05/12/2016

Vitória nos últimos segundos

Camp Nacional 1ª Divisão
                              André Resende  58  x Benfica de Palmela  56
Uma delícia para quem assistiu...só com um coração muito forte se aguentou!
 

   Em confronto duas equipas com a ambição de subir de divisão e que se estudaram muito bem. Os eborenses começaram muito bem e chegaram ao 2º período com o adversário "encostado ás cordas", com uma vantagem de 12 pontos e com 4 faltas cometidas, levando a partir daí para a linha de lance livre todas as faltas cometidas. Estranhamente a André de Resende opta por seis ataques consecutivos mal selecionados e chega ao intervalo... a perder por 2 !
   A 2º parte começou com a equipa do Pinhal Novo a dominar claramente a liderar a partida. À entrada dos últimos 3 minutos esta parecia estar decidida para o Benfica de Palmela.
   Os campeões fazem-se com jogos assim e num último fôlego, Micael Duarte, Nuno Costa, João Godinho, Duarte e Diogo Ganhão equilibram a partida. Nos últimos segundos a André de Resende passa para a frente e chega mesmo a recuperar mais uma posse de bola, que inteligentemente não concretizou, para não permitir ao adversário parar o jogo.
   Jogo muito intenso e difícil para os árbitros, mas a dupla de jovens soube manter-se mais serena do que os treinadores de ambas as equipas.

sub 16/19   André Resende 80  x Salesianos  25
Exibição a espaços com qualidade

   A cada jogo que passa a diferença entre as duas equipas aumenta, mas melhoram ambas. O jogo decorreu sempre com domínio das atletas visitadas que defendendo em pressing iam desgastando os Salesianos. Estas iam igualmente procurando sair da pressão com rigor e demonstraram no 3º período que conseguem mostrar alguns argumentos.
Na André de Resende jogaram:
Sara Pestana, Laura, Sara Z. Margarida, Maria, Magui, Sofia P. Iris, Susana, Mariana e Laura.

sub 14 Fem  Beja André Resende
As pequenitas ainda não perderam nenhum jogo esta época!


Jogaram: Mariana Ramos, Matilde Figueiredo, Rita Pechincha, Margarida Correia, Joana Chegadinho, Gabriela,Vera e Sara Nascimento.

sub 18 Masc Reguengos 81 x André Resende 58
Cinco brilhantes jogadores...tivessem jogado sempre e iam à final 4!
Numa deslocação difícil a reguengos, a equipa apresentava-se apenas com 5 atletas. No entanto, isso não intimidou os visitantes. Num início de jogo muito agitado a equipa de reguengos entrou com uma defesa muito pressionante a campo inteiro causando problemas durante os minutos iniciais, mas rapidamente os eborenses encontraram soluções aproximando o marcador. Ao intervalo os reguenguenses iam vencendo por uma curta margem. Na segunda parte o cansaço notou se um pouco mas nunca permitindo um grande avanço aos da casa. É de realçar a atitude de todos 5 jogadores durante os 40 minutos.
Texto escrito pelo atleta Miguel Ramos

    Pela primeira vez esta época este cinco atletas jogaram juntos e ironia do destino, apenas eles. Os restantes, como tem sido hábito nesta equipa de jovens que não passaram pelos escalões de formação do clube, não entendem o compromisso com os colegas, treinadores e dirigentes. Faltam ou jogam quando entendem! Uma pena para eles!
   Miguel Ramos, Pedro Santana, João Ludovino, Luís Serrano e Miguel Galo foram liderados por Rui Dias e demonstraram a qualidade que todos lhes reconhecemos.
Nota: Chegou agora mesmo à nossa redação um texto de Luís Serrano:
"Grande jogo em que Miguel Ramos nunca passou a bola a ninguém e chegou a fintar colegas e adversários!!!!


sub 16 M  André Resende 47 x Reguengos 70
Enquanto houve fôlego... mas Reguengos foi mais forte.
Parciais: 15-16, 10-09, 15-23 e 07-22

Excelente jogo fizeram os sub 16 da André de Resende frente ao candidato mais forte ao título regional. Com apenas 7 jogadores a equipa da casa , fruto de uma regra sem sentido inventada esta época pela FPB, o jogo perde o entusiamo inicial. Na juventude basta que a bola comece a rolar e os atletas esquecem estas regras pseudo-pedagógicas inventadas pelos adultos. Vejam-se o caso de muitas equipas no Alentejo que veem as suas vitórias transformadas em derrotas porque os elementos que não respeitam as suas equipas e os seus compromissos ficam em casa. Uma regra estúpida que urge eliminar.
   Mas o mais importante é o que mostra o placard com o marcador. O Atlético de Reguengos pode rodar toda a sua equipa e chegar ao último período para decidir a partida. Isso ajudou ao equilíbrio e a forma inteligente como a partida decorreu proporcionou a todos uma sensação de ter realizado grande exibição.
Jogaram: Tiago M. 0, Tiago 0, Tomaz 3, Batista 0, João 17, Luís 7 e Miguel 20


sub 14 M   Beja 79 x André Resende 43
   Vitória dos mais altos...mas os mais pequenitos venderam difícil a derrota.
Tiago Antunes sofreu fratura do pulso e ficará impedido um mês sem jogar !

   A vitória do Beja é indiscutível num jogo que fica marcado pela lesão grave de Tiago Antunes.



sub 18 M André Resende 30 x Salesianos  81
   Atitude competitiva e qualidade de Santana e Ramos
Vitória dos Salesianos foi indiscutível porque é a equipa que melhor defende.
Neste jogo apenas participaram atletas da André de Resende com idade sub 18 e confirmou-se o que era óbvio: A qualidade dos que só agora se iniciaram na modalidade ainda é débil. Mais do que esta, o mais importante era que os jovens aprendessem o valor do compromisso, da exigência e rigor. Os Salesianos defenderam sempre muito bem e apenas Pedro santana e Miguel Ramos conseguiram respostas interessantes.
  Parciais: 00-19,  19-18, 1-28 e 10-16
Pastor 0, Palhão 2, Moleirinho 2, Oliveira 2, Daniel 2...Santana 8, Ramos 12 


Sen Fem  Juventude Évora 32 x André Resende 58
Má propaganda ao Basket feminino
Parciais: 06-12, 10-16, 10-15 e 6-16
A vitória da André de Resende foi clara e sem contestação, mas o mau espetáculo proporcionado a quem viu a partida nem justifica crónica. A presença de uma equipa de miúdas contra atletas muito mais velhas deveria servir para que as primeiras tivessem gosto de defrontar as segundas e estas ensinassem algo de positivo à geração posterior. Não houve qualquer momento deste tipo.
   No último jogo desta época com o Juventude de Évora deveria ter proporcionado outro espetáculo. Destaque pela positiva para as atletas da André de Resende e algumas do Juventude de Évora mereciam que o jogo  tivesse tido outro rumo.

sub 14 Masc André Resende x Estrela Vendas Novas
A equipa de Vendas Novas não compareceu.

Sem comentários: