13/11/2014

André de Resende com resultados dispares. Seniores e sub 16 brilham...as restantes desiludiram!

séniores       André de Resende 108 x Juventude B.C. 65
Que grande exibição...e já estão entre os primeiros na classificação! 
À quarta jornada já se precebeu que a jovem equipa eborense tem qualidade e como tal, nenhum adversário será surpreendido. A André de Resende jogou ao seu melhor nível para vencerem os algarvios. A excelente exibição conduziu definitivamente aos primeiros lugares na classificação.
   Desde o 1º minuto a André de Resende demonstrou que não daria hipótese ao adversário. Começou por surpreender com um 5 inicial muito diferente do habitual e que imprimiu uma velocidade ao jogo que deixou o adversário a 10 pontos nos primeiros 5 minutos. No final do 1º período a André de Resende já tinha convertido 36 pontos...
O resto do jogo tem menos história, destacando-se mais um excelente exibição dos jovens e dos "cada vez mais jovens"- Mikael Duarte e Inácio Fernandes.
Jogaram 5 inicial: Júlio, Gonçalo, Duarte, Mika e Ricardo
Banco: Inácio, Filipe Carlos,Diogo, Banha e João Costeira


    André de Resende  73 x Salesianos  26
Mais um passo para o título regional de sub 16 femininas...terminam a 1ª volta invictas

   As raparigas terminaram a 1ª volta com um derby eborense, O adversário, composto essencialmente por ex atletas da André de Resende, revelou estar num patamar diferente e o marcador terminou com um resultado muito desequilibrado face a duas equipas com objectivos diferentes. As jovens da André de Resende, que não puderam contar com três atletas, mostraram outro ritmo competitivo mas ainda assim, permitiram aos Salesianos equilibrar o marcador durante os primeiros 7 minutos. Seleccionando mal os lançamentos e executando tecnicamente mal o gesto técnico, as atletas da André de Resende falharam imenso (Maria Pereira mostrava-se desinspirada). No 2º período e especialmente em toda a 2ª parte, as correcções foram feitas, conduzindo a uma vitória natural e por números expressivos.
   Se a equipa azul merece um elogio, o mesmo merece Carolina Cordeiro (atleta dos Salesianos), que carregou a sua equipa até à exaustão, e realizando uma excelente partida.
   A todas as atletas e treinadores das duas equipas deve ser dado um cumprimento especial, pois souberam incutir nas suas jovens que se deve procurar sempre a vitória, mas a amizade no final do jogo será sempre o mais valioso.
   Nem sempre alguns adultos conseguem entender este valor.
Jogaram: Magui (um triplo muito bem seleccionado), Tânia ( a mais esclarecida em todo o jogo), Matilde ( com descrição vai marcando pontos e dinamizando o jogo da equipa), Rita (quando é esclarecida, desequilibra com a velocidade e técnica que vai ficando mais apurada- pena que perca muitos minutos do jogo sem entender o próprio jogo), Maria melhor marcadora do jogo, mas a 1ª parte deve ter sido muito educativa, pois executava mal e em exagero o gesto técnico do lançamento. se o tivesse bem feito teria marcado na casa dos 40 pontos- perdeu grande oportunidade de o fazer, mas tem tempo de o corrigir.
Sofia tem condições físicas e quando executa com cuidado de fazer bem tem sucesso.

sub 14 M     André de Resende51  x Salesianos 52
Um passo atrás e perda da liderança...Será para dar 2 passos à frente?
A Vitória dos Salesianos foi inteiramente justa!

A equipa de sub 14 da André de Resende comandava a classificação do seu escalão para surpresa de todos. O 1º período fez pensar os presentes que mais uma vitória se adivinhava, pois a André de Resende vencia por 20 pontos de diferença. Pura ilusão, pois a equipa do 2º período perdeu por igual margem e o jogo foi para o intervalo empatado.
    Defendendo sempre sem pressão, em que Miguel Galo só assistia e os restantes pressionavam com os olhos, o adversário pressionava com todos os atletas e anulou a André de Resende. Esta jogava de forma displicente e com a esperança dos atletas mais velhos resolverem. Pura ilusão, pois o basquetebol joga-se em equipa e nenhum jovem consegue nada sozinho.
   Nem a desvantagem de 3 pontos a um minuto do fim espevitou os jovens a querer ganhar. Assistiram impávidos a um ataque de 24 segundos que (inteligentemente) o adversário fez. Se a falta de "garra" impressionou os presentes, já a dificuldade de enfrentar a pressão do jogo deve merecer uma reflexão. Esta equipa já perdeu 2 jogos por um ponto nas mesmas circunstâncias. No último minuto e meio a André de Resende falhou 7 lançamentos e 4 lances livres.
   A beleza do desporto serve exactamente para ajudar os jovens praticantes a lidar com os momentos de stress, a saber encontrar respostas no grupo e finalmente saber entender a razão da vitória ou derrota. Só sabendo a razão do sucesso ou do insucesso poderão evoluir.
Jogaram Banha, Rita, Cândido, Tiago e Tomás. Este grupo de jovens mostrou que o futuro da equipa está assegurado. Infelizmente a agressividade (no bom sentido) e a qualidade técnica não foi correspondida pelos seus colegas mais velhos.: Luís, Galo, Potes e Guilherme.
 A mudança de atitude treina-se e certamente é o que os treinadores da André de Resende vai corrigir. O adversário tem mérito, mas a reação que tiveram às adversidades do jogo não foram as melhores ! Como ainda são jovens jogadores, são este tipo de jogos que ajudam a melhorar e como são crianças inteligentes e com vontade de aprender..é já no próximo jogo que vão mostrar a mudança!

 sub 18 M     Beja Basket 58 x André de Resende 39
   O texto de antevisão do jogo dizia:
   "Os sub 18 farão o 2º jogo de "preparação" para disputar o título regional, ambicionando disputar a Taça Nacional do seu escalão. Vamos ver como se comportam!"
   A resposta não poderia ser mais conclusiva: Muito fraco.
Os números do jogo explicam tudo, senão vejamos:
- O jogo durou 65 minutos.
- Miguel Ramos cometeu 4 faltas...as mesmas de todos os seus colegas.
- Duarte Imaginário foi o melhor ressaltador da sua equipa.
- Ricardo Carvalho marcou um cesto de campo em 30 minutos!
- A André de Resende marcou 39 pontos, numa equipa com 3 atletas da equipa sénior
- O Beja converteu 7 triplos
Jogaram(?): Miguel 2, Pucarinho, Mira 6, Ricardo 11, Santana 4, Duarte 10 e Ivan 6.

sub 19 F      Basket Almada 75  x  André de Resende 41 
   As jovens deveriam demonstrar na Costa de Caparica que a sua evolução continua e quem sabe vencem pela 1ª vez as suas rivais!
    A crónica que nos chegou evidencou que a atitude competitiva das nossas jovens foi deprimente. A diferença entre as equipas não é tão grande e ...
Jogaram: Sub 19 - Sofia, Marta 2, Karla 8, Mafalda 2 e Sara 1
Sub 16- Maria 13 Tânia 15e Magui 2.
Os números demonstram que as atletas mais novas foram as mais produtivas.

Reflexão do fim de semana
   As crónicas de 3 dos jogos deste fim de semana deixam os treinadores da André de Resende com um dilema interessante para resolver e à qual ainda não conseguiram encontrar respostas. Obviamente a responsabilidade será dos treinadores e provavelmente nunca se tinham deparado com um problema destes:
A falta de atitude competitiva de um grande grupo de atletas.  Foi assim nos sub 14, sub 18 e finalmente nas sub 19 femininos. Há que reformular o esquema de treinos e adaptá-los a jovens para quem o espírito de sacrifício e empenho numa competição exige. Estes jovens têm hábitos de vida diferentes das gerações anteriores e certamente o tipo de treino terá que ser diferente. 

Sem comentários: