-18 e 22-18. No final do 3º período ainda ocorreu aos de Évora assustar os experientes jogadores de Beja, pois os 21 pontos de diferença ainda faziam sonhar, mas a qualidade de Manuel F.(ex-Grândola) fez a diferença com 14 pontos quase consecutivos e assim o terminou com as aspirações dos Eborenses. O final do jogo foi o abdicar de ambas as equipas, dando minutos aos jogadores menos utilizados e aí a André de Resende perdeu claramente 26-7.Daí o desnível no marcador.

A qualidade do jogo da André de Resende deve contudo ser valorizada, pois não foram a inexperiência, que faz com que ao longo dos jogos, a equipa sofra parciais de 10/12-0 por períodos de 2 minutos, mas ocorrendo duas a três vezes por jogo. É este pormenor que justifica que leve uma média de 100 pontos sofridos por jogo. Foi assim, com o Juventude Basket, Tubarões e agora o Despertar, mas atenção…todos eles candidatos à subida de divisão.

Para a semana há derby local: André de Resende Salesianos.

Pedro Gouveia (3)- Melhorou, está mais agressivo a defender e atacar, mas…só marcou 3 pontos! Sérgio Rosmaninho (5)- è a voz dentro do campo, empenhado, normalmente esclarecido. Vasco Silvestre (12) - Não sabe jogar mal e como tal é o mais esclarecido a atacar. Quando estiver fisicamente melhor, vai ser decisivo na qualidade da equipa. Tiago R. foi o base mais utilizado e esteve globalmente bem. Diogo Francisco (3)- Jogou de inicio e cumpriu, jogando bem, mas falta-lhe mais agressividade ofensiva. Pedro Santos (10) – sendo o seu melhor jogo pela André de Resende, está ainda longe do que pode fazer. Já defendeu bem melhor e foi quase sempre esclarecido a atacar. Bruno Canelas (9)- assume-se como o 5º jogador, empenhado e ofensivamente mais forte, falta-lhe saber dar a volta, quando algo corre mal. B. Guindaça esteve muitos furos abaixo do que costuma fazer. Não sendo tecnicamente muito evoluído, precisa de treinar mais e quando não o faz, a este nível tem dificuldades suplementares. O mesmo aconteceu com Miguel Faustino, M. Poeira e R. Nepomuceno, mas por razões diferentes: não era jogo para eles, porque o antagonista era muito superior.

Jogaram e marcaram: Tiago (33), Guindaça (14),Bruno Canelas (8),Faustino (4), M. Poeira (4), D. Francisco (7) .

Sub 18 Masculinos Salesianos 49 André de Resende 70

Jogadores oferecem a vitória a Rui Ganhão...mesmo terminando com 4 jogadores

Num jogo que se antevia difícil, a André de Resende tornou-o fácil, baseados numa defesa agressiva, que lhes permitiu comandar quase sempre o marcador. A equipa salesiana, bem orientada por Jorge Malarranha, entrou a vencer e só um parcial de 0-10 no final do 1º período trouxe a tranquilidade aos da André de Resende. Com apenas 6 atletas, o “novo” treinador, Rui Ganhão, soube alternar as defesas e obter a vitória que coloca a equipa na perseguição do primeiro lugar. Os últimos minutos foram de enorme gestão de faltas e mesmo assim a equipa jogou os últimos segundos com apenas 4 elementos. O basquetebol é como se sabe um desporto em que o colectivo é bem mais importante do que o individual e quando um atleta falta sem justificação a um treino ou a um jogo, deve perceber que os seus colegas e amigos estavam a contar com a sua ajuda e este não teve a consideração por eles. São estes os valores mais importantes de um desporto colectivo! Este jogo trouxe ao cimo esta lição…que alguns jovens a aprendam.

Tiago R. esteve no que já nos habituou, mas foi mais uma vez o colectivo que sobressaiu e mais um adversário que não passou dos 50 pontos. Os parciais foram 12-18, 8 -15, 11- 21 e 18 -16.

Jogaram e marcaram: Tiago (33), Guindaça (14),Bruno Canelas (8),Faustino (4), M. Poeira (4), D. Francisco (7) .

