15/01/2017

Basket feminino viveu emoções fortes

1ª mão apuramento para o Campeonato Nacional de sub 19 feminino
           André de Resende  37  x Stella Maris  43        (transmitido em direto no facebook)
                                CARTÃO BRANCO (fair play) PARA TODOS.

   Excelente jogo vivido com emoção até aos últimos segundos e enorme fair play entre todos. A crónica deste jogo deve e merece começar por este item. Com efeito o empenho das atletas das duas equipas foi levado ao máximo, o equilíbrio no marcador foi constantes e por várias vezes na entrega ao jogo de todas, alguém saía pontualmente magoado. Não se viu qualquer reação menos própria, nem das jovens, nem dos adultos ou do público que merecesse reparo.

   Agora o jogo: Que EXCELENTE EXIBIÇÃO fizeram as nossas atletas.
Um exemplo de colectivismo e só por isto é que realçaram as individualidades. Começaram melhor as eborenses com ataques de posição muito bem definidos em que a bola circulou sempre por todas. Reagiram as penichenses e o empate ao intervalo mostrava o equilíbrio. O 3º período foi totalmente dominado pelo visitante que não deu qualquer chance à André de Resende. Uma mudança tática de Rui Ganhão vira novamente o jogo e a vitória só não surgiu porque nos últimos 2 minutos as da casa falharam 3 cestos fáceis.
Jogaram:
Magui foi brilhante; defendeu muito bem a melhor adversária e pautou o jogo...5 estrelas; Tânia foi a base esclarecida que a equipa precisou: 5 estrelas; Maria o empenho habitual e o desequilíbrio que provoca: 5 estrelas quando ataca;  Iris Sara e Sofia surpreenderam pois acrescentaram muito à equipa. Souberam ser intensas a defender e esclarecidas na tática ofensiva:5 estrelas; Laura, Susana e Mihaela não conseguiram acrescentar mas também não comprometeram: 4 estrelas.
No próximo sábado espera-se uma grande comitiva a apoiar as raparigas em Peniche!

Campeonato Nacional 1ª divisão...RUMO À 2ª Fase da Competição

          André de Resende  80  x AE Faculdade Ciências e Tecnologia  55 
A paragem competitiva fez-se notar...muito!
   O público vibrou com o desenvolvimento do jogo, quer os que se deslocaram ao pavilhão quer os muitos que acompanharam o filme no computador. Parabéns a Pedro Couto e Luís Moisés que proporcionaram a 1ª transmissão de um jogo do GDRAR.
   A equipa infelizmente esteve muito abaixo do que se espera de um candidato à subida. Com um início apático, sem chama nem alegria os eborenses chegaram a estar a perder por 10 pontos a meio do 1º período...contra um adversário claramente mais fraco. As alterações de jogadores mudaram o marcador mas apenas isso. A dezena de lançamentos falhados debaixo do cesto e as soluções erradas contra adversários uma equipa com menos centímetros e quilos foram constantes. As soluções dos azuis privilegiaram os triplos e os lisboetas aproveitavam para se manter à tona.
   Num jogo que foi transmitido em direto para as redes sociais e que foi um sucesso de adesão, não foi um espectáculo como se esperava. A falta de treino de alguns foi evidente e a falta de competição por períodos tão longos (4 semanas) ajudam a explicar, mas apenas ajudam!
   Certamente no próximo domingo a receção ao líder BAC (Basket de Almada) mostrará outra cara da André de Resende. Esta não contará com João Nunes com lesão num dedo que o afectará nas próximas 3 semanas.
jogaram: Mika 10, Carlos S.4, Marco 2, Gonçalo, Ramos, Godinho 8, Imaginário 2, Nuno 2, Ganhão 21, Ricardo 2, Nunes 14 e Carlos V. 10

Final 4 do Campeonato Regional de sub 16 masculinos
Beja Basket foi campeão, André de Resende surpreendeu conforme prometido!
Salesianos  49  x  André de Resende  63

Esta final 4  comprovou o Beja como campeão e demonstrou a qualidade mais reduzida das equipas de sub 16 dos últimos anos. A André de Resende apresentou apenas os 8 atletas disponíveis e 3 deles eram sub 14 (Miguel Rita (4) , Tiago Antunes (1) e João Madeira (4). Começando por estes é obrigatório reconhecer a grande ajuda que deram à equipa e João Madeira surpreendeu mesmo ao defender o melhor atleta salesiano. Vasco Pereira (2) foi brilhante a defender mas muito confuso a atacar e Tiago Rebocho cumpriu o que se pedia. O trio Luís Serrano (9), João Ludovino (14) e Miguel Galo (29) têm já outra qualidade à qual não é alheio a experiência que têm sabido beber no treino com os seniores.
Ficou ainda demonstrado que enquanto equipa são já mais fortes do que o seu rival mas ainda longe dos finalistas deste torneio.
Destaque para a  molde humana que se viu no pavilhão e a animação criada durante os jogos: MUITO BEM.
Um pequeno reparo para a cerimónia final: eleger o 5 ideal é um momento  de terminar em festa para todas as equipas e não apenas para a que (merecidamente) ganhou!

Sem comentários: