13/06/2017

Dia do Minibasket - Évora foi original

Foto de Associação de Basquetebol do Alentejo.
Pais e filhos festejaram juntos o dia do minibasket
   A festa dos miúdos foi promovida pela Associação de Basquetebol do Alentejo e teve a André de Resende como anfitriã. O clube propôs algo original e não podia ter sido mais feliz. Criou um regulamento em que cada equipa teria apenas 5 atletas, tendo pelo menos  um rapaz, uma rapariga e um pai ou mãe. Os jogos decorriam em 2 períodos de 6 minutos e no final os petizes iam comer ou beber água pois as muitas equipas assim o permitiam. O departamento do Desporto Escolar aderiu à ideia e cedeu tendas insufláveis e águas, a empresa de Évora - Fra - ofereceu um bolo gigante e a  manhã foi diferente. A miudagem adorou a ideia, mas muito mais do que os atletas de palmo e meio foram as crianças grandes. Ver Andrii Melnychuck divertido a marcar cestos, os miúdos com menos um metro a tentar defendê-lo, ou alguns pais a festejar o seu cesto enquanto os petizes, mais rápidos lhes marcavam outro levava o pouco público a aplaudir as jogadas.(felizmente porque todos jogavam).
   No final os minis 8 criaram uma equipa orientada por Marina Melnychuck e defrontaram uma equipa de pais. Os minis 10 e 12 fizeram o mesmo e o momento ainda mais alto estava para vir. Sem que tal estivesse previsto, o Sr. Vereador da Câmara – Dr. Eduardo Luciano entrou em campo e demonstrou o que dizia. Foi treinador de basquete no Barreiro e teve uma vida de mais de 20 anos ligado à modalidade. Jogou com tanta alegria que as restantes entidades não resistiram e foram jogar.
Mais do que qualquer discurso naqueles minutos Eduardo Luciano deixou de ser o adulto, o político e passou a viver como todos os presentes a paixão por um desporto e a alegria de ter tantas crianças a comungar o mesmo gosto.
Évora foi diferente, as crianças e os adultos vão querer repetir. A satisfação dos dirigentes da André de Resende não podia ser maior, pois apesar do sucesso a ideia não foi consensual e o trabalho que tiveram para que tudo corresse pelo melhor foi muito intenso.

Laura Martins (médica pediatra), Andrii Melnychuck (treinador) foram alguns dos que afirmaram a sua satisfação pela ideia sugerindo a sua repetição, afinal, pais e filhos a jogar basket juntos é a melhor imagem que o minibasket pode conseguir. Uma ideia para implementar em futuros eventos, mas ...nem todos podem ainda jogar!!!
Foto de GDR André de Resende.

Foto de GDR André de Resende.Foto de GDR André de Resende.
Foto de GDR André de Resende.Foto de GDR André de Resende.Foto de GDR André de Resende.

Sem comentários: