05/12/2017

Bebés vice-campeãs regionais

 Final 4 Sub 14 fem Salesianos  28   x  73  André de Resende
                            Beja BC x André de Resende
Jogaram: Vera Nascimento, Laura Santos, Melanie, Inês Pechincha, Gabriela Fernandes, Cláudia Varela, Sara Nascimento, Mariana Moyses, Inês Matos e Rita Pechincha. Falta Matilde Figueiredo.

 CNB2  Estrela Santo André   52 x André de Resende  58
Está a custar voltar às boas exibições mas pelo menos fica a vitória

 Não tem sido fácil encontrar uma equipa base onde se vão encaixando os jovens universitários. João Godinho e Gonçalo Santos lesionados, Micael nem sempre disponível. Ainda assim as vitórias vão-se acumulando, sempre em sofrimento. A equipa de Santo André tem a melhor qualidade de sempre, composta por atletas que jogaram num nível superior. Impressiona Manuel Fortes! Fez juz ao nome ao concretizar 12 pontos consecutivos na cara de jovens que pareciam não acreditar que o "velhinho" os estava a arrasar. Mas são estas as aprendizagens que se ganham a jogar com gente experiente. Na saída dos bloqueios o "jovem"  Fortes encontrava sempre o angulo para concretizar triplos consecutivos. Na André de Resende Nuno Costa assistia bem para os colegas mas não concretizava quando era necessário assumir o lançamento, Diogo Ganhão não encontrava solução para a excelente defesa que lhe era movida e a André de Resende perdeu a liderança no marcado a meio do 3º período. Na entrada para o último, pautando melhor o ritmo do jogo, e com Simão a conseguir roubos de bola importantes a equipa equilibrou-se. Um triplo de Carlos Silva voltou a dar a liderança e 2 assistências de Nuno Costa e Diogo Ganhão deram a vitória. Diga-se que finalmente o jovem encontrou a forma mais correcta de actuar perante defesas muito estritas. A aplicar doravante.
Gonçalo Nunes está em melhoria mas só averbou um cesto, João Ludovino revelou nervosismo em excesso e Ludgero marcou 4 cestos, mas tarda a encontrar a diferença dos sub 18 para sénior.

Final 4 sub 18

Outro Galo Serrano cantaria se a equipa estivesse completa !
Aplauso para a equipa mas quando assim é as individualidades surgem!
Jogaram: Rui Vieira, David Madeira, Daniel Santos, Paulo Palhão, João Ludovino, Vasco Pereira e João Madeira. A equipa teve que ser reforçada pelos jovens sub 16 e isso refletiu-se nas exibições e resultados do fim de semana. Ainda assim Vasco Pereira e João Madeira  voltaram a revelar a enorme evolução e um destaque para a os 30 pontos averbados nos 2 jogos por David Madeira, o empenho de Palhão e Vieira em prol da equipa. No colectivo é que se destacam as individualidades.
Reguengos  88  x André de Resende  55
Ludovino fez 20 pontos na 2ª parte!
3º/4º  Salesianos 89  x André de Resende  62
Daniel Santos (17) fez exibição de sonho


Sub 19 Fem GDESSA  79 x  André de Resende 38
Se as atletas não têm gosto em jogar a este nível...

Foi esta a dúvida que ficou em quem viu o jogo. Um início muito bom da André de Resende a obrigar o rival a jogar ao melhor nível. A pressão defensiva e o ritmo de jogo elevado foram criando dificuldades às eborenses, naturalmente à sua base Tânia Murteira que não tem encontrado oponentes a criar-lhe tantas dificuldades. As perdas de bola eram consequência disso mas a jovem lidou mal com a situação. Ao intervalo o GDESSA tinha convertido 37 pontos o que demonstrava bem que o jogo tinha sido interessante. Na 2ª parte o jogo das eborenses piorou muito de qualidade com lances individuais ou demasiado centrados em 2 atletas. A equipa ressentiu-se e a cada correcção do banco algumas jovens lidavam pior. Jogar a este nível é o melhor que pode acontecer a qualquer atleta, mas ficou a dúvida se algumas das eborenses assim o entenderam!
Jogaram:Mariana, Laura, Sofia, Maria, Tânia, Magui e Mika.
Beja Basket 47  x André de Resende  32
Dar competição às sub 16 tem custos
Jogaram apenas as atletas sub 16 que mais tarde integraram o treino da seleção regional do escalão, permitindo assim que melhorem e ganhem rotinas. Durante a 1ª parte a equipa esteve sempre em vantagem. No 3º período o rival foi mais forte e ganhou vantagem. No último período as jovens eborenses melhoraram muito a qualidade, mas sem conseguir vencer a contenda. Matilde ainda longe do que pode fazer e Mariana Ramos estiveram muito acima de Sara Pestana (1º cesto ao minuto 36), Maria Silva que joga apenas há 2 meses e Leonor Valadas que só no último período conseguiu mostrar que sabe jogar.
   Nota para o nervosismo nos jovens árbitros. A cada decisão o olhar dirigia-se sistematicamente para o banco do Beja para confirmar a sua aprovação. Ainda assim realizaram exibição muito positiva.
Um aplauso para as atletas de ambas as equipas souberam manter-se sempre alheadas. 

Sub 16  Reguengos 148  x André de Resende  25
Quem acredita que alguns destes miúdos que hoje perderam por tantos pontos de diferença, serão num futuro muito próximos atletas do melhor que haverá no Alentejo? Nós!
Jogaram:  Rita, Madeira, Abreu, Vieira, Cândido ; Ramos,Figueira,Banha e Rebocho 

sub 14 masc André de Resende  26  x  Reguengos 91
Um jogo que pode marcar o futuro
   Jogaram: Gonçalo e Guilherme Miguéns, Rui Ramalhinho, Miguel Quintano, Diogo Mantas, Joaquim Barroso, João Ferreira, Rui Banha, Tiago Figueira, Miguel Rita, José Ramos.
   Quem acompanha mais de perto este grupo de jovens conhece bem que é consensual que num futuro próximo terão muita qualidade. Já se dividem  as opiniões quanto ao presente. Alguns acreditam que esta equipa pode  e deve ganhar. O treinador entende que essa não é a questão mais importante. A diferença no marcador não necessita de muitos comentários. A dúvida residirá se o trabalho com estes miúdos está ou não a ser bem feito.
   Este jogo pode marcar o futuro. O desentendimento protagonizado por responsáveis do clube não engrandece nem foi um bom exemplo. Episódio infeliz que merecerá dos dirigentes as medidas para que nunca mais se repita tão triste episódio. Os atletas e os familiares merecem um pedido de desculpas. 

Sem comentários: