21/03/2012

Basquetebol em Albufeira...onde devem estar os melhores!


Como já é do conhecimento geral, o basquetebol do Alentejo estará presente entre 28 de Março e 1 de Abril em Albufeira na festa nacional. Desde que este modelo de concentração dos melhores praticantes de sub14 e sub 16 masculinos em convívio, este momento passou a ser mágico para todos os presentes e estes passam essa magia para os mais novos. É a oportunidade de jogar com os melhores do escalão, conviver com alguns que daqui a alguns anos serão as nossas vedetas, é o convívio e o prazer do jogo. Não ser escolhido é uma tristeza e quando tal se considera injusto fica uma marca para muitos anos. Muitos foram os jovens do nosso clube que tiveram esse amargo travo e dos muitos exemplos João Bernardo sentiu isso durante 3 anos. O mesmo aconteceu a Filipe Orvalho, que irá finalmente ter essa felicidade, mas será a última, pois no próximo ano será sub18. Mas um jovem que actualmente joga pelo escalão de sub 18, sendo do escalão inferior, nunca teve a sorte de participar sequer num treino das selecções regionais: Pedro Banha. A sua tristeza por essa facto é imensa, mas nada há a fazer senão demonstrar que tem valor.
Mais triste é o que aconteceu a Leonor Cordeiro: sonhou acompanhar a irmã, que pela 2ª vez estará presente. Quando os amigos souberam, deram-lhe os parabéns, a família programou tudo para acompanhar, como sempre faz. Qual não foi o espanto vimos o seu nome fora da lista final, surgindo atletas de clubes que irão fazer o primeiro jogo da época (e da vida?) na selecção do Alentejo. 
   É verdade que a Leonor não faz a diferença como jogadora de basket, como Sara Zambujo também não e igualmente preterida, mas é triste ver que uma jovem que faz da educação, respeito e correcção com todos, ser vitima de tremenda injustiça. Faltou a avaliações da escola para estar nos treinos e  ser preterida por outras que nem se deram ao incómodo de aparecer. Ser substituída por alguém que nunca jogou, não é a primeira vez que acontece neste pobre Alentejo...mas custa sempre aceitar. Como explicar que um clube que não participou esta época em qualquer escalão do feminino tenha DUAS atletas nas selecções regionais? A André de Resende, que participou no torneio de abertura e no campeonato regional terá apenas Carolina Cordeiro como representante !!!
No masculino 3 atletas que nem sequer estiveram na fase final da sua região, estão entre o lote final dos sub 16, igual número ao do Eléctrico que foi vice campeão regional e encontra-se na taça nacional.
Mas mais surpresas se esperam nas restantes equipas e é bom que todos estejam preparados para elas. 
   Sofia Barros foi afastada no ano passado da mesma forma, pelo que ela saberá bem o que esta petiz estará a sofrer. Do enorme role contam-se Alexandre Cuco, Carlos Valente que são actualmente dos melhores do seu escalão.
   Mas todos desejamos que o Alentejo faça os melhores resultados que estiverem ao alcance. A partir das convocatórias finais, não mais se discutem nomes e todos iremos torcer pela vitória dos nossos amigos. 
 No sector feminino as perspectivas não são as melhores, pois apesar de passarmos a contar com as briosas jovens de Ponte Sôr, o que aconteceu esta época ao sector feminino no Alentejo, com um quadro competitivo de 4 jogos para as sub 14 e sub 19 e apenas 2 para as sub16 foi quase um crime! Como foi possível tal acontecer?
   No masculino a competição foi mais interessante e nos sub 14 a experiência adquirida pelos atletas de Reguengos e Salesianos certamente permitirá sonhar com os melhores resultados. Nos sub 16 os atletas da André de Resende, que comandam invictos a taça nacional da zona sul, reforçados com alguns atletas de Ponte de Sôr, permitem pensar que serão a equipa a obter melhores resultados.
   Alguns treinadores das selecções têm enorme experiência destes torneios o que é uma vantagem, apesar de nalguns casos, cometendo os mesmos erros técnico-tácticos, denotando pouca evolução com os conhecimentos destas experiências.
Nos sub 14 femininos foram escolhidos:João Ponte e Sousa (minibasquete ) e Vasco Rocha (sub 20) Salesianos.
Nos sub 16 femininos:  Nuno Manano (sub 14 Ponte Sôr)). 
Nos Sub 14 masculinos: Jorge Malarranha (seniores Salesianos) e Luís Caeiro (At. Reguengos).
Nos sub 16 masculinos Marco Galego (sub 14 Elvense) e Rui Fonseca (sub 14 Estremoz).
 Finalmente estranha-se que num dos clubes do Alentejo apenas um treinador (e eventualmente o funcionário do pavilhão) não tenha sido escolhido para colaborar nas selecções. Por acaso aquele que melhores resultados desportivos obteve esta época!
Nota final: Será verdade que a candidatura de Sérgio Rosmaninho, que pretendeu auxiliar em Campomaior como árbitro, onde a sua namorada é docente, foi recusada pelo presidente do Conselho de Arbitragem? O que dirá a Direcção da ABA sobre o assunto? O que dirá o clube raiano, que vê assim alguém que pretendia ajudar, ser rejeitado por outro que nada de bom trouxe ao basket da região.

17 comentários:

Anónimo disse...

Dirijo-me a esta tribuna (pois este Blog é o mais visitado, relacionado com o basquetebol a sul do Tejo) como apoiante do GDRAR, pai de uma selecionada e de uma não selecionada, venho desejar:
Aos selecionados, uma boa jornada.
Aos que estão a participar na fase Nacional dos seus campeonatos, pensem grande e mostrem como se pode ir longe.
Aos não selecionados, melhores dias virão.

Mas, tendo acompanhado alguns jogos, …
A quem é que o GDRAR incomoda tanto?
Será, por fazer omeletes somente com os ovos dados pelos pais e amigos?
Será por se gostar demasiado de basquetebol, aqui na GDRAR?
Ou será pela inveja gratuita que se pode ver bem nítida em algumas posturas que passam pelo pavilhão da escola.

Poderemos não ser capazes em tudo o que fazemos, contudo, não “aproveitar” uma das mais competentes pessoas (o rótulo de competente não foi dado por mim) para trabalhar com jovens a nível nacional, não uma manifestação de inteligência por parte de quem tomou essa decisão. (a palavra inteligência foi uma segunda escolha, pois inicialmente tinha escolhido outra)
Deixem de ser pequenos e cresçam. Olhem bem para os vossos atletas e aprendam com eles. Serão de certeza melhores cidadãos.

Manuel Cordeiro

Anónimo disse...

Realmente, a associação é uma vergonha!
Nunca vi tal tristeza e ignorância numa associação, enfim, o que se pode fazer?

Anónimo disse...

Primeira questão:
Contem o nº de atletas por clube e verifiquem se coincidem com os resultados das respectivas equipas:
Feminino - Elvas 2 atletas : o clube nem sequer participou em femininos
Reguengos 2 atletas em sub 16 - o clube não participou em sub 16 ou sub 19
Sub 16 Masculinos : 2 atletas de Elvas e o clube nem à final 4 do Alentejo conseguiu chegar.
Um do Campomaiorense - Ficou em último no regional com uma vitória.
Qual é a lógica? Sim tem uma lógica...
Questão dois
Sérgio Rosmaninho que este ano já não é treinador da André de Resende não terá qualidade para seleccionador? Terá sido convidado?
E Duarte Ralha? Foi abordado?
questão três:
Quantas atletas da André de Resende vão ser proscritas à última da hora(?) para permitir que outras possam fazer o seu 1º jogo da época?
Questão três
Haverá esperança numa mudança?
Aqui a resposta é imediata: NÃO

Anónimo disse...

Infelizmente esta Associação do Alentejo é uma vergonha.
Não sabem distinguir quem são profissionais e contribuem para a evolução da modalidade dos amadores.
PS: O campomaiorense ficou em penúltimo.

Ana Pinto

Anónimo disse...

Boa tarde a todos os que visitam regularmente o blog (como é o meu caso)!
Ao ler esta situação, confronto-me com outra, e com a qual, quem escreveu os comentários acima não entende (ou não quer entender)!
É muito mais fácil, escolher treinadores que nada têm a ver com os atletas que irão ser "avaliados" e após isto seleccionados, do que escolher treinadores que treinam e têm escolhas pré-definidas para um grupo!
Isto sim é ser isento!
E não estou a apoiar nem a desacreditar a ABAlentejo, pois há muita coisa que funciona mal na mesma. Mas tem que se dar valor às pessoas que foram escolhidas, e acreditar que foram escolhidas por uma razão, e não por um "complot" contra o GDRAR...

Abraços e continuem assim...

João Ponte e Sousa disse...

Caros leitores. A frase: "Faltou a avaliações da escola para estar nos treinos e ser preterida por outras que nem se deram ao incómodo de aparecer.", induz em erro. Das que "nem se deram ao incómodo de aparecer" uma estava hospitalizada e outra não tinha transporte porque ambos os Pais estavam em trabalho. Está feita a correcção. É injusto tentar fazer parecer que a negligência foi recompensada. A recompensa foi dada em função da avaliação feita durante os treinos. É esse o elemento determinante.

Anónimo disse...

Boa Noite,
Meditando...
Mas será que os melhores treinadores, não quero sitar nomes, mas á alguns no Alentejo, e que só não são reconhecidos por esses senhores que estão a frente dos destinos da Associação, terão alguns interesse em trabalhar com eles... eu acho que não... trabalhar desta forma com as seleções e com o basquetebol do Alentejo, não é para os melhores, mas sim para os amigos deles e os que lhe abanam sempre a cabeça a dizer que sim. É impossivel qualquer treinador com qualidade trabalhar com uma Associação deste e principalmente com este diretor tecnico, que de basquetebol nada percebe, está completamente desatualizado e nem a competição nem os atletas da Associação dele conheçe.
Por agora fico por aqui...

Anónimo disse...

Deixo aqui uma sugestão:
Mudar o nome deste blog para algo mais adequado ao trabalho que aqui realizam,que tal G.D.A.A.A. "Grupo de debate anti associação e arbitragens".
Esta sugestão não é brincadeira, como adepto desta modalidade e com conhecimento da causa não tenho duvidas em afirmar que este tipo de manifestação não deve ser enquadrada de forma tão vincada num meio de comunicação que pretende chegar a uma classe etária em formação.
Acredito na existência de motivos para tal batalha mas não deixem sobrepor estas situações aos verdadeiros objectivos da formação de jovens desta modalidade.
Os jovens não merecem ser formatados para este tipo de protesto constante e a própria instituição por detrás deste clube não merece ter o seu nome associado a estes constantes lamentos, tenham eles ou não fundamento.

Anónimo disse...

Como um dos responsáveis do GDRAR sou naturalmente quem assume as notícias e comentários publicados neste sítio. Com quase 200.000 visitas ele reflecte, como qualquer meio de comunicação, um espaço de informação e debate em que se exige respeito entre todos. É o temos tentado e eventualmente com sucesso. O principal objectivo tem sido divulgar o que os nossos jovens têm realizado e por vezes denunciar algumas situações incorrectas e das quais, naturalmente os atletas e eventualmente as suas equipas são prejudicadas. Estou assim numa posição privilegiada em relação à maioria dos agentes de basquetebol do Alentejo: tenho uma vivência de 3 décadas de basquetebol (algumas em nível superior) e não tenho qualquer ambição de ocupar algum lugar associativo, algo que já fiz e não quero repetir. Assim, as criticas e elogios que tenho feito têm sido sempre sem qualquer interesse obscuro. Este espaço de escrita tem ainda outro mérito, e alguns deméritos certamente, pois não há assembleias gerais na ABA há vários anos, nem qualquer reunião onde possamos expressar as nossas convergências/divergências. Mas comprometo-me a expressar em texto a avaliação. No entanto quero deixar bem claro que, com excepção do actual presidente do conselho de arbitragem, pessoa aliás que eu próprio sugeri para o cargo, não tenho qualquer questão pessoal nem as minhas criticas visaram as pessoas. Apenas a forma como desempenham os cargos e a pouca ou nula ajuda que deram aos clubes. E para além de o escrever, apresentei pessoalmente as minhas discordâncias aos visados. Não serei NUNCA director técnico da ABA, nem dirigente, pois o meu prazer no basquete resume-se ao campo, bola e atletas.
Luís Francisco

Anónimo disse...

Vamos para o sexto ano da festa do basquetebol juvenil e os problemas são sempre os mesmos:

- dois ou três treinos antes da competição;
- atletas limitados ao transporte dos pais para se deslocarem aos treinos;
- convocatórias duvidosas de atletas;
- treinadores das seleções com pouca ou nenhuma experiência, pois há pessoal já com muitos anos da modalidade;
- diretor técnico sem aparecer no clinic das festas, (o ano passado foi apresentado pela associação de lisboa, que discute sempre os primeiros lugares em todos os escalões, o programa de preparação com vista á participação na competição), pois ao que vimos pelos resultados dos vários escalões da abalentejo não teem nada a aprender com os melhores;
- mais uma presença que poderia ter corrido melhor.

