30/12/2013

Confirmado...vimos as melhores!

   A pedido da André de Resende a equipa do GDESSA vieram com as suas melhores atletas a Évora. Oportunidade para ver excelentes praticantes do basket feminino nacional.

Vitória em jogo emotivo
sub 16  André de Resende 65 x Elvas 63


   Num jogo que serviu de observação para os jovens árbitros e oficiais de mesa, o clima que envolveu a contenda foi bonito de presenciar. Começaram melhor os da casa que fizeram 4-0 mas pararam e permititam que o marcador chegasse aos 4-15. O equilíbrio foi-se mantendo e nos últimos minutos a André de Resende ganhou uma vantagem de 2 a 4 pontos que soube manter nos últimos segundos.
 Tiago Ramalhinho 18, foi de longe o melhor atleta em campo e só por períodos dispersos conseguiu a ajuda de André Mira 23 e Ivan Mendes 20. Pedro Santana esteve muito abaixo do que consegue e os miúdos Guilherme Calçada 4, Miguel Galo e Luís Serrano estiveram ao nível do que os esperava. Não comprometeram a atacar e defenderam bem os seus opositores. 

 sub 18 Salesianos 27 x André de Resende 94
 Jogo presenciado por algum público e muitos jovens candidatos a árbitros e oficiais de mesa. Serviu assim para que estes pudessem ser testados perante um jogo desiquilibrado, mas de ritmo elevado.
parciais: 9-24, 6-24, 3-32 e 9-23
Jogaram;Fadista 11, Banha 13,Gonçalo ,Duarte 4,Ricardo 3,Ganhão 17,Cuco 11,Filipe 30,Mini 2 e Marques 2.

 sub 19 André de Resende 28 x GDESSA 98
O jogo só seria interessante por duas razões:
Ver a qualidade individual e colectiva das atletas do Barreiro.
Ver qual a qualidade que as atletas de Évora apresentavam, perante adversário tão forte.
Não defraudaram as jovem do Gdessa, que demonstraram uma qualidade técnica, tática e fisica de elevado nivel. Já as jovens de Évora estiveram um pouco abaixo do que tinham realizado na época passada. Neste jogo apenas Carolina Cordeiro e Maria Pereire mostraram alguma qualidade, Rita Trindade e Sofia Barros, empenharam-se bastante e ajudaram, mas as restantes atletas ainda têm muitas dificuldades para jogar a este nivel. Mafalda Pinto tem enorme potencial mas o tempo passa e a falta de capacidade de sofrimento em competição mantém-se. Ao invés, Rita,Carolina e Maria Pereira são exemplo.
Na próxima semana será o jogo da 2ª volta e mais jovens eborenses vão mostrar que estes jogos permitem aprender. Vão todas mostrar mais qualidade e vamos certamente marcar mais do dobro dos pontos.
Jogaram: Sofia 2, Matilde,Daniela,Leonor, Sara, Rita 3,Carolina 1, Mafalda 2 e Maria 20

29/12/2013

Em Almendralejo os MVPs foram os Treinadores

   É verdade que os atletas mostraram qualidade, mas a grande verdade é que o segredo esteve... nos TREINADORES!
    Os nuestros hermanos ficaram de queixo caído com tanta classe, conhecimento táctico e ESTILO.
Senão vejam:
 Viram?   As moedas no quadro? Em zona press a meio campo? Dando o flanco esquerdo ao adversário para depois o cercar? ESPECTÁCULO
 Mister Fergusson Cuco a ponderar se coloca em jogo os 3 marretas do banco! Muita classe do staff !
 Mesmo na foto o coach José Mourinho..perdão...Trindade sorri pouco. Para isso estão lá as vedetas.
                                            O que seria destas vedetas sem os seus coachs?
    É verdade que os coachs nem sempre estiveram de acordo com a táctica...
 
 Também é verdade que alguns treinadores já andam nas pontas dos pés...
Coach Cordeiro estava eufórico pelo 1º lugar, mas nas fotos mantinha a compostura!
 Pensando bem...os melhores ainda foram os craques!!!

24/12/2013

Torneio de Almendralejo...Excelente dia de basquetebol e confraternização !!!

E melhor ainda quando todas as equipas estiveram em muito bom nível, com uma participação desportiva e social ao nivel do que sempre somos...e mais ainda, quando se vence em 3 escalões

leia brevemente as incidências do torneio internacional de Almendralejo, mas eis a excelente comitiva André de Resende! veja todas as fotos no facebook GDR André de Resende


Equipas participantes: 
ABA/CDB - ALMENDRALEJO
ANDRE'  DE  RESSENDER ( EVORA , PORTUGAL)
O ELVAS ( ELVAS , PORTUGAL)
C..B. GEVORA ( BADAJOZ)
BCB ( BADAJOZ)
CP BOSCO SALESIANOS ( MERIDA )

Disputámos a competição em Minis, Infantis masculinos e femininos, cadetes e juniores
 ENTREGA DE TROFEUS EM QUE ESTEVE 0 CONCEJAL DE DEPORTES E O ALCALDE DE ALMENDRALEJO.

17/12/2013

sub 16 fem André de Resende 58 x Estremoz 25
Naturalmente, vitória delas!

   As jovens de Évora dominaram o marcador logo desde o início e conseguiram assim uma vitória tranquila face a uma equipa mista de Estremoz. Sem nenhum destaque especial, mereceram registo a defesa pressionante e os contra ataques eficazes. 
Jogaram: Matilde 6, Sofia 2, Tichinha 6, Leonor 4, Tânia 4, Rita 4, Magui 2, Maria 17 e Ticha 13
Rui Fonseca merece de todos nós um cumprimento especial. Sózinho, consegue mobilizar dezenas de jovens para a prática do basquetebol. A sua equipa de sub 16 assistiu ao jogo e com alegria contagiante,deram um colorido mais interessante. Os atletas que jogaram foram sempre apoiados de forma vibrante e de uma forma que merece enorme elogio. O basquetebol em Estremoz deve muito a Rui Fonseca. Está na altura de surgir mais apoio no campo para as equipas se tornarem mais competitivas e não dependerem apenas de um só homem. Rui Fonseca MERECE!


Sub 16 masc Reguengos 86 x André de Resende 60
Jogo equilibrado...nos primeiros 17 minutos!

   Pode parecer estranho começar uma crónica elogiando o equilibrio em quase metade do jogo, mas a diferença entre as equipas é grande e o começo dos jovens da André de Resende merece destaque. André Mira (9) foi sem dúvida o barómetro da equipa, pois quando é eficaz a equipa torna-se competitiva e quando desaparece do jogo o marcador  desiquilibrou-se. Ivan Mendes (18) foi sempre lutador e está cada vez mais jogador. Pedro Santana (6), recorde-se, atleta de sub 14 ainda tem dificuldade em assumir acções de 1x1 contra atletas fisicamente mais fortes, Miguel Ramos (13) é um espanto de inteligência a atacar, mas um entorse atirou-o para fora do jogo. Guilherme Calçada pode vir a ser um dos melhores atletas do seu escalão no futuro: competitivo e destemido, o pequenito motivou o público com a audácia nas acções de 1x1. Já Miguel Galo teve mais dificuldades, mas tem um potencial enorme. Ramalhinho (11) é um caso sui generis e que este jogo mostrou claramente: Converteu 3 triplos e UM lançamento de 2. Afastado do jogo aos 5 minutos com 2 faltas, rapidamente fez a 3ª na primeira parte e igualmente a 4ª na segunda. sai do jogo a 1,3 minutos do fim para deixar o miúdo de sub 14 jogar esse momento. Reagiu pouco correcta à saída!
A equipa de Reguengos é uma das duas candidatas ao título regional e a André de Resende só ambiciona fazer uma boa fase final. Há atletas com futuro neste grupo que infelizmente é muito reduzido.

   
Sub 20  Seixal 79 x André de Resende 65
Entrada arrasadora...incapacidade nos últimos minutos!

   A entrada em jogo da André de Resende foi absolutamente extraordinária: 15-3! O adversário reagiu e durante o 2º período igualou, muito por falta de esclarecimento ofensivo dos eborenses. O equilibrio manteve-se durante toda a 2ª parte e chegou-se assim a 3 minutos do final. Quando tudo se decidia...a André de Resende falhou, não conseguindo defender algumas acções individuais, mas essencialmente não convertendo cestos por turn -overs de ansiedade.
Jogaram: 
5 inicial: Filipe 12, Fadista, Carlos 9, Cuco 11 e Ganhão 16.
Banco: Nuno 8, Mini 7, Marques, Ricardo 2, Banha, Júlio e Moran
   Esta é a história do jogo em si pois as incidências à sua volta são várias e que merecem registo:
- A arbitragem de Magda Bordonhos e João Quintela foi de excelente qualidade.
- O Seixal, clube histórico do basquetebol nacional e por onde passaram alguns dos melhores atletas e treinadores do país, deu neste jogo uma imagem muito feia do que deve ser um histórico. Foi com uma paciência de santo" que a arbitragem só assinalou 3 faltas técnicas a atletas e treinador. Atleta que pontapeia com violência a bola para fora de campo, após um turn-over e seguidamente faz o mesmo nas tabelas circundantes...
- Árbitros e oficiais de mesa constantemente pressionados de forma pouco edificante...
- Dirigente que ameaça fisicamente os adeptos visitantes...
   O Seixal venceu com inteira justiça...não necessita deste tipo de comportamentos que só desprestigiam uma instituíção que merece a admiração de todos.

Mulheres quando prometem uma vitória...cumprem!

 Sub 19 Fem André de Resende 47 x Palhavã 26
   A equipa feminina vinha prometendo melhorias e naturalmente vitórias. O público compareceu e elas não defraudaram. Defenderam muito bem, contra atacaram com eficácia e souberam jogar em equipa, quer a defender, quer a atacar. Quando o colectivo funciona as individualidades surgem e Marta Baúto, Ticha Cordeiro e Maria...Maria Pereira( 25 pontos e 8 contras) numa exibição fenomenal! 
Parciais: 12-7; 10-7; 14-9 e 11-3
Jogaram:
5 inicial: Sofia B. 2, Ticha , Mafalda 6, Maria 25 e Rita.
banco:  Leonor 2, Saruga, Sara 4 e Marta 6.

 Sub 16 Mas André de Resende 138 x Beja Basket 64
Quando as três equipas têm um desempenho digno de todos os elogios !
O Beja Basket apresentou-se apenas com 5 atletas, a André de Resende rapidamente chegou aos 20 pontos de diferença e estava lançado um jogo que se previa penoso para todos. Assim não foi:
A André de Resende jogou sempre em pressão a meio campo e rápidos contra ataques, os briosos atletas de Beja procuravam fazer o mesmo e naturalmente todos os ataques apenas duravam 10 segundos. 
A inteligencia dos árbitros foi a nota dominante do jogo e merece realce. 
   Sabendo que os atletas de Beja fariam 160 kms para jogar, estavam a fazê-lo com enorme galhardia e o gosto de todos os presentes era evidente, os jovens Joana Oliveira e Luís Bilé deixaram correr o jogo com um critério mais largo para não excluir nenhum jovem de Beja.  Quando por lapso assinalaram aquela que seria a 5ª falta, assumiram o "erro" e averbaram-na a outro jovem com apenas 1 falta.
São estes os valores pedagógicos que os árbitros transmitem e que os distinguem pela positiva.
Para os árbitros do jogo: CINCO ESTRELAS!
Os jovens da André de Resende fizeram a melhor exibição da época e dedicaram a vitória ao seu coach PEDRO GOUVEIA, a cumprir castigo paternal em "prisão domiciliária"sem pulseira!!!
Jogaram maravilhosamente:
André Mira 26 , Miguel 16, Pedro Santana 16, Guilherme 4, Galo 12, Serrano, Ivan 36 e Ramalhinho 22. 

 Sub 16 Fem André de Resende 57 x Atlético Reguengos 52
Assim vale a pena ir ver basket feminino !
Parciais: 12-10; 09-16; 14-13 e 22-23
Jogaram:
5 inicial: Tichinha, Ticha 12 , Tânia 5, Maria 33 e Rita 3.
banco:  Leonor 2, Margarida 2, Sara e Matilde.
   Que grande jogo de basket feminino. Em confronto a promissora e jovem equipa de Évora e a equipa de Reguengos formada por atletas que maiores alegrias deram ao basket em Reguengos e no Alentejo.  O esforço que estas jovens e o seu treinador têm feito para manter a qualidade do basquetebol em Reguengos merecem o maior respeito e elogio de todos. A postura competitiva destas jovens é igualmente de destacar, pois sendo mais velhas, souberam disputar o jogo, por vezes com excesso de cuidado com as petizes.
   As petizes foram absolutamente deslumbrantes, pois nunca se intimidaram e tiveram mesmo a "insolência" de forçar o 1x1 contra atletas mais fortes. 
Mas a história só fica completa se dermos destaque a MARIA PEREIRA. Ainda dribla mal e o seu lançamento tem que melhorar muito, mas a atitude competitiva contagia todos os que a vêem jogar. Se a garra que coloca empolga o público, a "alimentação é dada pelas pequenas bases como Ticha Cordeiro. Metade dos pontos saem da mão dela...Maria tem o mérito de saber aproveitar, nunca dando nenhum lance por perdido, nem mesmo quando uma adversária vai isolada...e sofre um ABAFO à tabela!!! Público em delírio!
 
 

Manuel Alcario
Uma vida dedicada aos Salesianos e aos jovens.

 Infelizmente não participámos na homenagem ao homem que marcou uma época nos Salesianos.

   Não há qualquer dúvida que nos últimos anos dos Salesianos de Évora há o período antes e depois de Manuel Alcario. Foi com ele que os jovens carenciados começaram a praticar desporto, igualmente o basquetebol ganhou um dos seus maiores dinamizadores. Ocupou todos os cargos enquanto professor do colégio e era reconhecido como a figura mais representativa perante os directores das outras escolas Salesianas e das entidades regionais. A construção do pavilhão foi sempre incutida por ele. Os treinos de basquetebol decorriam na André de Gouveia e os jogos na André de Resende. Habituei-me a ver um amigo que dedicava todo o seu tempo em prol dos jovens, com  prejuízo da família e mesmo financeiro. Sempre que alguém está em apuros, sabe que Manuel Alcario está lá. A homenagem é merecida e deveria ter merecido ampla divulgação a um homem que foi mais do que professor dos Salesianos. O cargo de Presidente da Associação de Basquetebol e o empenho em causas cívicas foram igualmente marcas que deixa aos seus alunos, pais e amigos.
Foi assim com tristeza que me vi impedido de participar na homenagem a um dos Alentejanos que me recebeu logo que cheguei a Évora. Equivoquei-me ao julgar ter enviado o impresso de inscrição no torneio. Logo que fui alertado contactei o responsável da organização que alegou já não ser possível inscrever a André de Resende. Se a responsabilidade do facto é minha, um telefonema de um responsável dos Salesianos poderia ter alertado para a falha. Era o que teria acontecido, quando Manuel Alcario era o responsável do basquetebol Salesiano. Era o que ele teria feito, pois sabia ser óbvia a participação que SEMPRE ocorreu.
   Infelizmente não merecemos essa atenção !
   Na André de Resende nem nos passaria pela cabeça que o clube onde temos muitos amigos não participaria. Julgávamos merecer esse tratamento, mas o clube de Manuel Alcario ainda será o mesmo?
Luís Francisco

15/12/2013

Resultados do Cabaz de Natal...Há gente que vai ter um Natal ainda mais feliz !

1º Prémio - nº 717 cabaz de Natal

 

2º Prémio - nº 140 : U mês grátis para 2 pessoas no RITHMUS !
 
3º Prémio - nº 13: Uma massagem no Spa do Hotel do Espinheiro

12/12/2013

Excelente espectáculo de basquetebol

Sub 18 André de Resende 72  Eléctrico Ponte Sôr 66
O jogo decidia o primeiro classificado do regional de sub 18 e a forte equipa de Andrii Melnychuck
Começaram melhor os eborenses e os lances de ambas as equipas deliciavam os presentes. Defesa agressiva da André de Resende com contra ataques de muita qualidade e defesa zonal do Eléctrico com acções de 1x1 e 2x2 com leitura perfeita do base André Miguéns (35 pontos).
   O equilíbrio foi permanente, os árbitros foram discretos o que significa que tiveram qualidade superior. Tudo se conjugou para um grande espectáculo de basquetebol a que os minis da André de Resende assistiram deliciados.
   Escolher atletas em destaque seria injusto, pois desvirtuava o espírito do jogo.
Jogaram:
5 inicial: Júlio 6, Banha 12, Duarte, Ricardo 6 e Marques 10
Banco: Fadista , Gonçalo 1,Filipe 6, Cuco 16 e Diogo 16 

10/12/2013

Primeiro título de 2013/14 vai para...Sub 14 Femininos


   A equipa de sub 14 conseguiu este fim de semana o apuramento para a Taça Nacional do seu escalão ao vencer as rivais dos Salesianos de Évora (bonita surpresa) e Eléctrico de Ponte Sôr. As vitórias foram esclarecedoras e agora inicia-se uma nova fase, pois a competição nacional é ainda muito forte para estas jovens, que poderão apenas melhorar com a competição perante equipas bem mais fortes

Sub 20 André de Resende 87  C.B. Leiria 74
Terceiro período fenomenal dá a reviravolta de jogo complicado
parciais:9-16, 20-24, 33-14 e 25-20
   O início do jogo fazia prever uma contenda que se resolveria de forma mais fácil do que realmente veio a acontecer. A equipa leiriense empertigou-se e no final do 1º período já tinha uma vantagem de 7 pontos. A entrada dos atletas vindos do banco não tornou a recuperção esperada e o nervosismo instalou-se. Afinal o fantasma da jornada anterior na Cruz Quebrada surgiu e o receio de mais um desaire inesperado pairou nos atletas.
   O intervalo permitiu devolver a tranquilidade e o 3º período foi de enorme qualidade. Nos minutos finais a equipa visitante mostrou novamente a crença na vitória e só nos instantes finais foi possível garantir a tranquilidade.
   Positivo foi a reacção dos eborenses na 2ª parte, mas de forma estranha voltaram a falhar 26 lances livres. Este facto relativa à fraca prestação da linha de lances livres é sem dúvida estranha, pois é a 3ª vez que acontece e...sempre em casa!
Filipe Orvalho, Carlos Valente,Fadista e Ganhão estiveram uns furos acima de uma equipa que teve o condão de se ter sempre batido com enorme desejo de ganhar.
   No início deste campeonato imaginava-se que estes jovens poderiam consegui 3 ou 4 vitórias num torneio que se sabia muito difícil. No final da 1ª volta, a André de Resende regista já 4 vitórias, chegando a jogar de 3 em 3 dias. Todos os jogos realizados esta época têm sido sempre discutidos até final e a pressão tem sido sempre enorme. Sendo jovens com 16-17 anos é forçoso que se reconheça ser muita pressão e à qual nem sempre é fácil encarar.
   A 2ª volta vai começar e a André de Resende é candidata a ficar entre os 4 primeiros (vai em 5º) e este facto deve ser realçado!
Jogaram: 
5 inicial: Fadista 9, Júlio 2, Gonçalo 4, Moran 2 e Borges.
Banco: Carlos 17, Banha 3, Diogo 15, Nuno 6, Cuco 11, Filipe 13 e Marques 3

Sub 19  Seixal 74  André de Resende 39
Duas faces de uma só equipa!

A explicação do jogo faz-se numa linha:
Parciais: 22-08, 25-06 e 15-08, 12-17!
   Como é possível jogar com atitude tão displicente, sem qualidade nem empenho e onde o disparate foi o denominador comum numa 1ª parte que deixou todo o público a bocejar. Pior ainda, quando o adversário era uma equipa de sub 16.
   A 2ª parte mostrou outra realidade, com uma defesa agressiva e finalmente outro cuidado na análise das situações ofensivas. 
   Se a técnica individual não mudou, se a táctica foi a mesma...o que terá mudado? 
   Mudou aquilo que ninguém deve deixar que o critiquem: a atitude! Um "profissional" pode jogar bem ou mal, mas nunca deve ser chamado à atenção para a sua atitude competitiva. Estas jovens mostraram que podem ser capazes de jogar (mesmo que perdendo) com as melhores equipas do campeonato de Setúbal. No próximo sábado irão demonstrar isso mesmo, mas não voltarão mais a entrar num jogo com a imagem que deram na 1ª parte do jogo no Seixal.
   Grande 2ª parte, com empenho, garra e alguns lances de qualidade colectiva.
Jogaram: Sofia G. 2, Sofia B.2, Marta B. 5, Leonor 2, Sara Z., Rita T. 2, Mafalda P.3 e as únicas atletas que se destacaram ao longo de todo o jogo...Ticha C. 8 e Maria P. 15.