17/12/2013

Mulheres quando prometem uma vitória...cumprem!

 Sub 19 Fem André de Resende 47 x Palhavã 26
   A equipa feminina vinha prometendo melhorias e naturalmente vitórias. O público compareceu e elas não defraudaram. Defenderam muito bem, contra atacaram com eficácia e souberam jogar em equipa, quer a defender, quer a atacar. Quando o colectivo funciona as individualidades surgem e Marta Baúto, Ticha Cordeiro e Maria...Maria Pereira( 25 pontos e 8 contras) numa exibição fenomenal! 
Parciais: 12-7; 10-7; 14-9 e 11-3
Jogaram:
5 inicial: Sofia B. 2, Ticha , Mafalda 6, Maria 25 e Rita.
banco:  Leonor 2, Saruga, Sara 4 e Marta 6.

 Sub 16 Mas André de Resende 138 x Beja Basket 64
Quando as três equipas têm um desempenho digno de todos os elogios !
O Beja Basket apresentou-se apenas com 5 atletas, a André de Resende rapidamente chegou aos 20 pontos de diferença e estava lançado um jogo que se previa penoso para todos. Assim não foi:
A André de Resende jogou sempre em pressão a meio campo e rápidos contra ataques, os briosos atletas de Beja procuravam fazer o mesmo e naturalmente todos os ataques apenas duravam 10 segundos. 
A inteligencia dos árbitros foi a nota dominante do jogo e merece realce. 
   Sabendo que os atletas de Beja fariam 160 kms para jogar, estavam a fazê-lo com enorme galhardia e o gosto de todos os presentes era evidente, os jovens Joana Oliveira e Luís Bilé deixaram correr o jogo com um critério mais largo para não excluir nenhum jovem de Beja.  Quando por lapso assinalaram aquela que seria a 5ª falta, assumiram o "erro" e averbaram-na a outro jovem com apenas 1 falta.
São estes os valores pedagógicos que os árbitros transmitem e que os distinguem pela positiva.
Para os árbitros do jogo: CINCO ESTRELAS!
Os jovens da André de Resende fizeram a melhor exibição da época e dedicaram a vitória ao seu coach PEDRO GOUVEIA, a cumprir castigo paternal em "prisão domiciliária"sem pulseira!!!
Jogaram maravilhosamente:
André Mira 26 , Miguel 16, Pedro Santana 16, Guilherme 4, Galo 12, Serrano, Ivan 36 e Ramalhinho 22. 

 Sub 16 Fem André de Resende 57 x Atlético Reguengos 52
Assim vale a pena ir ver basket feminino !
Parciais: 12-10; 09-16; 14-13 e 22-23
Jogaram:
5 inicial: Tichinha, Ticha 12 , Tânia 5, Maria 33 e Rita 3.
banco:  Leonor 2, Margarida 2, Sara e Matilde.
   Que grande jogo de basket feminino. Em confronto a promissora e jovem equipa de Évora e a equipa de Reguengos formada por atletas que maiores alegrias deram ao basket em Reguengos e no Alentejo.  O esforço que estas jovens e o seu treinador têm feito para manter a qualidade do basquetebol em Reguengos merecem o maior respeito e elogio de todos. A postura competitiva destas jovens é igualmente de destacar, pois sendo mais velhas, souberam disputar o jogo, por vezes com excesso de cuidado com as petizes.
   As petizes foram absolutamente deslumbrantes, pois nunca se intimidaram e tiveram mesmo a "insolência" de forçar o 1x1 contra atletas mais fortes. 
Mas a história só fica completa se dermos destaque a MARIA PEREIRA. Ainda dribla mal e o seu lançamento tem que melhorar muito, mas a atitude competitiva contagia todos os que a vêem jogar. Se a garra que coloca empolga o público, a "alimentação é dada pelas pequenas bases como Ticha Cordeiro. Metade dos pontos saem da mão dela...Maria tem o mérito de saber aproveitar, nunca dando nenhum lance por perdido, nem mesmo quando uma adversária vai isolada...e sofre um ABAFO à tabela!!! Público em delírio!
 
 

Manuel Alcario
Uma vida dedicada aos Salesianos e aos jovens.

 Infelizmente não participámos na homenagem ao homem que marcou uma época nos Salesianos.

   Não há qualquer dúvida que nos últimos anos dos Salesianos de Évora há o período antes e depois de Manuel Alcario. Foi com ele que os jovens carenciados começaram a praticar desporto, igualmente o basquetebol ganhou um dos seus maiores dinamizadores. Ocupou todos os cargos enquanto professor do colégio e era reconhecido como a figura mais representativa perante os directores das outras escolas Salesianas e das entidades regionais. A construção do pavilhão foi sempre incutida por ele. Os treinos de basquetebol decorriam na André de Gouveia e os jogos na André de Resende. Habituei-me a ver um amigo que dedicava todo o seu tempo em prol dos jovens, com  prejuízo da família e mesmo financeiro. Sempre que alguém está em apuros, sabe que Manuel Alcario está lá. A homenagem é merecida e deveria ter merecido ampla divulgação a um homem que foi mais do que professor dos Salesianos. O cargo de Presidente da Associação de Basquetebol e o empenho em causas cívicas foram igualmente marcas que deixa aos seus alunos, pais e amigos.
Foi assim com tristeza que me vi impedido de participar na homenagem a um dos Alentejanos que me recebeu logo que cheguei a Évora. Equivoquei-me ao julgar ter enviado o impresso de inscrição no torneio. Logo que fui alertado contactei o responsável da organização que alegou já não ser possível inscrever a André de Resende. Se a responsabilidade do facto é minha, um telefonema de um responsável dos Salesianos poderia ter alertado para a falha. Era o que teria acontecido, quando Manuel Alcario era o responsável do basquetebol Salesiano. Era o que ele teria feito, pois sabia ser óbvia a participação que SEMPRE ocorreu.
   Infelizmente não merecemos essa atenção !
   Na André de Resende nem nos passaria pela cabeça que o clube onde temos muitos amigos não participaria. Julgávamos merecer esse tratamento, mas o clube de Manuel Alcario ainda será o mesmo?
Luís Francisco

Sem comentários: