25/11/2014

Eduard Alonso - Treinador do Girona Basquet ensinou na André de Resende



  O treino foi animado e a alegria de todos foi constante. Ficou desenhado um econtro entre o clube catalão e um clube francês que deverá ocorrer no final de maio. 

 

20/11/2014

Cada vez mais junto aos primeiros...

 cnb1 Tubarões Quarteira 63 x André de Resende 90
Os meninos da André de Resende estão a ficar adultos
  .A André de Resende antevia um jogo muito difícil e tal veio a acontecer. O início deu uma vantagem de 10 pontos para os de Évora, que pareciam embalados para fazer um jogo fácil. No 2º período inverteram-se os papeis e os Tubarões chegaram à diferença minima no jogo- 3 pontos. Corrigidas as ingenuidades da miudagem estudante, a André de Resende voltou a catapultar a diferença para 12 pontos à entrada do último período. Neste, os azuis converteram 32 pontos e revelaram uma maturidade que até ao momento ainda não se lhes tinha sido vista.
Nestas vitórias o colectivo é sempre mais valioso, mas merece ainda destaque João Costeira e Carlos Valente com excelentes exibições.

   Merece igualmente um elogio especial a arbitragem, que contrariamente ao ano anterior, o internacional Filipe Abreu teve uma arbitragem impecável e uma postura pessoal para com toda a comitiva eborense que merece ser digna de registo. Um Aplauso!

 sub 19 Fem André de Resende 75  x Pinhalnovense 12 (jogo treino)
A paragem do campeonato permitiu às raparigas sub 19 realizarem um jogo treino com o estreante Pinhalnovense. O adversário mereceu todo o respeito, apesar da fragilidade e as eborenses aproveitaram para melhorar aspectos em que estavam mais frágeis, nomeadamente a eficácia na concretização em contra ataque e a comunicação entre as atletas quando defendem e atacam.
O balanço foi muito positivo.

Sub 14 Masc André de Resende x Estremoz
O jogo não se realizou por ausência do adversário

13/11/2014

André de Resende com resultados dispares. Seniores e sub 16 brilham...as restantes desiludiram!

séniores       André de Resende 108 x Juventude B.C. 65
Que grande exibição...e já estão entre os primeiros na classificação! 
À quarta jornada já se precebeu que a jovem equipa eborense tem qualidade e como tal, nenhum adversário será surpreendido. A André de Resende jogou ao seu melhor nível para vencerem os algarvios. A excelente exibição conduziu definitivamente aos primeiros lugares na classificação.
   Desde o 1º minuto a André de Resende demonstrou que não daria hipótese ao adversário. Começou por surpreender com um 5 inicial muito diferente do habitual e que imprimiu uma velocidade ao jogo que deixou o adversário a 10 pontos nos primeiros 5 minutos. No final do 1º período a André de Resende já tinha convertido 36 pontos...
O resto do jogo tem menos história, destacando-se mais um excelente exibição dos jovens e dos "cada vez mais jovens"- Mikael Duarte e Inácio Fernandes.
Jogaram 5 inicial: Júlio, Gonçalo, Duarte, Mika e Ricardo
Banco: Inácio, Filipe Carlos,Diogo, Banha e João Costeira


    André de Resende  73 x Salesianos  26
Mais um passo para o título regional de sub 16 femininas...terminam a 1ª volta invictas

   As raparigas terminaram a 1ª volta com um derby eborense, O adversário, composto essencialmente por ex atletas da André de Resende, revelou estar num patamar diferente e o marcador terminou com um resultado muito desequilibrado face a duas equipas com objectivos diferentes. As jovens da André de Resende, que não puderam contar com três atletas, mostraram outro ritmo competitivo mas ainda assim, permitiram aos Salesianos equilibrar o marcador durante os primeiros 7 minutos. Seleccionando mal os lançamentos e executando tecnicamente mal o gesto técnico, as atletas da André de Resende falharam imenso (Maria Pereira mostrava-se desinspirada). No 2º período e especialmente em toda a 2ª parte, as correcções foram feitas, conduzindo a uma vitória natural e por números expressivos.
   Se a equipa azul merece um elogio, o mesmo merece Carolina Cordeiro (atleta dos Salesianos), que carregou a sua equipa até à exaustão, e realizando uma excelente partida.
   A todas as atletas e treinadores das duas equipas deve ser dado um cumprimento especial, pois souberam incutir nas suas jovens que se deve procurar sempre a vitória, mas a amizade no final do jogo será sempre o mais valioso.
   Nem sempre alguns adultos conseguem entender este valor.
Jogaram: Magui (um triplo muito bem seleccionado), Tânia ( a mais esclarecida em todo o jogo), Matilde ( com descrição vai marcando pontos e dinamizando o jogo da equipa), Rita (quando é esclarecida, desequilibra com a velocidade e técnica que vai ficando mais apurada- pena que perca muitos minutos do jogo sem entender o próprio jogo), Maria melhor marcadora do jogo, mas a 1ª parte deve ter sido muito educativa, pois executava mal e em exagero o gesto técnico do lançamento. se o tivesse bem feito teria marcado na casa dos 40 pontos- perdeu grande oportunidade de o fazer, mas tem tempo de o corrigir.
Sofia tem condições físicas e quando executa com cuidado de fazer bem tem sucesso.

sub 14 M     André de Resende51  x Salesianos 52
Um passo atrás e perda da liderança...Será para dar 2 passos à frente?
A Vitória dos Salesianos foi inteiramente justa!

A equipa de sub 14 da André de Resende comandava a classificação do seu escalão para surpresa de todos. O 1º período fez pensar os presentes que mais uma vitória se adivinhava, pois a André de Resende vencia por 20 pontos de diferença. Pura ilusão, pois a equipa do 2º período perdeu por igual margem e o jogo foi para o intervalo empatado.
    Defendendo sempre sem pressão, em que Miguel Galo só assistia e os restantes pressionavam com os olhos, o adversário pressionava com todos os atletas e anulou a André de Resende. Esta jogava de forma displicente e com a esperança dos atletas mais velhos resolverem. Pura ilusão, pois o basquetebol joga-se em equipa e nenhum jovem consegue nada sozinho.
   Nem a desvantagem de 3 pontos a um minuto do fim espevitou os jovens a querer ganhar. Assistiram impávidos a um ataque de 24 segundos que (inteligentemente) o adversário fez. Se a falta de "garra" impressionou os presentes, já a dificuldade de enfrentar a pressão do jogo deve merecer uma reflexão. Esta equipa já perdeu 2 jogos por um ponto nas mesmas circunstâncias. No último minuto e meio a André de Resende falhou 7 lançamentos e 4 lances livres.
   A beleza do desporto serve exactamente para ajudar os jovens praticantes a lidar com os momentos de stress, a saber encontrar respostas no grupo e finalmente saber entender a razão da vitória ou derrota. Só sabendo a razão do sucesso ou do insucesso poderão evoluir.
Jogaram Banha, Rita, Cândido, Tiago e Tomás. Este grupo de jovens mostrou que o futuro da equipa está assegurado. Infelizmente a agressividade (no bom sentido) e a qualidade técnica não foi correspondida pelos seus colegas mais velhos.: Luís, Galo, Potes e Guilherme.
 A mudança de atitude treina-se e certamente é o que os treinadores da André de Resende vai corrigir. O adversário tem mérito, mas a reação que tiveram às adversidades do jogo não foram as melhores ! Como ainda são jovens jogadores, são este tipo de jogos que ajudam a melhorar e como são crianças inteligentes e com vontade de aprender..é já no próximo jogo que vão mostrar a mudança!

 sub 18 M     Beja Basket 58 x André de Resende 39
   O texto de antevisão do jogo dizia:
   "Os sub 18 farão o 2º jogo de "preparação" para disputar o título regional, ambicionando disputar a Taça Nacional do seu escalão. Vamos ver como se comportam!"
   A resposta não poderia ser mais conclusiva: Muito fraco.
Os números do jogo explicam tudo, senão vejamos:
- O jogo durou 65 minutos.
- Miguel Ramos cometeu 4 faltas...as mesmas de todos os seus colegas.
- Duarte Imaginário foi o melhor ressaltador da sua equipa.
- Ricardo Carvalho marcou um cesto de campo em 30 minutos!
- A André de Resende marcou 39 pontos, numa equipa com 3 atletas da equipa sénior
- O Beja converteu 7 triplos
Jogaram(?): Miguel 2, Pucarinho, Mira 6, Ricardo 11, Santana 4, Duarte 10 e Ivan 6.

sub 19 F      Basket Almada 75  x  André de Resende 41 
   As jovens deveriam demonstrar na Costa de Caparica que a sua evolução continua e quem sabe vencem pela 1ª vez as suas rivais!
    A crónica que nos chegou evidencou que a atitude competitiva das nossas jovens foi deprimente. A diferença entre as equipas não é tão grande e ...
Jogaram: Sub 19 - Sofia, Marta 2, Karla 8, Mafalda 2 e Sara 1
Sub 16- Maria 13 Tânia 15e Magui 2.
Os números demonstram que as atletas mais novas foram as mais produtivas.

Reflexão do fim de semana
   As crónicas de 3 dos jogos deste fim de semana deixam os treinadores da André de Resende com um dilema interessante para resolver e à qual ainda não conseguiram encontrar respostas. Obviamente a responsabilidade será dos treinadores e provavelmente nunca se tinham deparado com um problema destes:
A falta de atitude competitiva de um grande grupo de atletas.  Foi assim nos sub 14, sub 18 e finalmente nas sub 19 femininos. Há que reformular o esquema de treinos e adaptá-los a jovens para quem o espírito de sacrifício e empenho numa competição exige. Estes jovens têm hábitos de vida diferentes das gerações anteriores e certamente o tipo de treino terá que ser diferente. 

10/11/2014

André de Resende vence quatro dos cinco jogos...EM GRANDE!

 sub 14  At. Reguengos 68 x André de Resende 70 
Os pequeninos foram...G I G A N T E S !
   
   A equipa de sub 14 obteve um resultado brilhante em Reguengos. Contra todas as expectativas, os petizes - metade da equipa é sub 12- aproveitaram a ausência de alguns dos melhores atletas adversários e surpreenderam o Atlético na sua casa. Para espanto, este equipa sui-generis está no topo da classificação do seu escalão.
Estrela 11 x André de Resende 124
Depois de Reguengos, os miúdos defrontaram o Estrela em jornada dupla. Esperava-se uma vitória e naturalmente obtiveram-na. Os miúdos andam nas núvens!
Jogaram
   Se Diogo Ganhão está de parabéns pelo trabalho, Manuel Rita tem demonstrado uma dedicação e organização que surpreeendem, este é igualmente o momento para elogiar os atletas e o seu treinador da época transata: JOSÉ ROUPA.
O marcador estará certo?
O professor da André de Resende revela para além do rigor profissional, um talento inato para jovens. Conseguiu aliar o ensino das técnicas do jogo à paixão de jogar. Foi ele quem orientou a equipa em Vendas Novas e toda a comitiva ficou rendida à sua capacidade pedagógica. Estes atletas irão recordá-lo como o seu treinador do minibasquete. José Roupa é a melhor revelação como treinador de minibasket nos últimos anos nesta região do país! A André de Resende teve muita sorte! 
 sub 16 F  Elétrico x André de Resende 
UM GRANDE PASSO...
   As sub 16 tiveram mais um teste muito importante para a eventual ida ao nacional. O início do jogo refletiu o nervoso entre duas equipas que se rivalizam (no bom sentido) e o resultado de 0-4 aos 6 minutos refletia isso mesmo. A André de Resende faz 3 minutos muito bons no final do 1º período e termina a vencer 11-3. Reagiu o Elétrico e aproxima-se no marcador. O terceiro período mostrou a equipa de equipa de Ponte de Sôr a pressionar mais a bola e tentar liderar o marcador. As eborenses sem fazer um grande jogo souberam manter uma diferença de 6-7 pontos e nos últimos 3 minutos da partida fazem um parcial de 10-0 sentenciando o vencedor.

   A André de Resende não fez um jogo brilhante, mas a falta de competição pode ajudar a explicar. Jogaram: Sofia, Micaela, Iris, Matilde 6, Rita 9, Margarida 6(mvp), Tânia 7 e Maria 21.


 sub 19F GDESSA 101  André de Resende 33
O 1º jogo da época...
   O regresso das raparigas ao melhor torneio regional. Um dia contra as melhores ! Ano após ano a André de Resende tem melhorado os resultados contra o GDESSA. Este ano não conseguiu confirmar esta evolução, pois este foi o 1º jogo da época neste escalão. A organização e disposição no campo não foi a melhor e a equipa viveu de iniciativas individuais. As atletas de sub 19 registaram naturalmente menores prestações, que irão melhorar substancialmente. Já as jovens de sub 16 deram melhor contribuição, pois têm mais jogos realizados.
Jogaram:
CNB1  At. Reguengos 67 x André de Resende 72 
A VITÓRIA Num Grande DÉRBY
   Um derby é sempre um derby e os finalistas da Taça Alentejo voltaram a defrontar-se. As duas equipas têm qualidade e o equílibrio durou o jogo todo!

   O Atlético de Reguengos conseguiu dominar o capítulo dos ressaltos e com isso ter mais de uma dezena de posses de bola. Apenas as alternâncias defensivas conseguiram manter uma ligeira supremacia dos eborenses. Inácio Fernandes e Carlos Valente mostraram-se acima dos restantes. Micael foi o atleta que melhor desempenho defensivo consegiu. Muito inteligente e fisicamente forte é uma pena que não seja tão agressivo a atacar (apenas 2 pontos ao intervalo). Diogo Ganhão( cedo com 2 faltas) e Filipe (1 em 6 de lançamentos de 2 pontos) estiveram mais abaixo do que têm vindo a fazer. Júlio Serra e Gonçalo foram empenhados e defenderam, mas no ataque acrescentaram pouco. João Costeira estreou-se e não esteve bem na 1ª parte, foi decisivo nos últimos minutos. Bruno Canelas jogou 25 minutos, marcou 4 pontos e fez 5 turn overs...Esteve ainda assim bem nos últimos minutos com 5 ressaltos defensivos.

07/11/2014

Mais uma prestigiada empresa a ajudar-nos.

   Uma das mais prestigiadas empresas da nossa cidade decidiu apoiar o GDR André de Resende. Estamos gratos e orgulhosos.


04/11/2014

Eleições para os corpos sociais do GDRAR

   O mandato dos órgãos sociais do GDRAR terminaram e por determinação do Sr. Presidente da Assembleia Geral, Drº António Cuco, estão aberto o período de apresentação de listas para o acto eleitoral. Assim, a entrega das listas deverá ocorrer até ao dia 18 de Novembro do corrente, entregues em carta fechada na sede do clube.
O acto eleitoral será no dia 21 de Novembro entre as 18:00 e as 21:00 no pavilhão André de Resende.

03/11/2014

Farmácia Central-Mora patrocinou Diogo Ganhão

    A Farmácia Central-Mora será representada pelo atleta Diogo Ganhão, que será patrocinado pela referida empresa! As fotos nos finais dos jogos serão enquadradas com a respectiva publicidade!