12/12/2017

A passos largos para os primeiros lugares!

CNB2 André de Resende  80 x Atlético Reguengos  69
Jogaram 5 inicial: Ludovino, Diogo, Nuno, Carlos e Mini
Pechincha, Ivo, Gonçalo, Nunes, Ludgero, Mika e Madeira
Parciais: 22-20, 24-16, 14-21 e 20 12
   Derby é sempre derby! A emoção faz parte, o conhecimento entre as equipas é grande e todos sabem o que faz o rival. A André de Resende começou muito bem com lances bem desenhados. O Reguengos faz do empenho e luta por todas as jogadas e conseguia através de segundos lançamentos ir reduzindo a vantagem. A ânsia por sair em contra ataque desprotegia o ressalto defensivo e no final do 1º período o resultado já estava em 22-20. Este equilíbrio manteve-se até ao minuto 17, onde Carlos Silva e Nunes iam mostrando argumentos. Um final de 1ª parte de muita qualidade colectiva com Nuno Costa, Mini, Ganhão a desenharem excelentes jogadas (46-36). O início da 2ª parte trouxe a ideia que os da casa iriam sentenciar o jogo, com excelente postura defensiva e contra ataques rápidos. Falharam...quatro consecutivos! Num jogo que deveria ficar a 18 pontos de diferença, ficou novamente equilibrado e assim ficou até aos últimos, quando finalmente Carlos Silva e Diogo conseguiram ganhar vantagem na tabela adversária com pontos em ressaltos, permitindo ainda triplos com o espaço que souberam criar.
   A entrada de Pedro Ivo foi decisiva pois pressionou mais do que os colegas em situação idêntica. Rui Pechincha nunca conseguiu usar a sua melhor arma, pois os colegas limitava-se a girar a bola sem qualquer agressividade. Lugdero demora a adaptar-se ao basket sénior, mas é sem qualquer dúvida um jogador que vai ser determinante. Gonçalo Santos trouxe agressividade na área perto do cesto e Ludovino voltou a demonstrar que será muito útil. Mika jogou apenas uns minutos mas, mais por falta de confiança, teve receio em lançar ao cesto.
O Atlético apresentou-se em Évora como a equipa com mais pontos marcados na competição e mostrou qualidade. Soube adaptar-se melhor ao saber aproveitar da linha de lance livre num jogo com 64 (!!!) lances livres (37/22 para Reguengos; 27/13 para André de Resende). No 2º período o rival concretizou apenas 4 cestos mas obteve os seus últimos 8 pontos...todos dessa linha.

André de Resende 65 x Salesianos 70
Que grande jogo de pequeninos...até os não crentes se convertem ao basket!


   Um jogo de miúdos pequenos entre equipas com qualidade para o que se vai praticando no Alentejo. Os Salesianos com alguns atletas mais altos contra a André de Resende onde apenas Miguel Rita é o único com tamanho maior do que os demais. O equilíbrio predominou pois em ambas as equipas há vários atletas capazes nas acções de 1x1 sendo que os Salesianos teriam vantagem nos ressaltos contra os petizes da André de Resende que sabiam sair da pressão adversária com talento e qualidade técnica/tática individual. Na André de Resende merecem destaque a equipa como um todo, mas fica na retina que Miguel Quintano e João Ferreira melhoraram muito nos últimos jogos. O primeiro só não jogou mais tempo porque se sentiu indisposto, mas fica claro que vários serão os atletas a demonstrar que no seu 1º ano de basket ajudam os restantes. A equipa da casa conseguiu o cesto final no último segundo, quando tinham perdido 3 oportunidades seguidas de o conseguir nas jogadas anteriores. É assim nestes escalões e tal acontece "apenas para criar emoção aos pais".
   No prolongamento os Salesianos tiveram mais discernimento e venceram justamente, como a André de Resende o poderia ter feito. Mais do que um grande jogo merecem destaque detalhes, que fazem a diferença: Todos os atletas e todos os pais vibraram positivamente com o jogo. Um dos árbitros é filho de um dos treinadores (o que perdeu). Só aqui neste espaço mereceu referência e positiva, logo um elogio para todos os envolvidos no jogo. 
No próximo jogo contra Estremoz mais jovens que iniciaram este ano a modalidade vão dar nas vistas!

Jogaram: Tiago 15, Gugas 4, Rita 12, Banha 4, João 10, Ludovino 8, Madeira, Quintano, Ramos  10 e Figueira 2
Parciais: 18-17, 12-17, 17-16 e 15-11, prolongamento 09-14
Nos Salesianos  apenas 2 atletas marcaram na casa dos dois dígitos: Vasco Oliveira 29,e João Sousa 12 .

André de Resende 57 x Elétrico Ponte Sor 77
Jogaram: Tiago 8, Rebocho, Rita 9, Banha 2, João Vieira 2, Madeira 16, Vasco 19 e Figueira
Parciais: 18-13, 10-13, 02-31 e 27-20
   Chegou ao fim a fase regular de sub 16. A André de Resende participou com o objectivo de rodar os seus atletas sub 16 que jogavam nos sub 18 e dar minutos a alguns sub 14 acelerando a sua qualidade técnico/táctica. A equipa classificou-se em último lugar. Certo que o seu melhor atleta não realizou a 2ª volta do torneio por lesão no tendão de Aquiles, mas tal não serve de desculpa para os resultados apresentados. A qualidade ficou muito aquém do que se esperava e o modelo de ensino aprendizagem destes jovens deve ser revisto. Melhoraram João Madeira e Vasco Pereira (menos do que o esperado), José Ramos, Miguel Rita e Tiago Antunes evoluíram muito, João Vieira, Rui Banha e Tiago Figueira demoram um pouco mais, mas não deixam dúvidas que poderão ser bons jogadores.
   Neste jogo todas estas características foram bem visíveis, nomeadamente enquanto os adversários têm em campo alguns atletas com menos qualidade, alguns dos jovens da André de Resende conseguem jogar, no 3º período, com os melhores em campo, a falta de capacidade técnica de uns e o receio extremo a qualquer contacto físico de outros, impede-os de estar em campo. Neste jogo o parcial no 3º período foi de 02-31! 

Sem comentários: