22/02/2009

André de Resende no Diário do Sul

O Diário do Sul publicou ontem dia 21 de Fevereiro uma reportagem sobre o nosso clube. Leiam e guardem.

Queluz 65 GDRAR 57

Os júniores perderam com a forte equipa da linha, naquela que foi a melhor exibição da época. A nossa equipa entrou temerosa e ficou logo a perder 2-10. A rotação dos jogadores do banco e uma defesa agressiva face à diferença com os postes adversários levou a 30-36 como resultado ao intervalo. O final do terceiro período já dava uma vantagem de apenas 3 pontos para os lisboetas e aos 52-50 já a André de Resende estava na frente. Os últimos 3 minutos trouxeram o revés a a justa vitória do Queluz,perante a excelente exibição de todos os envolvidos. Jogaram: Nepomuceno,Diogo 4,Dias,Aniceto 9,Hugo,Faustino 2,Figueira,Miguel,Rosado 17,Canelas 11 e Bernardo 14.

20/02/2009

Atletas da André de Resende nas Selecções Regionais

SELECÇÃO REGIONAL SUB-16 FEMININOS

Nos dias 23 e 25 de Fevereiro, realizam-se treinos de preparação da Selecção Regional de Sub-16 Femininos.

Local:Pavilhão de Reguengos de Monsaraz (!!!)

ATLETAS

Ana Francisco Ana Oliveira Ana Pasadas Cláudia Rainha Rita Matos e Sónia Vilar.

SELECÇÃO REGIONAL SUB-14 MASCULINOS

treinos de preparação, no dia 25 de Fevereiro, em Reguengos de Monsaraz (!!!!!!).

Dias: 25 de Fevereiro

ATLETAS Alexandre Cuco Carlos Valente Pedro Fadista

TORNEIO INTERNACIONAL DE CARNAVAL – CIDADE DE ÉVORA

Selecção de Sub-14 Femininos

ATLETAS CONVOCADAS Beatriz Grilo - Maria Serrano - Sofia Barros - Cristina Coelho

Selecção de Sub-16 Masculinos

ATLETAS CONVOCADOS João Bernardo – Rui Dias

12/02/2009

Fim de semana cheio de basket

Resultados Sub 12 -
Não conseguiram vencer o Atlético de Reguengos e apesar da emoção até final ficaram a 4 pontos do objectivo e como tal em 2º lugar no campeonato.

Sub 16 Femininos - Juventude V.R. 37 - GDRAR 14
Como descobrir a fórmula para ganhar...e perder!
A equipa de Évora esteve a vencer até aos 16 minutos e repentinamente Cláudia Rainha comete 2 faltas desnecessárias, Beatriz Grilo apaga-se,Ana Pasadas apenas marca presença e Sónia Vilar que até aí estava em excelente plano desaparece do jogo até ao final. A falta de algumas atletas não justifica nem mesmo a dificuldade de jogadoras que saíram do banco, mas que pouco acrescentaram. Ficou assim o amargo de perder um jogo que claramente estava ao alcance do GDRAR, mas a falta de qualidade ficou expressa nos 14 (!!!) pontos marcados. As nossas raparigas têm obrigação de fazer mais.

sub 14 masculino Ferragudo 87 - GDRAR 55
A melhor exibição da época

O confronto entre as duas equipas foi uma diferença entre uns gigantes "afro-europeus"de 13 anos(?) e uns "pigmeus" alentejanos, cujo atleta mais alto era mais pequeno que qualquer um dos cinco mais altos do adversário. Os primeiros minutos mostraram o receio dos petizes que ora perdiam todos os ressaltos, ora eram contrariados em todos os lançamentos. No meio do primeiro período o brio dos eborenses fez com que o jogo se tornasse mais rápido a atacar e chegar ao cesto antes do adversário e uma defesa no limite da agressividade, única fórmula de contrariar a diferença de estatura e peso. A vitória nos 2 períodos da 2ª parte e o desnorte dos algarvios não chegou para a vitória no jogo, mas os muitos pais que se deslocaram ao Algarve ficaram impressionado com a qualidade e o empenho de todos os atletas da André de Resende. Uma exibição para relembrar. Assim vão ganhar jogos na Taça Nacional.
Fadista 7,Gonçalo,Banha 4,Leandro,Imaginário 7,Cuco 8,Joaquim,Orvalho 3,Rodrigo,Bilou, Pedro Marques (grande exibição a defender um gigante) e Carlos Valente 25 e mais uma exibição notável a defender e atacar.
parciais: 32-6;28-14; 13-16 e 14-19

sub 18 GDRAR 67 - Despertar
- 70

O primeiro jogo do nacional criou grande expectativa quanto ao desempenho de uma equipa que esta época tem tido um comportamento bi-polar. Foi exactamente esta a atitude ao longo do jogo, onde o empenho e a constância de atletas como Bruno canelas e João Bernardo choca com a inconstância da maioria. Uma defesa demasiado permeável com excesso de recurso a faltas que levaram o adversário a 38(!) lances livres e um ataque sem agressividade e lento colocava a equipa de Beja em superioridade no marcador. O último período mostrou a outra face com outro desempenho individual, nomeadamente da dupla de bases Diogo Francisco-Tiago Rosado. A velocidade do jogo mudou radicalmente, claramente demonstrada nos seguintes parciais:
1º período 11-20 ; 2º período :13 -16; 3º período: 15-15 ; 4º período: 28 - 19 !
Mas outros indicadores também contribuíram: 32 lances livres tentados, 7 sete convertidos. Os jovens nem os 5 segundos para se concentrar utilizam. Mas atente-se noutro pormenor:
Rui Dias (3) e Bruno Canelas (1) e M. Poeira (2) marcaram poucos pontos mas foram sempre agressivos a defender, compensando na defesa o que não conseguiam no ataque. Hugo Tomé, M. Faustino (2) e J. Figueira não acrescentaram, mas não foi por si que a equipa jogou mal. João Bernardo (33) apesar de defender mal, foi um dos poucos que ganhou ressaltos defensivos e mostrou a constância ao longo do jogo, fazendo mais uma grande exibição. Mas os 2 pontos de Diogo Francisco e os 6 de Pedro Aniceto são pouco para quem tem um peso maior na equipa. E o que dizer de Tiago Rosado: DOIS pontos nos primeiros 3 períodos mostra uma confrangedora passividade ofensiva e defensiva que contrastou com 16(dezasseis) no último período. A atitude e a qualidade demorou assim dois terços do jogo para surgir.
A derrota nos últimos segundos e a atitude demonstrada no último período dão esperança para um campeonato idêntico ao do ano anterior. Assim todos joguem com mais alegria e empenho, entendendo que o somatório do individual acrescenta à equipa. Oxalá tenhamos todos aprendido a lição.

SENIORES GDRAR 66 -ESTREMOZ 54 com a apresentação de um(a) ATLETA SURPRESA.
O nosso "Pinto da Costa" fez uma aquisição para a equipa sénior que deslumbrou a "aficcion"! SOFIA MACHADO : 5 pontos 3 ressaltos 5 assistências; grande contratação!
A equipa bem liderada por Sérgio Rosmaninho (13) e Vasco Silvestre (23) contou ainda com o júnior Rui Nepomuceno (6) e a estreia do "velho" Ganhão (19) que mesmo destilando suor no aquecimento, fruto de uma vida desportiva sedentária com alternância entre a cadeira e o sofá, mostrou que quem sabe...nunca esquece!
Eis algumas fotos do fim-de-semana (com legendas)

8 beldades na praia A única veraneante que foi de botas para a praia...saloia!!! Ganda Bocha a do velhote...saloio!!!! Só lhe faltou a mantinha aos quadrados...Saloia! Um passeio a Ayamonte (algures entre Gibraltar,Ceuta e V.R. Stº António

nota: os caros leitores repararam que não há fotos do jogo das cachopas...seria uma delicia! Mas se quiserem estamos a revelar uns segredos de um dia agradável:

Uma - "Malta, vamos a Espanha?" a outra: -E paga-se? Uma: Este é o extremo sudeste de Portugal. Como se chama o outro extremo? A outra: "Ceuta"!

09/02/2009

Sub 14 começaram mal a Taça Nacional

A nossa equipa de sub 14 começou da pior forma o torneio perdendo em Albufeira por 45-115. Reconhecendo que mais de metade dos atletas participavam pela primeira vez na taça nacional e que a maioria são iniciados de 1º ano, o inicio do jogo foi catastrófico: 2-42(!) os períodos seguintes mostraram mais equilíbrio:10-25;12-29 e 21-19. Se a história do jogo ficou traçado nos primeiros dez minutos, merecem destaque a enorme exibição de Carlos Valente (mvp) alicerçada na qualidade técnica bem como no empenho. Os companheiros de equipa de quem se esperava bem mais, tardaram a aparecer - Alexandre só no 4º período- e Pedro Banha que para além do completo alheamento, esteve sempre alheado do jogo.
Jogaram: Carlos Valente 33,Alexandre 10,Pedro Marques 2,Constantin,Imaginário,Leandro,Pedro Banha,Pedro Bilou e J. Leandro.
A presença de muito público e dos pais dos nossos atletas (Banha,Cuco e Imaginário) são igualmente registo positivo.

07/02/2009

Um clube especial... e cada dia melhor!

Um clube é um conjunto de pessoas que se unem em torno de um ideal. O nosso é que jovens de formação pessoal sólida se divirtam a jogar basquetebol, aprendendo o espírito do jogo e a sua aplicação na vida. Esta época superámos os nossos objectivos ao classificar QUATRO equipas para as competições nacionais. Este propósito trouxe-nos uma boa dor de cabeça, nomeadamente o transporte de tantas equipas. Lançámo-nos então na compra de uma carrinha e eis que os pais dos nossos atletas demonstraram que também eles acreditam no nosso ideal. Até ao momento já conseguimos os seguintes apoios:
Mc Donald......200 euros + Óptica Havaneza ...... 150 euros + ...
AJUDA DOS PAIS....810 EUROS

A Cãmara Municipal de Évora contribui no final de cada época com uma verba correspondente a cerca de 40% do nosso orçamento. Esta só é paga na época seguinte,pelo que durante estas épocas temos sido nós,com a ajuda dos pais a emprestar as verbas necessárias ao funcionamento da secção. O valor atribuído pela época 2007/08 foi de 4100 euros e permitia colocar o saldo equilibrado, mas para conseguirmos o objectivo os treinadores decidiram que a verba destinada a saldar as dívidas do ano anterior fosse canalizada para a carrinha. Neste sentido a dívida que o GDRAR tem com Sérgio Rosmaninho,Vasco Silvestre e Luís Francisco será saldada posteriormente.

TOTAL ATÉ AO MOMENTO: 5260 EUROS....

Os cadetes um a um

Por ordem alfabética:
Alexandre cuco

A vontade que tem de aprender e melhorar leva-o a cometer poucos erros e a ser acarinhado e aceite para treinar ou jogar em qualquer equipa deste clube.É provavelmente o atleta que mais horas treina por semana neste clube.

Carlos Loureiro

Tem poucos meses de basket mas a ambição de não ser apenas o maior mas também o melhor tem sido a chave da sua evolução. Já ajuda a equipa na luta das tabelas.

Carlos Valente
Humilde, esforçado e com um enorme gosto por esta modalidade faz dele um dos melhores jogadores do Alentejo da sua idade.
Não recusa um desafio 1x1 nem que seja com atletas muito mais velhos.
Guilherme Ramalho
Impõe respeito dentro de campo como mais ninguém, gosta de dar umas ordens e toda a gente gosta dele. Vem melhorando o suficiente para já ser útil à equipa.
Hugo ToméInteligente e amigo, não deixa de pensar um instante na equipa. O seu forte não são os músculos mas sim a cabeça. Sempre disposto para dar uma ajuda ou uma assistência, só não lhe peçam para disputar uma bola que está ao nível dos joelhos. Na final 4 sentiu a responsabilidade em cima dos ombros e respondeu com a exibição todos esperávamos há muito tempo e que lhe valeu 40 minutos em campo.

João Bernardo

Considerado por todos como um dos melhores do Alentejo deste escalão, a sua técnica perto do cesto impressiona e surpreende. A boa disposição é a principal qualidade que todos reconhecemos neste jovem e que faz dele alguém que todos os atletas do clube admiram… A Camisola 23 está bem entregue… é TUA. O sacrifício que faz para treinar por morar longe dá ainda mais mérito a todo o que consegue fazer.

João Figueira

O homem que quer tanto fazer tanta coisa que por vezes não consegue. Inteligente nas brincadeiras, ninguém o leva a mal. É o número um a citar “Camões” mas a sua evolução vê-se dentro de campo.

João Moran

Temível lançador de 3pts (tem dias…) mas a persistência faz dele um jogador sempre útil à equipa. Nunca sai dum jogo sem deixar a sua marca… normalmente 4 ou 5 marcas (faltas). O basquetebol tem ajudado a tornar-se um rapaz mais comunicativo e sociável.

Miguel poeira

Raramente o ouvimos mas nunca nos esquecemos que anda por aí… é o melhor condutor da equipa e joga sempre com um sorriso que contagia a equipa. Sabem bem qual o seu papel na equipa e cumpre-o religiosamente.

Pedro Fadista

O fadista é o “maior” tão novo e já passou por tanta coisa neste clube. Acompanha sempre os mais velhos o que faz dele um miúdo, excepcionalmente responsável. Como jogador consegue fazer coisas que revelam tanta inteligência como capacidade técnica. Mais do que a técnica a sua capacidade para ler e perceber o jogo faz dele um dos melhores jogadores do Alentejo da sua idade.

Rui Dias

O Rui é mais um atleta cuja família se sacrifica bastante para que possa treinar pois vive longe. As suas capacidades físicas dão-lhe a possibilidade de mostrar toda a sua técnica e nos momentos decisivos nunca tem medo de falhar. Menos tímido do que tenta fazer crer, engana-nos a todos com um sorriso.

Zé Serra

A sua inteligência revela-se pelas boas decisões tomadas no jogo, raramente falha e apenas a capacidade física e técnica não lhe permitem evidenciar-se mais. É um rapaz com um sentido de humor apurado que torna qualquer deslocação animada. Independentemente do nível a que jogar será sempre uma mais valia em qualquer equipa.

Sérgio Rosmaninho
Faltaram 3 membros importantíssimos que NÓS equipa de cadetes vamos aqui referir:
Vasco Silvestre,
Um jovem treinador de imenso talento, versátil, aplicado e sempre com uma postura correcta tanto nos treinos como nos jogos. Um treinador pacifico, sereno e sempre com alguma (estratégia) na manga para dar a volta ao resultado quando as coisas não correm de feição. Esforça-se pela sua equipa , e está sempre disposto a ensinar-nos algo útil.
Obrigado Vasco pelo treinador que tens sido.
Um abraço dos CADETES 08/09.

Luís Francisco,
Presidente, Treinador, Pai, Amigo, Condutor, Experiente, um GRANDE contribuinte, e um homem que demonstra um amor inigualável pelo clube. Sempre disposto a contribuir, ajudar, aconselhar e tantos outros atributos e qualidades que compõem este grande homem. Arranjar palavras para o descrever é difícil. Sempre a apelar à nossa masculinidade com o intuito de nos incentivar a fazer melhor. Grande Homem com H grande, Grande Treinador com T grande, grande amigo com A grande.
Obrigado por tudo professor Luís ,
Um grande abraço dos CADETES 08/09.
Sérgio Rosmaninho
Treinador do GDRAR! Monitor com mais participações no Jamboree ! Tem o prémio de “melhor treinador do Alentejo”! E muitos outros prémios que muitos gostariam de ter! APESAR DE TODA A GENTE O CONSIDERAR O MELHOR! Não é isso que todos nós pensamos quando olhamos para ele! Mas sim um verdadeiro amigo, uma pessoa que nos incentiva , que nos ajuda quando pensamos que está tudo perdido , para mim é um dos adultos que mais respeito e um MODELO a seguir ! Todos temos muito a aprender com ele não só na nossa modalidade como fora dela.
OBRIGADO por tudo SÉRGIO , e desejo que tenhas muito sucesso pois é isso que com certeza te espera no futuro , ate lá continuarás a ser o treinador aqui dos marretas que tudo farão para te agradecer por tudo o que tens feito por nós.

Um grande abraço dos CADETES 08/09.