10/02/2015

VERGONHA...OU FALTA DELA!

   O Grupo Desportivo André de Resende tem-se tornado numa referência desportiva da cidade de Évora, sendo um dos clubes de basquetebol do Alentejo que melhor tem representado a sua região a nível nacional. As suas equipas masculinas marcaram presença em finais nacionais, conquistaram títulos regionais e no presente a equipa sénior apresenta-se entre os primeiros da sua divisão. São conhecidas as dificuldades dos clubes desportivos bem como dos seus treinadores e dirigentes, que com pouco recursos, tentam aumentar o número de praticantes, bem como a sua qualidade técnica. Espera-se que os municípios, federações e associações desportivas actuem em conjunto com os seus clubes para o incremento da prática desportiva. 
   Por todas estas razões empenhei-me pessoalmente na construção de uma lista de pessoas, que para além da amizade e respeito que nos unia, reuniam capacidade para melhorar o panorama basquetebolístico regional. 
   Não me defraudaram e é com orgulho que vejo os vários órgãos eleitos da Associação de Basquetebol do Alentejo representarem com elevação os cargos para que foram eleitos.
Infelizmente alguns problemas têm vindo a surgir, tendo como denominador comum a condução técnica da estrutura associativa. Em todos os momentos fui condescendente, pois, para além da minha responsabilidade, unia-me uma amizade e trabalho comum de vários anos.
   Várias situações envolvendo o meu clube e outros, a minha pessoa e outras e fui sempre calando o desgosto das coisas não estarem a correr bem. Hoje não posso calar mais!   

Serve este intróito para que se compreenda a estupefacção do clube  André de Resende e de todos os seus dirigentes, perante o comunicado da Associação de Basquetebol do Alentejo de 10 de Fevereiro. Este vem informar os clubes das acções previstas para as férias de Carnaval, visando a preparação para a “Festa do Basquetebol” que se realizará na Páscoa em Albufeira. 
   Diga-se em abono da verdade que este fabuloso documento apenas tornou oficial o que já tinha sido divulgado nas redes sociais por atletas, que certamente conheceram todos os detalhes e gentilmente os foram fornecendo à saciedade !!!
No sector feminino apenas a André de Resende está a representar o Alentejo nas competições nacionais.
   Repita-se: Apenas a André de Resende está na Taça Nacional de sub 16 e sub 19.
Seis meses após o início da época, foram finalmente agendadas acções no sector feminino!
   Durante estes meses não foi realizada qualquer actividade com um sector que necessita de captar novas atletas , bem como aprofundar a qualidade técnico-táctica das poucas  já existentes.  

   O desporto feminino, com culpas a repartir por muitos, tem sido o parente mais pobre, merecendo um elogio pelo esforço de captação, os Salesianos ( Cristina Torres), Atlético de Reguengos (António Matias), Eléctrico (Marina M.) e André de Resende (Pedro Gouveia).
   A falta de reconhecimento pelo esforço de atletas, treinadores e dirigentes da André de Resende está reflectida neste lamentável documento. Este deveria envergonhar quem o fez e tonou visível a clara intenção com que foi urdido.
 Vejamos:
-   Demorou 6 meses para urdir um documento que nem consegue completar os quatro treinadores exigidos por regulamento. Ou foi deixada uma vaga propositadamente? Para que todos saibam, no dia 27 de Janeiro foram rejeitadas a oferta de Rui Ganhão e Luís Francisco para ajudar nas selecções femininas!
- Entre os doze nomes escolhidos (treinadores e/ou dirigentes) não figura nenhum da André de Resende! Estranho? Nos anos anteriores eram vários! Coincidência?
- Não mereciam uma palavra os dirigentes que nos anos anteriores acompanharam as equipas e que este ano foram votados ao esquecimento? Não será falta de respeito por eles?
- No escalão de Sub 16 masculinos foram escolhidos atletas de seis clubes diferentes…excepto a André de Resende, cujos jovens até estão a disputar a Taça Nacional de sub 18 (Sub Dezoito)!  Critérios?!

- No fabuloso documento, foi calendarizada a acção de sub 16 femininos em Vendas Novas, para um dia em que as atletas da André de Resende estão em Lisboa a disputar um jogo para a Taça Nacional! Distracção? No regresso desse jogo está previsto um treino até às 22:00. Incompetência?..ignorância? Maldade?
- No fabuloso documento pede-se aos treinadores das equipas femininas que indiquem os nomes para…observar! Em seis meses não foi possível escolher os nomes das atletas?

   Enfim, para os que urdiram com tanto despeito este documento, julgam que perdem os jovens que praticam basquetebol na André de Resende, mas perdemos todos. O que foi feito não enobrece o/os autores. Mas, que fique claro, a revolta que todos sentimos, nada tem a ver com os nomes dos treinadores e dirigentes escolhidos. Estes merecem toda a nossa simpatia, admiração e amizade. Acredito que também eles devem compreender a nossa indignação!
   Certamente a Direcção da Associação de Basquetebol do Alentejo não se deverá rever num documento tão infeliz, que por razões que só podem ser explicadas pelo/pelos autores do mesmo ou na obscuridade da mesquinhez! 
   Com um pouco mais de falta de vergonha, nem escolhiam qualquer atleta da André de Resende!
Julgo que deverá ser feita uma avaliação do trabalho da Direcção Técnica e retirar as respectivas ilações. Não se poderá voltar a repetir uma época como esta, nem situações tão pouco recomendáveis como as que hoje presenciámos!  
Luís Francisco                                                                    

Sem comentários: