11/04/2018

Albufeira 2018- Sub 16 femininas fizeram a melhor classificação de sempre

   As festas de Albufeira são o palco onde se demonstra a qualidade do trabalho que se vai fazendo nas diferentes zonas do país. Para a maioria das crianças e jovens é o momento de observar jogos com mais qualidade do que habitualmente veem. É igualmente o momento do ano em que se fazem e reveem amizades feitas nos anos anteriores. Para os craques das Associações mais fortes é o momento em que o país vê nascer mais um potencial talento para o "profissional" basquete português!
   O Basquetebol do Alentejo fez em 2017 uma profunda reforma nos seus quadros dirigentes com uma Direção e um Conselho de Arbitragem novos, liderados por jovens que têm demonstrado ser capazes de se afirmar num plano nacional: João Leitão e Manuel Marchante. A Direção optou por manter o mesmo Diretor Técnico e foi com este, que o futuro se recomeçou a construir. Albufeira 2018 foi o palco de exame das suas opções.
   As equipas e os dirigentes presentes procuraram manter a imagem muito positiva deixada na última edição e a ABA voltou a sair reforçada. Infelizmente o conteúdo basquetebolístico nem sempre soube demonstrar essas linhas orientadoras e a visão de futuro. A liderança técnica não introduziu nada de novo e permitiu até vícios antigos. O trabalho dos que se esforçaram, ficou pois muito prejudicado e o futuro com nuvens muito negras.
   O primeiro elogio é para os dirigentes da ABA, nomeadamente José Sargaço que foram de um apoio a todas as equipas durante a competição. Liderados pelo João Leitão, 4 dirigentes e 6 treinadores para uma competição de 6 dias é muito pouco e ficou aquém do esperado.
Seleção de sub 16 Feminina - A melhor classificação de sempre
Nota: esta tabela apresenta um erro, pois o Alentejo classificou-se em 14º.
Na época 2017/18 não houve campeonato regional por não haver equipas suficientes para o realizar. No 1º treino de seleção estiveram as 25 atletas possíveis para escolher 12. A qualidade das jovens está longe do pretendido mas a grande maioria tem menos de 2-3 anos de basket, havendo mesmo 3 jovens com menos de um ano na modalidade. Com muito brilho atingiram o 14º lugar e fazendo melhor do que em anos anteriores. Quando jogaram contra Leiria e Vila Real demonstraram que ainda estão longe desse patamar. 
   Matilde Francisco foi a atleta com melhores performances individuais, Sara Pestana das mais utilizadas, Maria Dourado e Leonor Valadas foram de uma utilidade para o grupo impressionante e Mariana Ramos teve um azar que dificilmente esquecerá. No anos em que era das mais influentes, lesionou-se na véspera e ainda assim, com o pé "pintado de negro" quis jogar no 1º jogo. As 5 jovens demonstraram uma postura extra desportiva igual a todos os atletas da André de Resende, mas ainda assim merecem ENORME ELOGIO.
Seleção de sub 16 Masculina - A um passo do nível 1
   Liderada por Luís Caeiro, demonstrou o bom trabalho realizado durante a época. Igualou a boa classificação do ano anterior, mas ficou a um passo do nível superior. As lesões de alguns atletas que fariam a diferença e a falta de liderança na resolução de "pormaiores" no apoio ao treinador justificam a razão de não se ter atingido a subida ao 1º escalão. Atletas e treinador merecem aplauso.  
João Madeira foi o espelho desta seleção: Trabalhador, com muitos fundamentos técnico táticos e trabalhando em prol da equipa. CINCO ESTRELAS.
Seleção de sub 14 Feminina - O futuro assegurado
 
   Foi o grupo que demonstrou melhor o que pretendiam a nova equipa diretiva. Abdicar de resultados imediatos e apresentar uma equipa de jovens que serão o futuro do basket feminino do Alentejo. Marco Galego descobriu na sua adjunta Sara uma treinadora para muitos anos e as petizes mostraram uma organização defensiva e ofensiva que não deixou ninguém indiferente. Os resultados irão aparecer num futuro próximo. Inês Pechincha, Cláudia Varela e Gabriela Fernandes fazem parte deste futuro, onde se incluirão mais 2 ou 3 jovens da André de Resende.
Seleção de sub 14 Masculina- Demasiados equívocos a montante!
   Esta tabela apresenta igualmente um erro: Alentejo classificou-se em 14º, ainda assim a pior classificação desde 2014. A modesta prestação veio demonstrar a série de equívocos que todos tentámos alertar antes da ida para o Algarve. Tudo o que girou em volta deste grupo foi pouco normal. Mais grave é que apesar disso a ABA volta a insistir no que todos assumem como errado. 
   Numa época em que, abaixo do escalão de sub 14, o trabalho associativo é muito medíocre, o trabalho nos restantes escalões e num futuro muito próximo fica comprometido. A ausência de convívios de minibasquete, esquecido com a atual direção técnica associativa, foi deixado apenas aos clubes o trabalho para o futuro da ABA. Os resultados da equipa de sub 14 que foi escolhida para Albufeira, não auguram nada de bom para o futuro. 
   Os jovens Miguel Rita e Tiago Antunes integraram um grupo de jovens merecem um aplauso pela tenacidade e postura superior.
Texto da autoria de Luís Francisco

Sem comentários: