11/03/2018

Excelente exibição não chegou para vencer !

Atlético Reguengos  82 André de Resende 75
parciais: 21-14; 21-16, 19-23 e 21-22
 fotos Unirádio de Reguengos
     Jogo decisivo para confirmar qual das equipas passaria á fase final em 3º ou 4º lugar no grupo, pois as equipas algarvias Tubarões de Quarteira e Portimonense já haviam garantido os primeiros lugares. 
   O derby alentejano comprovou que ambos os clubes têm qualidade e são capazes de proporcionar emoções fortes a que assiste aos seus jogos. Quem não foi ao pavilhão, pôde igualmente acompanhar em direto o jogo, transmitido pela Unirádio de Reguengos, que merece de todos nós um enorme elogio, pois assim divulga a imagem dos dois clubes e do basquetebol alentejano.
   Início mais forte dos eborenses que lideraram fruto de uma defesa bem adaptada ao ataque rival e com ataques pausados. Reagiu o Reguengos, com uma defesa muito agressiva como é seu timbre. Foi esse o argumento que lhe permitiu liderar o marcador durante o resto da partida. O intervalo registava 42- 30 e ficava claro que a André de Resende geria todos os seus atletas para chegar ao último período em condições de discutir a vitória. Ao longo da 2ª parte os azuis foram recuperando, fruto de uma defesa bem conseguida, aproximando-se no marcador. Quando tal acontecia, um ou dois erros voltava a afastar o marcador para 8-10 pontos. No último período a André de Resende aproxima-se nos 61-58; 73-67: 78-72. Nos minutos finais o Reguengos soube contrariar a qualidade técnica/tática dos azuis com a agressividade defensiva e ofensiva no capítulo dos ressaltos ofensivos. Neste item o Atlético tem muito mérito e foi certamente o detalhe que conferiu a vitória aos da casa.  
  A André de Resende termina esta fase em grandes dificuldades, não podendo contar com quase metade da equipa. Em Novembro passado Miguel Galo sofreu lesão dos ligamento cruzados e foi operado, João Godinho foi igualmente intervencionado, Diogo Ganhão fraturou um braço e Gonçalo Santos passou a exercer medicina em Braga.  Se as ausências são muitas, neste jogo ninguém se lembrou delas, o que é bom sinal. Gonçalo Nunes  (2) defendeu muito bem e já é reforço, Rui Pechincha (12) fez exibição de luxo e eventualmente deveria ter estado mais minutos em campo, pois para além de ter convertido 8 pontos consecutivos, marcou 3 triplos. Carlos Silva foi gigante, marcou 19 pontos e jogou os 40 minutos. Os números dizem tudo. João Marques (28) e Nuno Costa  (9) foram os maestros, com exibições a demonstrar que podem jogar noutro patamar. Tivesse "Mini Marques" sido mais eficaz nalguns momentos defensivos e Nuno Costa mais agressivo na 2ª parte no lançamento ao cesto e as suas exibições teriam sido perfeitas. Micael (5) é Micael e isso diz tudo de um atleta exemplar. Foi vítima do único lance no jogo que deveria ter merecido sanção disciplinar a Diogo Rosado ao sofrer cotovelada num ressalto de lance livre  e que foi tão visível que só se explica que nenhum dos árbitros tenha visto porque o seu olhar apenas seguiu a bola (esta não faz faltas).
Ludgero Teixeira, João Ludovino e Pedro Diniz ajudaram a sua equipa na solidez defensiva e na organização dos ataques, onde souberam jogar em prol do coletivo.
   Nota final para a arbitragem que teve um jogo difícil para gerir e tiveram o mérito de não terem tido influência no vencedor. Reguengos ganhou com todo o mérito na vitória. Em lances que não deixam dúvidas o Reguengos pode queixar-se de uma falta a terminar a 1ª parte de Pedro Ivo que daria 3 lances livres aos da casa. Mas o que dizer a André de Resende? João Marques viu anulado um cesto com falta (menos 2 pontos); Nuno Costa em contra ataque sofre falta de um adversário, que sem querer o faz tropeçar. O árbitro nem falta considera, mas é falta anti desportiva (2 lançamentos e posse de bola). Falta anti desportiva de Diogo Rosado sobre Micael atingindo com uma cotovelada nas costas do adversário, com rápida intervenção de todos os atletas para serenar o atleta eborense (2 lançamentos e posse de bola). Nos erros de interpretação de lances compreende-se, mas em situações tão claras? Momento divertido ocorreu a 4 segundos do final quando Marco Suzano solicita ao árbitro que a falta que este havia assinalado (e bem ao colega) o deveria ser registada a si.  O árbitro salomonicamente acede e muito justamente, afinal o atleta Reguenguense já provocava o sorriso no banco dos azuis pois o marcador eletrónico só lhe registava 3 (TRÊS) faltas. No vídeo do jogo consta-se que deve ter ultrapassado a dezena!!!  

Sem comentários: