12/12/2016

Séniores perdem em Setúbal no prolongamento

1ª Divisão Mas.  Scalipus TascaXicoCana  77 André Resende/AAUÉvora 71
Custa perder quando a vitória esteve na mão!

Parciais: 18-17, 22-14, 13-15, 10-17 e no prolongamento 14-08.

Jogaram: Marco, João Nunes 11, Duarte 7, Inácio 11 e Godinho 14

Micael 10, Nuno 14, Carlos S. e Diogo 4
   O confronto entre equipas com ambições de subida de divisão foi muito bem preparado por ambas e o conhecimento entre si era óbvio. A André de Resende cometeu ainda assim muitos erros individuais na defesa permitindo 5 triplos ao seu adversário durante a 1ª parte.  Na 2ª a defesa melhorou muito, fruto do colectivo, mas essencialmente da acção de Micael Duarte que conseguiu dar uma solidez defensiva, criando mais dificuldades aos bases adversários. Os nove pontos de desvantagem ao intervalo ainda chegaram aos 14 no 3º período, mas a recuperação foi-se fazendo e os eborenses passam para a frente a 2 minutos do final. O Scalipus ficou com posse de bola para os últimos 11 segundos e empata no último.
   No prolongamento a história definiu-se depressa pois a André de Resende de forma estranha assume acções individuais e sofre um parcial de 6-0.  O Scalipus pode pois gerir o ritmo de jogo, mas ainda ficou a 3 pontos no seu último ataque.
A derrota fica atenuada pelo empenho de todos, mas deve fazer refletir a André de Resende, pois alguns atletas revelaram enorme afastamento do ritmo de jogo.


   Sen. Fem   André Resende  42 x Elétrico  54
Elétrico um justo campeão

Parciais: 10-12, 18-10, 8-17 e 16-15

Jogaram: Tânia, Maria, Magui 2,  Iris 3 
Sara Z, Rita, Sara P., Mika, Susana, Laura, Marta 6 e Sofia P. 4
A crónica do jogo espelha-se muito nas intervenientes mais decisivas. No Elétrico a estratégia defensiva voltou a surtir efeitos, especialmente na 2ª parte, onde novamente a André de Resende cometeu exatamente os mesmos erros do jogo da 1ª volta. A fabulosa 1ª parte de Tânia Murteira guindava a equipa para a liderança no marcador (20 pontos marcados ao intervalo em 7 conversões de contra ataques e ataques planeados). Maria Pereira, bem defendida pelo colectivo adversário perdia-se em acções individuais condenadas ao fracasso ( um cesto convertido em 30 minutos) Na 2ª parte tudo mudou. As ações individuais e um basquete trapalhão facilitaram muito o rival em que raramente a André de Resende fazia 2-3  passes entre si. Algumas atletas chegaram a tentar por várias vezes jogar um contra 5 e isso facilitou muito a defesa contrária que se limitava a esperar por erros tão infantis. Tânia marcou apenas 1 cesto em 20 minutos e só Sofia Pinto mostrou mais argumentos numa equipa perdida.


Sub-14 Fem.  Divinus Gourmet/ André Resende 89 x  Salesianos Évora 20

Jogaram: Gabriela 25 !!! Jovem de 10 anos!!!
As miúdas chegaram ao final do campeonato vencendo todas as equipas rivais. Pode-se pensar que estas vitórias se devem ao facto da André de Resende ter a melhor atleta do escalão, mas tal não corresponde à verdade, pois Margarida Correia  (24 pontos)limita-se a jogar com "as filhas"!.

Gabriela Fernandes tem uma evolução impressionante, Sara Nascimento tem tudo para ser jogadora, Mariana Ramos (28 pontos) é de facto a jovem que define as acções da equipa. As pequeninas são ainda do minibasquete, mas o gosto pela modalidade já lá está!  


Sub-14 Mas. Delta/André Resende  47  ASC/BVRM/Terras d’el Rei  107
Parciais: 12-26, 4-27, 15-36 e 14-18

Jogaram: Rita 13 , Ramos 6, Banha 4, Ludovino 12 e Miguéns;

Vieira 2, Madeira, Tiago M., Gustavo 6, Ramalhinho 2 e Figueira 2

Bom jogo de ambas as equipas que decorreu na mais perfeito ambiente com uma bancada bem composta e a apoiar as vedetas. Estes não deixaram os créditos por mãos alheias e os 154 pontos convertidos pelas duas equipas dizem bem do empenho. A André de Resende demonstrou que possui um grupo de jovens que se continuarem na modalidade terão muito sucesso. Já se nota muita boa leitura das situações de jogo e uma procura coletiva das várias soluções.
  
Sub-18 Mas. André Resende 42   Beja B.C 65
Uma equipa...dois cincos!


Parciais: 08-13, 7-13, 13-24 e 14-15

Jogaram: Miguel 12, Couto 4, Santana 10, Luís 5 e Ludovino 5

Madeira 2, Palhão, Pastor, Moleirinho 4 e Vieira
   Quando jogam os melhores sub16/18 a equipa demonstra muita qualidade. Ainda não foi desta que todos estiveram presentes, pois Miguel Galo não jogou.
É um gosto ver a qualidade e a forma colectiva como jogam e deixam que Miguel ramos lidere. Este jovem que treina com a equipa senior, conhece os ritmos do jogo e as melhores soluções ofensivas. O Beja foi mais forte e Rui Dias foi dando minuto aos atletas com menos treinos e experiência de basquete. Destes, Moleirinho e Madeira destacam-se dos restantes.


Sub-16 Mas. 105 André Resende  28 Beja B.C. 65


Parciais:09-17, 3-28, 6-18 e 10-2

Jogaram: Luís 12, Ludovino 16, Rita, Vasco e Tomaz,

Tiago, Francisco e Tiago Matos
Este é o jogo em que um regulamento ridículo estraga o prazer dos jovens com mais qualidade e que se empenham para jogar. Os melhores atletas da André de Resende só jogaram os últimos 10 minutos juntos, pois no restante tempo tiveram em campo jovens que não gostam nem treinam o suficiente ou que ainda têm pouca qualidade. Perderam os mais empenhados e perdeu o adversário que poderia ter tido um jogo mais equilibrado e emotivo. Assim venceu a pseudo-pedagogia e perderam todos os miúdos que gostam e treinam com afinco para serem melhores em cada dia.

Sem comentários: