27/02/2011

Direito à indignação

   No final do jogo contra o Beja Basket, fui confrontado por alguns atletas  adversários (felizmente a minoria) com acusações infundadas, aliás no seguimento do que já havia ocorrido no jogo da primeira volta. A forma como o fizeram foi pouco educada e nem respondi, mas como o capitão de equipa Nuno Lourenço o fez de forma elevada, merece como tal a minha resposta.
Afirma Nuno Lourenço que a André de Resende tem muitos jovens com potencial, defendem com grande agressividade, mas que a qualidade é fraca, razão pela qual estão no último lugar. Afirma ainda que tal é da responsabilidade do seu treinador .
   Não poderia estar mais de acordo com esta análise e todos nós que constituímos a equipa sénior temos essa consciência. É aliás com essa noção que perdendo ou ganhando, saímos sempre de todos os jogos com a noção que demos sempre o nosso melhor para atingir a vitória. Foi com este espírito que vencemos alguns jogos nestes dois anos, um dos quais deu muito jeito ao Despertar, quando vencemos a equipa de Quarteira. Foi assim este ano em Beja, quando obrigámos o nosso adversário a respeitar-nos mais, pois apenas venciam por 6 pontos de diferença ao intervalo.
   Estes jovens da André de Resende ouvem dos seus treinadores que nunca serão profissionais de basquetebol, pois os objectivos são claros: concluir uma licenciatura e se possível jogando basquetebol. Foi assim que quatro dos nossos atletas do ano passado foram dos melhores da sua escola e imagine-se…do país! É este o nosso orgulho!
Mas falemos de basquetebol.
A equipa da André de Resende defende com grande agressividade e por vezes comete faltas em excesso (quando defende mal). É verdade!
   Entendamo-nos sobre o que é agressividade nesta modalidade: Pressão sobre a bola ou nas linhas de passe, sobre-marcando os jogadores exteriores ( o que eventualmente torna o jogo mais físico, não violento),  bloqueios defensivos que impeçam os adversários mais altos ou mais fortes de ganhar novamente a posse da bola. Se é isto que o nosso adversário me acusa, declaro-me culpado!
    Acusa-me ainda Nuno Lourenço de reclamar em excesso com os árbitros. Mais uma vez, declaro-me culpado! Com efeito e por temperamento mais impulsivo, por vezes dou por mim a reclamar mais do que devia. É alias este facto que justifica ser-me averbado UMA FALTA TÉCNICA por ano e nesta época já a atingi em Tavira! Mas repare Nuno Lourenço, como temos muitas equipas e poucos treinadores, oriento mais de 80 jogos por ano em vários distritos e mesmo em Espanha, para onde somos convidados todos os anos.
 Na sua análise não existe nenhuma referência a intervenções violentas por parte da minha equipa, o que sejamos justos, nem da equipa de Beja. Mas ouvimos alguns atletas de Beja insultarem os jovens da André de Resende, agarrarem a camisola, esmurrar a bola contra a parede, utilizar linguagem pouco condizente. Os nossos jogadores podem driblar, passar e lançar mal e eu um treinador de poucos conhecimentos, mas somos TODOS pessoas educadas e acredite, esses são aquisições bem mais valiosas. NUNCA insultei nenhum árbitro e/ou adversário e não estarei de acordo com qualquer acto de violência física ou verbal por parte dos meus atletas, logo nunca diria a um atleta meu que o fizesse. As centenas largas de jovens que tive o prazer de treinar ao longo dos anos sabe isso e por tal mantenho amizade com eles e com a maioria dos treinadores adversários, inclusive com árbitros, destacando Aires de Sousa, com quem privei mais nos últimos anos
   A critica à qualidade do treinador e/ou do jogador têm que se aceitar, mesmo que delas possamos discordar, mas as considerações pessoais só podem ser consideradas levianas, tal como os insultos em campo. Não recordo de privar com o Nuno Lourenço em nenhum momento, nem com qualquer dos seus amigos que durante os dois jogos entenderam que a ofensa era a melhor arma. Não nos conhecemos, não somos próximos ou temos a mesma profissão, pelo que não que as suas ofensas não me beliscam. Como pelos vistos o Sérgio Rosmaninho também nunca foi chamado para trabalhos de selecção, nunca devem ter privado. A ele sim, conheço-o e é meu amigo, pois trata-se de um jovem educado, honesto com tudo, leal e empenhado na educação dos seus jovens. A Vossa ofensa só vos fica mal.
Nota 1 : João Bernardo eventualmente lesionou o seu adversário numa entrada para o cesto, sem qualquer maldade. Deveria ter pedido desculpa e se não o fez, a explicação estará no facto de ter sido o primeiro a sair do pavilhão triste com o sucedido. É do tipo de miúdos que como ser humano é irrepreensível. Mais uma vez a insinuação é torpe.
Nota 2: Recordou Rui Nepomuceno que na época 2008/2010 a equipa de sub 16 masculina do Despertar disputou um jogo nas nossas instalações onde perdeu por noventa pontos de diferença e no final vandalizou uma bicicleta estacionada à porta do pavilhão. A coincidência é que era o veículo do árbitro. O Conselho de Disciplina da A.B.A. e o Conselho de Arbitragem acusaram a André de Resende do ocorrido. Não recordo de nenhum dirigente do Beja vir a terreiro! No jogo em Beja do mesmo escalão, apesar de o nosso clube apresentar outros atletas, pois no mesmo dia estávamos em Espanha no Torneio de Almendralejo, a carrinha da André de Resende foi “tingida” de verde com secreções nasais. Não justificava um pedido de desculpas?
Mas não confundamos uma minoria, com a maioria dos atletas e dirigentes de Beja, pois são um exemplo na dedicação ao basquetebol e deles se podem rever não apenas no exemplo de Luís Caramba, mas de muitos outros, que sem poder nomear todos, muitos estão na equipa sénior.
Nota 3: Não posso terminar sem afirmar que desejo sinceramente que o Beja se apure para a fase seguinte e que siga em frente, se possível subir de divisão. Este desejo estende-se igualmente aos Salesianos, onde jogam vários amigos meus, mas que sabem que quando jogo contra eles, tento sempre a vitória, apesar dela me sorrir poucas vezes!   
Nota 4: Realizamos este fim-de-semana o último jogo do campeonato e só um clube nos acusou de comportamento anti-desportivo. Coincidência?
Luís Francisco