Seis anos a chover no molhado.

No que diz respeito á arbitragem continuamos com mais do mesmo. As regras são aplicadas conforme a disposição de alguns.

Até quando vamos continuar a falar e não a agir? Pelo que vamos vendo e ouvindo continua e continuará tudo na mesma.
Sim, porque teem que ser todos os clubes a mostrar a idignação na prática, senão aquele que se manifesta é o mau do filme, a menos que a algum lhe convenha.

Um espectador

Anónimo disse...

Um questão ao Dr. Diretor Técnico.
Porque razão os Salesianos têm três (3) treinadores, e outros clubes representados têm um (1) e outros clubes (o normal) não têm nemhum.
Resposta lógica do Sr. Diretor Técnico: Porque eu quero!!!!!
Mais do mesmo... Assim é o grande contributo da ABA para o desenvolvimento da modalidade... Um simpatizante da modalidade (mas cada vez menos)

Anónimo disse...

Mas ainda se perde tempo a falar desse diretor tecnico? Acho... não tenho a certeza, a ABA poderia ganhar uns trocos sem ele lá, pelo menos não dispendia desse dinheiro, e com ele poderia organizar treinos das seleções e outras acções para treinadores e dirigentes. Porque aquilo que ele lá faz, qualquer assistente administrativo faz, e organizar a calendarização, os clubes podem-se juntar e faze-la. O que é que esse homem faz para o bem do basquetebol do Alentejo? Deixo a pergunta... se alguem sabe, que o diga aqui.
Um abraço
E boa sorte para a rapaziada, jogadores e treinadores que vão participar nas festas do basquetebol. E já agora, não treinaram mais porquê? Isto uma pergunta que ouvi de um pai de um dos atletas das seleções do Alentejo, não têm dinheiro... mas nós é que pagamos tudo.
Pensem bem, o homem têm razão...

Anónimo disse...

Srº Administrador do Blog, acabei de ler a exposição sobre o tema " seleções", e concordo em parte sobre o assunto. Mas queria deixar aqui duas observações.
1- Os melhores treinadores e mais experiente, não querem trabalhar com essa escumalha que está a frente da ABA e também com esse DTR.
2- Não é só o seu clube que não tem representação com treinadores nas seleções do Alentejo. Penso eu que alguns até nem clubes treinam á duas épocas e são treinadores de seleções do Alentejo, como poderá isso acontecer.
Você tem razão... com tantos anos que já vão as festas do Basket, deveriam já saber mais alguma coisa.. mas a experiencia e o enrequecimento tactico só se adquir com o treino no dia a dia.

Um observador atento..

Anónimo disse...

Cómicos voces...
O DTR desenvolve o papel dele, que é selar pelo bem da Associação!
Voces que tanto falam, mostrem o que valem e candidatem-se às próximas eleicoes...
AH! É VERDADE! Falam, falam, falam, mas mexer-se tá quieto né?
Preferem estar em casa a coçar a micose do que andar com o basquetebol no Alentejo!
Se assim é, quero ver as proximas eleições quantos do GDRAR se apresentam às listas... Depois logo debatemos o resto...

Anónimo disse...

Aí dá para canditar??!
E por eleições??
Maravilha, se ainda receber salário ainda melhor, é que ficar a fazer coisas básicas e receber dinheiro por isso é uma maravilha!
Digam me quando e onde me posso canditar, receber dinheiro por isso é o mesmo que não haver crise !

Anónimo disse...

O amigo anónimo que disse que o DT " desenvolve o papel dele, que é selar pelo bem da Associação" pôs finalmente o dedo na ferida: Terão o grupo de amigos dirigentes selado para o bem de outro mal maior acontecer?
É que todos nós esperámos que eles (ZZ)Zelassem para o bem da dita!

Anónimo disse...

Ó Anónimo de 31 das 21.54!

Agora nota-se que o DT da ABA, fez muito mal e anda a meter dinheiro ao BOLSO!
Vá voce sózinho para baixo, acompanhe as comitivas todas e diga de sua justiça.
Eu vi com os meus proprios olhos, há 2 anos este DT desmaiar por exaustão. Será que voce aguentava?