Sub 16 Masculinos Estremoz 59 André de Resende 80

André de Resende volta a surpreender (?) e está isolada no comando

Defrontavam-se as duas equipas ainda invictas no campeonato regional e antevia-se um jogo disputado. A equipa visitada é constituída por vários atletas na selecção regional do seu escalão, enquanto a de Évora apenas 2, pelo que o favoritismo recaía para Estremoz. A equipa eborense ganhou logo uma vantagem de 15 pontos no primeiro período e anulou as pretensões da forte equipa de Estremoz. A sensação do campeonato pode assim gerir todo o banco e vencer com normalidade. Carlos Valente, Guilherme, Moran, Afonso Oliveira e Rui Dias estiveram ao nível habitual, mas Carlos Loureiro e os jovens de sub 14 impressionaram pela evolução e qualidade demonstrada. Os parciais : 9-24;14-18,21-21 e 15-17.

Jogaram e marcaram:

C. Valente (18), R. Dias (17), C. Loureiro (14), J. Pereira (6), D. Ganhão (12), G. ramalho (1),Afonso O. (4), A. Cuco (8) e P. Marques.

Sub 16 Femininos André de Resende 86 Atlético de Reguengos 33

Um grande passo rumo ao ceptro regional

Em confronto as duas equipas mais fortes deste escalão, em que se defrontavam as 4 atletas de Reguengos que compõem a selecção regional, contra as 5 da André de Resende. Os primeiros 5 minutos foram equilibrados e mesmo com uma ligeira vantagem das visitantes. Contudo um parcial de 12-0 repôs a normalidade. Os restantes períodos foram de domínio da André de Resende com 21-6;15-10 e 25-2.

A equipa de Reguengos tem enorme potencial, bem orientada por Luís Caeiro e será uma equipa forte no futuro, mas a diferença actual para a maioria das atletas de Évora ainda é grande.

Ana Francisco (35), Ana Oliveira (20) e Sónia Vilar (12) são actualmente as melhores do seu escalão; Maria Serrano defende como poucas e sabe fazer chegar a bola a quem a possa converter em cesto. Aliás é justo dizer que Maria e Patrícia Gomes souberam mostrar a injustiça de não terem sido escolhidas para a selecção do Alentejo que irá disputar os jogos nacionais em Portimão. Um erro que será certamente corrigido (ou não!); Patrícia Lança ((5)está em processo de evolução e Patrícia Gomes (12) é a revelação desta época…só de ver, cansa! Defende, corre, lança e mais do que tudo é inteligente, logo aprende depressa. Sofia Barros(2) é a iniciada que vai ser jogadora, pois tem as características fundamentais como a auto disciplina, a inteligência e o gosto pelo jogo…acrescido de duas participações no nacional de sub 16. Cristina Oliveira é quem tem evoluído mais devagar, mas neste tipo de jovens, o salto é dado de um momento para o outro. Leonor está a começar, logo é cedo para aquilatar das capacidades e Inês Oliveira é a rookie que participou no Jamboree de 2009.

Sub 19 Femininos Portalegre 42 André de Resende 118

O que dizer ?

Superiormente orientadas pelo “ treinador” Pai Machado, (progenitor da Sofia), a equipa não deixou os predicados por mãos alheias e vai daí…foi um fartar de pontos marcados, esquecendo-se que havia um cesto a defender!!! O mais importante, foi o prazer que puseram em jogo…e conseguir que a Nuxa não refilasse…muito!

Sofia Machado (21 ) Cláudia Rainha (4) Maria Serrano (4) Leonor Geadas (6) Sónia Vilar (28) e Ana (Tacuara-qual ponta de lança!) Oliveira (45)

Sub 14 masculinos André de Resende "B" 51 S.C. campomaiorense 52

Jogo com emoção...NBA

A nossa equipa esteve sempre na liderança até poucos minutos do final, mas os rapazes de Campomaior tudo fizeram para se aproximar.Os últimos minutos foram de grande emoção e os visitados até tiveram 3 lançamentos nos últimos segundos para vencer o jogo,mas...falharam!

Os pais não deram por perdido a manhã para ver estas vedetas, mas o seu coração não aguenta muitas emoções assim...nem o próprio Sérgio!