17/02/2011

Miúdos da André de Resende assustaram o líder

CNB2  André de Resende 55  Beja Basket 77 
   Jogo intenso e com três partes distintas:
1ª parte dominada pelo Beja, que impondo-se fisicamente nas tabelas conseguiu contra ataques eficazes e uma vantagem de vinte pontos ao intervalo.
Inicio de 2ª parte grande pressão defensiva dos atletas de Évora que aproximou o marcador a 7 pontos e trouxe emotividade à grande plateia que assistiu. Num jogo difícil de dirigir, os jovens árbitros estiveram globalmente bem, mas em poucos segundos interpretaram mal duas faltas ofensivas ao Beja, desqualificando Pedro Santos que até aí estava a realizar a melhor exibição da época. Os ânimos exaltaram-se e saíram duas faltas técnicas, sentenciando o jogo, que a partir daí perdeu a graça. A experiente equipa do baixo Alentejo beneficiou de 42 lances livres (marca pouco normal...fora do Alentejo) e viu um dos seus atletas de pior comportamento, não ser excluído com a 5ª falta (seria técnica) ao esmurrar a bola contra a parede, quando faltavam 5 minutos para jogar e a diferença estava em 12 pontos.
Vitória justa da equipa de Beja; 
Excelente exibição da André de Resende!
Lamenta-se algum exagero na troca de palavras entre alguns atletas  das duas equipas (felizmente a minoria), pois o calor do jogo, não deve servir de desculpa para tal. A maioria dos atletas de Beja e da André de Resende não seguiram esse caminho e estão de parabéns por isso. Por essa razão deve ser realçada a excelente exibição e capacidade de entrega dos atletas da André de Resende.
   Os parciais de 9 - 20; 11-21: 27- 16 e 8 -20 
Jogaram: J. Bernardo 9, Dias 10, Gouveia 5, Pedro 14, Moran, Guilherme, Canelas 15, Miguel e Sérgio R. 2

2ª divisão Feminina   Palmela 35 André de Resende 51
Jogaram: Lena (1), Sónia(5), Ana Francisco(5), Marta,Sofia(3),Madalena(6), Ana Crespo 9 e Carla Pronto 6.
Os parciais de 11- 13; 7 -14: 7- 10 e 10 -14 .

Taça Nacional sub 16 masculinos  André de Resende 27  BAC 80
Jogo de abertura da competição, que mais uma vez neste fim-de-semana fez encher a galeria da André de Resende. Excelente inicio de jogo até ao final do primeiro período: emotivo, dinâmico e com bonitos pormenores individuais. A partir daí o marcador disparou e o jogo não mais teve história, mas a atitude da nossa equipa soube sempre manter-se com empenho e de grande brio.
Os parciais de 13 - 18; 1 -16: 5 - 23 e 8 -23 .
Jogaram: Alex. Cuco 5, Diogo Ganhão ,Pedro Banha 2, Diogo Borges 2,Gonçalo Santos 5, Pedro Marques 10 e Filipe Orvalho 1, Pedro Fadista 2, Júlio Serra,Pedro Bilou.

Estremoz – 9   GDRAR  177   

Marques – 65 não é todos os jogos que se atinge esta marca! , Duarte – 30, Ivan – 30, Ricardo – 18, Tiago – 14, Pucarinho – 12, André – 8 e Miguel 

Iniciados B (femininos)  André de Resende 44 – Salesianos 93
                                    André de Resende 17  - Portel  83
Jogaram: Sofia Barros (12+4) , Marta (7+5),Sara , Neusa (7+4), Daniela (8+2) , Carolina , Leonor (0+2), Mafalda( 6+0)  e Calçada .
Também aqui os pais e amigos dos atletas estiveram presentes, dando um colorido bonito ao jogo. Excelente exibição contra os Salesianos e menos bem contra Portel.
Convívio
9 vedetas estiveram em Portel lideradas por Pedro Pucarinho e uma falange de pais que apoiaram a equipa nas várias vitórias!

13/02/2011

Iniciados e seniores femininos com vitórias

Sub 14 masculinos  André de Resende 146  Elvense 14
Vitória por número record
   Os nossos petizes obtiveram mais uma vitória, desta vez sobre a muito jovem equipa raiana. O destaque vai para a crescente presença de pais a assistir aos jogos do GDRAR. Merece  ainda elogio, o trabalho do Clube Elvense, onde alguns atletas já têm qualidade para a idade. O espírito e a amizade que se nota entre  os atletas da equipa da André de Resende transparece para todos os que estiveram a assistir ao jogo e que se demonstra pelo equilíbrio dos pontos marcados por cada um.
É esta a característica que tornou este clube único.
Jogaram : André 13, Pucarinho 20, Duarte 12, Ricardo 24, Tiago 24, Marques 29, Guilherme, Ivan 16 e Miguel 4.
CNB2  C.B. Tavira 62   André de Resende 51
Arbitragem vergonhosa dá vitória aos algarvios
   Era reconhecido que nesta época de 2010-11 a André de Resende tinha tido sempre excelentes arbitragens nos jogos fora, o mesmo nem sempre acontecendo nos que realizava em Évora. Desta vez a excepção confirmou a regra. 
   Os parciais de 15- 8; 16-12: 12- 13 e 19 -18 mostram enorme equilíbrio, nomeadamente na 2ª parte.  Com enorme agressividade (no bom sentido) os algarvios criaram dificuldades com a defesa zona, fazendo com que a André de Resende chegasse ao intervalo com 12 turn-overs. Corrigida a atitude de grande temor junto das tabelas, os eborenses aproximaram-se por várias vezes no marcador, mas sempre que tal acontecia, lá aparecia uma decisão de um dos árbitros (Fabricio Gomes) que deixava os da André de Resende de cabelos em pé. Se ao minuto 3 um dos atletas de Évora já tinha 3 faltas (uma delas técnica) ,o que dizer dos últimos  4 minutos e com os algarvios a vencerem por 7 pontos quando o individuo assinala a 5ª falta a Pedro Santos (era ao contrário)  e ...antidesportiva com técnica ao banco alentejano sem que alguém tenha sido incorrecto pois todos estava de sobreaviso para a postura do individuo. Ofereceu SEIS lances livres e posse de bola ! Estes actos foram lamentados por todos no final da partida , nomeadamente pelo árbitro João Martins (excelente arbitragem) e oficiais de mesa.  
Jogaram: J. Bernardo 17 (apareceu nos últimos 2 minutos com 8 pontos), Dias 3 ( a agressividade adversária  forçou-o a fazer turn-overs que deram cesto), Gouveia 8 (mvp, o melhor a defender e com a melhor percentagem de lançamentos), Pedro 5 ( é verdade que tem um temperamento que o expõe, mas o que lhe aconteceu em Tavira deixaria um santo à beira da loucura), Nepomuceno, Moran, Canelas 12 ( tem baixado de produção desde que desapareceu com o seu jogo exterior. Assim torna-se uma "presa "fácil) e Miguel 4 (defende bem, mas a atacar, nem sempre do grande esforço sai o discernimento necessário.

2ª divisão Feminina   Palmela 30 André de Resende 69

Excelente vitória
Jogaram: Lena (11), Sónia(10), Ana Francisco(19), Marta(4),Sofia(10),Madalena(5), Ana Crespo(10).

04/02/2011

sub 16 femininos Quando uma vitória é festejada com tanta alegria






André de Resende B 75 x Estremoz 34


   As nossas sub 16 ainda não tinham ganho nenhum jogo federado este ano e a alegria com que jogaram toda a 2ª parte, bem como no final, quando correram para a mesa, confirmar o nº de pontos averbados, contagiou todos os presentes.
Jogaram: Sofia Barros 4 (até quis fazer um triplo), Marta 16 (a melhor em campo),Sara 4, Neusa 15 (muito bom jogo), Daniela 15 ( um espectáculo de ver jogar....faz tudo e está em todo lado), Carolina 2 (mas que jogadora vai ser...), Leonor (não chegou a marcar o cestinho que tanto procurou), Mafalda 14 (Talvez já seja a mais promissora da sua idade) e Calçada 4 (sempre que joga...a equipa ganha).
Merece igualmente uma palavra de elogio e briosa equipa de Estremoz, que estando a começar, darão certamente uns bons rivais. Boa sorte...mas que sempre que jogarem connosco, não ganhem!

Beja 63 x André de Resende A 58
Os31 pontos de Duarte (10) e Mini Marques (21) não foram suficientes para um 3º período em que sem poder fazer substituições, a André de Resende sofreu um parcial de 28-2. Ainda correram atrás do prejuízo, mas este já era elevado.Um jogo que poderiam ter ganho.

 2ª divisão feminina   André de Resende 46  x Abrantes  64
Jogaram: Lena 7,Sónia,Marta 1,Sofia 7,Inês 1,Madalena 4,Carolina 2,Crespo 10 e Ana F.14

02/02/2011

Equipas Campeãs

2006/07  Campeão regional sub 14 femininos
2007/08  Campeão regional sub 14 femininos
2009/10  Campeão regional sub 16 femininos
               Campeão regional sub sub 14 masculinos
2010/11  Campeão Regional de sub 16 masculinos