06/12/2012

Sub 16 continuam invictos

 André de Resende 77 x Beja  58
   A equipa escolar mantém intacta a aspiração de estar presente na taça nacional do seu escalão ao vencer o Beja Basket. O adversário é uma equipa difícil de defrontar, com atletas muito promissores, elevado ritmo de jogo e muito bem orientados por Luís Caramba, um dos melhores treinadores em actividade no Alentejo.  
   A André de Resende esteve sempre em vantagem, jogando muito bem e apenas algumas distracções pontuais permitiam pontos fáceis ao adversário. 
   André Mira 4 continua a mostrar potencial, mas que ainda não traduz o que certamente vai produzir. Imaginário 12 é um base puro a quem apenas falta saber mudar os ritmos do jogo e defender um pouco melhor. É ele quem comanda a equipa. Ricardo 12 foi o jogador que mais evoluiu desde a época anterior. Tornou-se decisivo para a sua equipa e só deverá ser mais concentrado para evitar as constantes acumulações de faltas em segundos.Neste jogo também teve azar e 2 das faltas resultaram de ter escorregado. Ramalhinho 4 tornou-se útil à equipa e é pena que não consiga concentrar-se muito tempo, pois tem qualidades físicas que o distinguem. Ivan 14 é um valor seguro de um jovem que vai ser muito bom jogador. Disciplinado, empenhado e sempre com perfeita leitura de jogo. Como só pesa algumas gramas, tem dificuldade no contacto físico, mas quando ganhar peso será um dos melhores no Alentejo.Oleks 2 já gosta do jogo e vai aprender a ler melhor, tornando-se mais útil. Fernando inteligente, jogador de equipa por vezes em exagero e quando isso acontece não ajuda. Um exemplo como desportista. Mini 29...é Mini! Inteligente, empenhado, competitivo...só sabe ganhar. E sempre leal com colegas e adversários!

sub 14 F André de Resende 24  x Eléctrico  69
As pequenitas melhoram a olhos vistos

   Foi uma maravilha ver a equipa de Ana Pinto mostrar em tão pouco tempo uma evolução tão substancial. A forma exemplar como a treinadora lidera o jogo e as suas intervenções técnicas, sempre de forma pedagógica, retiram às petizes a pressão do jogo e ajudam na evolução.
A escolha do 5 inicial com as mais petizes permite que estas joguem entre si e juntar depois as mais velhas que souberam impor um ritmo mais vivo. É bom lembrar que há 3 semanas o resultado havia sido 4-84!
Matilde F. 4, Tânia, Leonor C. 6, Carmo F. Matilde R. 6, Maria 2, Leonor P 4 e Rita Trindade 4

sub 14 M André de Resende 72 x  Ajes  66

Miguel Galo 4 nem parecia o mesmo jogador. Empenhado e esclarecido fez o melhor jogo do ano. Pedro Couto 14 confirmou a época que tem feito; Miguel Ramos 21 não deixa dúvidas este miúdo. Faz da inteligência e do uso da envergadura as armas que o distinguem. Um espectáculo de ver jogar. Gabriel 17 , o chileno vai ser muito útil na taça nacional de sub 16. Sanatana 16 vai igualmente ajudar os seus colegas mais velhos pois já tem qualidade para o fazer.

sub 19 Lisnave 71 x  André de Resende  45
   Para se compreender melhor esta crónica é necessário recordar o jogo em Évora em que a Lisnave apresentou um jogo muito para além do contacto físico, com jogadas a roçar a violência e um jovem treinador permanentemente aos gritos o que incentiva ainda mais este excesso de agressividade. Com efeito, todas as equipas do torneio, com excepção do ESSA, se queixaram deste tipo de jogo. É muito dificil aos árbitros assinalar as constantes faltas e o jogo vai decorrendo. Infelizmente a André de Resende não conseguiu resistir a esta pressão e mesmo chegando ao final do 1º período a perder por 4 pontos, sofreu um parcial de 14 nos últimos 4 minutos da 1ª parte. O 3º período foi mais do mesmo, mas com muito demérito para a passividade das atletas de Évora. A 20 segundos do final do 3º período o treinador da André de Resende solicita a atenção da dupla de arbitragem e numa conversa de grande elevação questiona o facto da sua equipa ter 10 faltas assinaladas tendo defendido hxh dentro dos 6,75 e o adversário ter 9 faltas a defender muito para além das margens em campo inteiro.
   Os árbitros reconheceram a razão e no último período assinalaram 8 faltas ao adversário, quase tantas como no jogo todo. Resultado: 8-16! Sintomático 
 
                                
                                  As mães e avós vão-se rendendo ao talento das atletas

Sem comentários: