01/01/2013

Raparigas...mais uma vitória! Sub 20...adiaram para a última!

 sub 19   André de Resende 56  x   Scalipus 38
Mais uma vitória para o excelente campeonato...
   das nossas raparigas, que assente numa 1ª parte de excelente nível (34-10) souberam construir uma margem dilatada para a 2ª parte. A reacção adversária criou mais dificuldades e só com mais rigor táctico a André de Resende conseguiu a saborosa vitória.
Jogaram: Sónia 15 (boa 1ª parte e queda na 2ª com apenas 5 pontos), Sofia Barros (que grande jogo), Sara Ramos 2 melhora a cada jogo, mas ainda ressalta mal por falta de bloqueio defensivo, Marta Baúto 19 fez o seu melhor jogo pois procurou e conseguiu defender muito melhor, Carolina Cordeiro 11 e mais uma excelente exibição (quando tudo está dificil...surge a Tichazinha) e Mafalda 9.
Parciais: 16-8, 18-2, 10-18 e 12-10

 sub 20 André de Resende 67  x  Seixal  87
Tudo adiado para a última jornada
   A vitória faria a André de Resende depender unicamente de si própria para ser apurada, mas desde os primeiros instantes se percebeu que dificilmente se venceria um rival tão forte. O Seixal ganhou sempre uma pequena vantagem pontual, que os da casa iam esbatendo e perdendo com o desenrolar do jogo. O intervalo dava 14 pontos de diferença. A defesa em campo inteiro, com uma enorme pressão sobre o portador da bola igualou o marcador aos 7 minutos. Aqui tudo aconteceu:
- Uma falta muito violenta sobre Alexandre Cuco que o colocou fora da partida para estancar o sangue, exaltou os ânimos do público, mas galvanizou os da casa. O equilibrio foi-se mantendo e a emoção a aumentar. O regresso de Alexandre ao jogo deixou expectativa...mas tudo se desmoronou. Jogo emocionante, com equilíbrio até 3 minutos do final e ... um parcial de 0-14 deu a vitória ao Seixal. Fica assim para o último jogo a possibilidade de apuramento para o campeonato nacional e eventual presença entre as 16 melhores equipas do país, mas só a vitória sobre o Moscavide e a derrota do Belenenses na Cruz Quebrada trará o sonho à realidade.
Jogaram: Fadista 5 e Filipe 16 foram enormes, conduzindo bem os ataques e defendendo com uma agressividade notáveis. Carlos 9 distribuiu assistências e liderou sempre a sua equipa mostrando bem o papel de um líder. Cuco 12 mostrou que é bem melhor jogador que alguns adversários que são durante anos têm representado a selecção nacional. Ganhão 22 têm a "insolência" dos grandes jogadores. Foi um dos melhores marcadores do jogo e também ele se jogasse em Lisboa ou Setúbal teria oportunidade de vestir a camisola que tão bem ficou a estes jovens na competição do desporto escolar. Moran 2 e Vaz defenderam no limite ajudando os seus companheiros com a utilidade habitual. Pedro Banha tentou, mas o ritmo é muito elevado e nada trouxe de bom ao jogo.
   Num jogo muito difícil de dirigir a arbitragem esteve globalmente bem, com José Coincas ( o melhor árbitro em actividade) num plano muito superior.

 Sub 16  Salesianos 81 x   André de Resende 72
Pacto de não agressão...defensiva!
Jogo importante no acesso à taça nacional para a André de Resende decide-se com a vitória justa dos Salesianos. Equilibrado 3 períodos, apenas no 2º a equipa da casa ganhou a vantagem de 12 pontos .
O empenho das 2 equipas foi notório e o vencedor foi justo, mas o jogo fica marcado pelo elevado número de pontos das duas equipas. A razão de tal facto está intimamente associada ao elevado número de faltas e lances livres sancionados pela equipa de arbitragem. Independentemente da justeza das suas decisões, não é normal  48 faltas e SETENTA E TRÊS lances livres. Este critério condicionou naturalmente o jogo com 2 atletas excluídos e 5 à beira da exclusão. É reconhecido que a qualidade técnica das duas equipas não é elevada, mas esta crítica construtiva visa tornar os jogos menos maçadores para o público e com maior prazer para os atletas
   Jogaram André Mira 12, Duarte 14, Fernando Costa ,Sarkhar, Ivan 3 Ricardo 16, Tiago 6 e Mini 21.
parciais: 14-16 ; 25-13 ; 19-21  e  23-22

Sub 18    André de Resende  114  x  Salesianos  44
Excelente atitude de ambas as equipas!
A caminhada para o título regional teve o 1º jogo da segunda volta e as duas equipas evidenciaram a postura habitual com a André de Resende a defender no campo todo e os Salesianos a corresponderem com igual brio. Ao intervalo já a ficha de jogo assinalava 30 faltas para as duas equipas...um exagero! A André de Resende teve que se refugiar numa zona e os Salesianos afrouxarem a pressão defensiva. Ambas as equipas estão de parabéns pelo empenho.
Jogaram: Fadista 14,Ganhão 34,Cuco 11, Filipe 2 em 10 segundos, Vaz 14, Marques 19 e Mini 7- 15 minutos em campo e 5 faltas, Banha 13.
A arbitragem fica a ganhar com criticas construtivas e afirmando que o critério foi sempre igual...há comparações a reflectir:
- Contra o Seixal , num jogo muito difícil para a arbitragem pela intensidade e emoção, foram averbadas 13 (A.R.)+16(Seixal) faltas resultando em 23 lances livres.
- Neste jogo averbaram-se 26+26 e 56 lances livres! 
   Fica claro que João Dias, J. Marchante ou P. Marques são árbitros com enorme potencial, pois aliam a postura elevada e construtiva em todos os jogos, acrescido de terem uma experiência como jogadores adquirida ao longo de anos. Que o sector está muito melhor servido com todos os jovens que ultimamente têm actuado, bem acompanhados por J. Coincas, Miguel Almeida, Aires de Sousa e Ana Pinto.
   A arbitragem e o basquetebol no Alentejo só tem a ganhar com a mudança de mentalidade que se tem vindo a demonstrar. Dias menos felizes todos temos.

 sub 14 F   André de Resende  13  x  Seixal  125 
Muito fortes para as nossas pequenitas!
Primeiro jogo das nossas petizes na taça nacional, onde as dificuldades esperadas foram enormes. O importante deste jogo foi mostrar que à medida que este foi avançando as petizes foram melhorando. Os números mostram que pouco mais há a dizer sobre o jogo. Daqui a uns meses este resultado serve como comparação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente da análise da arbitragem.

Anónimo disse...

No jogo dos SUB 16, ninguem tem culpa de mais de 70% das faltas sejam feitas em acto de lançamento,logo haver muitos lances livres, mas no entanto nao deixam de ter razao ,são muitas faltas e o jogo fica feio e chato para todos. Um abraço