08/12/2011

Basquetebol do Alentejo num limiar demasiado perigoso

 sub 16 femininos     André de Resende x Elvense
 O jogo não se realizou pela ausência da equipa de Elvas.
sub 16 masculinos   Campomaiorense  x  André de Resende 
O jogo não se realizou e foi adiado para 5 de Fevereiro.
 sub 18 masculinos  André de Resende 142 x Portalegre 40
 Os 5 briosos jovens de Portalegre mereceram a compreensão e respeito dos nossos jovens, que mais uma vez demonstraram que são ainda melhores pessoas que jogadores de basket. Sempre que o adversário se aproximava do seu cesto, estes não contestavam o lançamento. Os árbitros deste jogo foram a atleta Sónia Vilar e o treinador Pedro Gouveia, sendo a mesa constituída por Pedro Pucarinho e duas jovens atletas. 


sub 14 masculinos   Eléctrico 44 x  André de Resende 70
A dupla de treinadores Calçada / Cesário arrasou os críticos com vitória impressionante
Os jovens iniciados transcendem-se com esta dupla de pais-treinadores. Um primeiro período equilibrado e os restantes a cavar a diferença final de 20 pontos.
Jogaram: Ramalhinho 30, Miguel 6, Guilherme, Ivan 17, Pedro 3, Gabriel 6, Diniz, e Oleks 8 .

  sub 18 masculinos   Elvense 52 x André de Resende 87
Jogo sem árbitros nem oficiais de mesa...os atletas, os pais da André de Resende e o seu treinador tornaram possível que o jogo se efectivasse. 
   Pela primeira vez o Dr. António Cuco e os seus amigos Júlio Serra e José Pereira fizeram de oficiais de mesa, enquanto Luís Francisco era árbitro e treinador da André de Resende. Os atletas das duas equipas foram inexcedíveis na ajuda ao árbitro, assinalando eles próprios faltas que o árbitro não via ou corrigindo lances de dúvida. A André de Resende deu um passo rumo ao título regional, pela primeira vez no seu historial
   Terminada a primeira volta, a equipa de sub 18 da André de Resende apenas teve árbitros nomeados num jogo. Nesse, a jovem árbitra foi punido pelo Presidente do Conselho de arbitragem, não recebendo o prémio de quase 5 euros(!!!) , por permitir pessoas a assistir ao jogo, tal como em Vila Viçosa, na final 4 de sub16, organizada pela Associação de Basquetebol do Alentejo. Diga-se que tal não constitui qualquer prevaricação da Associação, pois o regulamento da FPB só exige a distância de 3 metros do recinto de jogo.
   Enquanto o panorama é cada vez mais arrepiante, os poucos árbitros que já existem estiveram em mais uma "acção de formação"para acertar estratégias nos jogos da André de Resende !!! Esclarecedor!
   Os árbitros em actividade são alguns deles de excelente qualidade, destacando-se o potencial dos jovens e a presença duas boas aquisições oriundas do Montijo e um jovem Polaco, ambos alunos universitários. A todos eles, temos recebido como amigos e assim continuaremos a fazer. Continuaremos a tratá-los pelo que são: nossos amigos e que apenas procuram ajudar os clubes  que se vêm a braços com enormes dificuldades financeiras e falta de treinadores para o ensino do basquetebol.
   Esta semana  tivemos o prazer de receber a ajuda como treinador do ex- árbitro Aires de Sousa, que deu o treino aos sub 14 e estes adoraram. Um ex- árbitro, prelector de assuntos de arbitragem, a viver em Évora e a quem o basquete da região não reconhece valor. 

Sem comentários: