06/06/2017

Último jogo da Taça Alentejo ?

Beja  49   André de Resende 127
A Hombridade prevaleceu...

   A história do jogo resume-se a uma disputa muito interessante entre a equipa de sub 16/18 do Beja que adorou jogar contra alguns atletas adversários com uma qualidade senior e que estiveram muito perto de alcançar a subida de divisão. Os miúdos bejenses evoluíram ao longo do jogo e foi notório o seu prazer no final da contenda.
   O atleta Micael Duarte (28) escreveu esta semana algo que espelha o sentimento de um grande jogador onde ele, Diogo Ganhão (52) e  Nuno Costa (16) agradecem a ajuda dos miúdos por lhe terem permitido continuar a jogar.  Luís Serrano (12) e João Ludovino (19) só têm que agradecer aos colegas por lhes terem permitido uma experiência que nunca mais vão esquecer.
   Esquecer deve ser o que esteve para acontecer antes da partida. No início da semana, em reunião de clubes, o Diretor Técnico apresentando uma leitura do regulamento desta competição, equacionou que a André de Resende deveria ser afastada da Taça Alentejo. O clube admitiu fazê-lo, mas reafirmou leitura diferente! O  Presidente da ABA considerou que tal decisão deveria pertencer aos órgãos associativos que decidirão qual a correta interpretação do regulamento de provas. Insistiu que a última jornada decorreria normalmente e aguardava-se pela decisão superior.
   Surpreendentemente nos dias seguintes o seu Diretor Técnico assume posição contrária e tenta por vários meios que o jogo não se realize. Minutos antes da partida a hipótese é colocada, deixando os presentes circunspectos. Como era possível que tal estivesse a acontecer?
O árbitro, os oficiais de mesa e os responsáveis do Beja Basket e da André de Resende decidiram realizar o jogo. Para todos eles e para todos os atletas o nosso apreço e amizade.

Para quem não conhecer as 3 alíneas respeitantes a esta prova, transcrevemos na integra:


“CALENDARIZAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO REGIONAL -

ÉPOCA DESPORTIVA   2016/2017
XX Taça do Alentejo,
ponto 5 (página 9) afirma:


 a. Equipas participantes: Equipas Sénior Masculino e sub18 filiadas na AB Alentejo e nas associações limítrofes.


i. Equipas Sub18 podem utilizar 3 atletas com idade sénior.


ii. Nenhum atleta pode jogar em 2 equipas diferentes.



Neste sentido e consultado um advogado do clube ficou claro que:


a)    Qualquer equipa de sénior ou sub18 masculina poderia participar;


b)    Qualquer atleta com idade de sub16 e subida de escalão a sub 18 poderia participar;


c)    Nenhum atleta poderia participar em duas equipas caso o seu clube assim se apresentasse.


Sub 14 - Jornada concentrada em Reguengos

   A André de Resende voltou a apresentar-se nesta actividade com a mesma filosofia de divertimento dos seus jovens. Estes foram divididos em 3 equipas e jogaram um período cada. os mais velhos confirmaram a enorme evolução técnica ao longo da época e as raparigas chegaram mesmo a vencer um dos parciais com Reguengos. Se estes atletas impressionaram, mais o fizeram os sub 12 pois os vários espectadores ao jogo que no final trocavam impressões sobre os petizes não queriam acreditar que  haviam sido preteridos da selecção de sub 12 do Alentejo. Estes jovens já não estão assim incluídos nos melhores 16 da sua região.
   Muitas reclamações têm chegado sobre alguns factos relacionados com a seleção de sub 12 masculina. A todos queremos informar que não cabe ao clube a responsabilidade pelos factos ocorridos. A única posição foi dar conta da indignação aos responsáveis associativos. Resta-nos aceitar as escolhas e tentar junto das crianças uma abordagem para que aceitem algo que dificilmente conseguimos explicar.

Foi com grande surpresa que as três crianças afastadas do grupo de 16 são curiosamente do mesmo clube. A mensagem para Tiago Figueira, Gustavo Antunes e Rui Ramalhinho: No desporto há que aceitar reveses e crescer com eles!

Sem comentários: