17/12/2013

sub 16 fem André de Resende 58 x Estremoz 25
Naturalmente, vitória delas!

   As jovens de Évora dominaram o marcador logo desde o início e conseguiram assim uma vitória tranquila face a uma equipa mista de Estremoz. Sem nenhum destaque especial, mereceram registo a defesa pressionante e os contra ataques eficazes. 
Jogaram: Matilde 6, Sofia 2, Tichinha 6, Leonor 4, Tânia 4, Rita 4, Magui 2, Maria 17 e Ticha 13
Rui Fonseca merece de todos nós um cumprimento especial. Sózinho, consegue mobilizar dezenas de jovens para a prática do basquetebol. A sua equipa de sub 16 assistiu ao jogo e com alegria contagiante,deram um colorido mais interessante. Os atletas que jogaram foram sempre apoiados de forma vibrante e de uma forma que merece enorme elogio. O basquetebol em Estremoz deve muito a Rui Fonseca. Está na altura de surgir mais apoio no campo para as equipas se tornarem mais competitivas e não dependerem apenas de um só homem. Rui Fonseca MERECE!


Sub 16 masc Reguengos 86 x André de Resende 60
Jogo equilibrado...nos primeiros 17 minutos!

   Pode parecer estranho começar uma crónica elogiando o equilibrio em quase metade do jogo, mas a diferença entre as equipas é grande e o começo dos jovens da André de Resende merece destaque. André Mira (9) foi sem dúvida o barómetro da equipa, pois quando é eficaz a equipa torna-se competitiva e quando desaparece do jogo o marcador  desiquilibrou-se. Ivan Mendes (18) foi sempre lutador e está cada vez mais jogador. Pedro Santana (6), recorde-se, atleta de sub 14 ainda tem dificuldade em assumir acções de 1x1 contra atletas fisicamente mais fortes, Miguel Ramos (13) é um espanto de inteligência a atacar, mas um entorse atirou-o para fora do jogo. Guilherme Calçada pode vir a ser um dos melhores atletas do seu escalão no futuro: competitivo e destemido, o pequenito motivou o público com a audácia nas acções de 1x1. Já Miguel Galo teve mais dificuldades, mas tem um potencial enorme. Ramalhinho (11) é um caso sui generis e que este jogo mostrou claramente: Converteu 3 triplos e UM lançamento de 2. Afastado do jogo aos 5 minutos com 2 faltas, rapidamente fez a 3ª na primeira parte e igualmente a 4ª na segunda. sai do jogo a 1,3 minutos do fim para deixar o miúdo de sub 14 jogar esse momento. Reagiu pouco correcta à saída!
A equipa de Reguengos é uma das duas candidatas ao título regional e a André de Resende só ambiciona fazer uma boa fase final. Há atletas com futuro neste grupo que infelizmente é muito reduzido.

   
Sub 20  Seixal 79 x André de Resende 65
Entrada arrasadora...incapacidade nos últimos minutos!

   A entrada em jogo da André de Resende foi absolutamente extraordinária: 15-3! O adversário reagiu e durante o 2º período igualou, muito por falta de esclarecimento ofensivo dos eborenses. O equilibrio manteve-se durante toda a 2ª parte e chegou-se assim a 3 minutos do final. Quando tudo se decidia...a André de Resende falhou, não conseguindo defender algumas acções individuais, mas essencialmente não convertendo cestos por turn -overs de ansiedade.
Jogaram: 
5 inicial: Filipe 12, Fadista, Carlos 9, Cuco 11 e Ganhão 16.
Banco: Nuno 8, Mini 7, Marques, Ricardo 2, Banha, Júlio e Moran
   Esta é a história do jogo em si pois as incidências à sua volta são várias e que merecem registo:
- A arbitragem de Magda Bordonhos e João Quintela foi de excelente qualidade.
- O Seixal, clube histórico do basquetebol nacional e por onde passaram alguns dos melhores atletas e treinadores do país, deu neste jogo uma imagem muito feia do que deve ser um histórico. Foi com uma paciência de santo" que a arbitragem só assinalou 3 faltas técnicas a atletas e treinador. Atleta que pontapeia com violência a bola para fora de campo, após um turn-over e seguidamente faz o mesmo nas tabelas circundantes...
- Árbitros e oficiais de mesa constantemente pressionados de forma pouco edificante...
- Dirigente que ameaça fisicamente os adeptos visitantes...
   O Seixal venceu com inteira justiça...não necessita deste tipo de comportamentos que só desprestigiam uma instituíção que merece a admiração de todos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de relembrar que já em Évora o Seixal mostrou pouco fair play tendo alguns ateletas dito que no segundo jogo iriam acertar contas....
Não me admira esta atitude.

O Juiz Miguel Almeida

Anónimo disse...

A Leonor Pereira marcou mais que dois pontos.