19/03/2011

Domingo...uma tarde de Algés


Taça Nacional sub 16 masculinos  André de Resende 55  Algés  63
   Jogar com o Algés, que tem sido uma escola de basquetebol nas últimas décadas e em dois escalões diferentes conseguir discutir o resultado, demonstra que no Alentejo também existem praticantes de qualidade. Neste jogo de sub 16 fica ainda o travo de, mesmo sem o seu melhor jogador – Carlos Valente, a equipa ter sido superior ao adversário e ter perdido o jogo porque só foi capaz de concretizar 6 dos 46 lances livres que dispôs.
   Os jovens da André de Resende defenderam com agressividade, impuseram um ritmo de jogo elevado e só pecaram por não saber controlar a bola em ataques mais prolongados ,que lhes teriam permitido mais serenidade. O descalabro do 2º período foi sintomático. Ainda assim, jogando em runing-game, os jovens  eborenses conseguiam baralhar os algesinos e no final do jogo a vitória poderia ter sorrido à equipa da casa.  
Os parciais de 18-12; 10-23: 9-13 e 18-13 .
Jogaram: Diogo Ganhão (20)- um competidor nato que será muito em breve um jogador de nível nacional. Alexandre Cuco (8)- Trata-se de um jogador de eleição, com uma envergadura física que lhe permite ser intimidador junto das tabelas. Mais um dos atletas da André de Resende que vai brilhar num futuro próximo. Pedro Banha (4) - tecnicamente evoluído mas necessita de evoluir a nível físico para aguentar os contactos  do basquetebol. Diogo Borges (2)- muito empenhado como sempre, mas sem converter qualquer cesto de campo. Será mais efectivo, quando conseguir melhorar as opções ofensivas. Gonçalo Santos (6)- melhorou relativamente ao jogo anterior e foi mais ofensivo, sendo útil à equipa pois é agressivo a defender.  Pedro Marques (9)- tem o mérito de dar sempre 110% e tem sido nesta taça nacional um dos melhores a atacar. Desta vez melhorou o seu excesso de entusiasmo.Pedro Fadista (6) é o base típico. O seu rendimento melhora a cada jogo, fruto da sua recuperação física. Jogaram Júlio Serra ,Pedro Bilou não tendo sido utilizados Sabarigo e Vidigal.

Espectador muito especial:António Câmara, pai de um  jovem sub-16 do Algés, esteve este fim-de-semana no pavilhão André de Resende e a sua presença foi notada pelos presentes.
Vencedor do Prémio Pessoa 2006, sonhava em ser tenista quando estudava engenharia, mas acabou por se destacar como pioneiro na investigação em informação geográfica. Desse seu trabalho de investigação, resultou na criação da Y-Dreams, uma empresa de sucesso na área do software para multimédia, realidade virtual e computação móvel.
Director executivo da empresa, é ainda professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, fez pós-graduação nos Estados Unidos e esteve associado ao MIT (Instituto de Tecnologia do Massachusetts.
2ª divisão feminina  André de Resende 52  Algés 63
Hoje as jovens da equipa sénior voltam a merecer o destaque apesar do resultado desfavorável. Realizaram o melhor jogo da época e com apenas cinco atletas, pois a lesão de Ana Francisco veio colocar a equipa ainda mais debilitada. O Algés teve assim muita dificuldade em penetrar na zona das eborenses que só falhavam ao permitir demasiados ressaltos ao adversário. A sair da pressão com rigor e a seleccionar bem os lançamentos, a André de Resende foi sempre mantendo o Algés a pequena distância. 
Os parciais de 8-18; 13-12 ; 14-19 e 17-13
Jogaram: Lena (3)- foi a base que soube pautar os ritmos do jogo, assistindo as colegas na hora certa. Sofia(10)- sempre empenhada, mas desta vez com enorme lucidez. Madalena(8)- melhora todos os jogos, superando em leitura de jogo as dificuldades técnicas. Ana Crespo(11) é a mais experiente e impõem essa condição a defender. O destaque como mvp do jogo vai direitinho para Carla Pronto - a jovem de Reguengos fez o melhor jogo desde a sua vinda para a André de Resende. Defende bem e a sua melhor qualidade traduz-se na eficácia perto do cesto.Em tudo isto…20 pontos.
Iniciados Elvense 22  André de Resende 181
   Parciais : 6-44; 2-50; 4-54 e 10-41
Jogaram: André 23,Pucarinho 24, Imaginário 27 ,Ricardo 19,Tiago 24, Mini Marques 37 e Ivan 24.
   O adversário é constituído por atletas de minibasquete e como tal a diferença é enorme. Os nossos atletas foram de uma atitude digna da admiração de todos os presentes. Com efeito, deram o seu melhor, mas não retiravam a bola da mão dos adversários e sempre que estes se aproximavam do cesto, permitiam que lançassem sem oposição. Os pequenos de Elvas adoraram o jogo e os nossos rapazes tiveram igualmente prazer na contenda. Foram recompensados com a companhia da equipa feminina no regresso a Évora. Uma manhã de convívio. 
Campomaiorense  x  André de Resende 
Parciais : 2-26; 15-29; 12-8 e 8-22
Jogaram:Daniela Saruga, Sofia Barros, Neusa Ferreira, Marta Baúto, Mafalda Pinto, Isabel Faustino, Leonor e Carolina Cordeiro.
Na estreia como treinador, Miguel Faustino - futuro engenheiro, foi apadrinhado por Manuel e Paula Cordeiro, igualmente engenheiros que o ajudaram a conceber uma vitória que o "novo treinador" ainda não conseguiu. 
   Rezam as crónicas que a arbitragem foi um pouco caseira,  jogar contra rapazes, já é difícil , mas as nossas raparigas obrigaram os atletas raianos a empenharem-se para atingir a vitória.

Sem comentários: