13/11/2018

André de Resende e Galitos mereceram os parabéns...os árbitros não!

Campeonato nacional 2ª divisão        Galitos 101   André de Resende  86

Duração do jogo: 2 horas e 7 minutos !!!

62 faltas assinaladas e 68 lances livres
nota: Podem os leitores confirmar que raramente registamos criticas a árbitros, sendo muito normal o elogio. Num clube com centenas de jogos, uma ou duas vezes por época se registam criticas a arbitragens. Nas poucas vezes que tal aconteceu, nunca teve a ver com decisões erradas, mas sim com posturas. Este foi  caso e merece ser registado para que não aconteça novamente com nenhum clube!  

fotos retiradas do facebook do Galitos
Parciais: 22-18, 30-16, 21-30 e 20-22
Jogaram no cinco : Kadinho 3 Diogo 21, Nuno 23, Ludgero 22, Duarte 9, João F. 2,Luís Serrano 4, Ludovino 2, Rui Pechincha , Luís. 
Sem grandes considerações, atente o leitor nos factos e tire as suas conclusões:
    Um árbitro durante todo o jogo dirigiu-se  para os atletas do Galitos tratando-os por "MANOS"! Ficamos esclarecidos sobre a capacidade que este jovem tem para a função. Em condições normais seria imediatamente afastado da arbitragem encontrando no futebol a sua modalidade. 
   Se o jovem não tem perfil, a sua colega não esteve melhor deixando todos os que assistiram, na dúvida se o que ajuizavam era apenas falta de competência para a função. A dupla prejudicou muito ambas as equipas, mas muito mais a equipa visitante e desde o apito inicial deu a entender a falta de isenção. 
   É certo que marcou mais faltas contra o Galitos mas estas eram marcadas quando a equipa da casa tinha uma vantagem significativa. Aos  5 minutos já a André de Resende tinha 7 faltas contra 2. Uns minutos mais tarde o Galitos, já a vencer via ser-lhe averbado 6 faltas em poucos minutos. Logo  nos minutos iniciais de cada período  o jogo seguia para lances livres.
   Em 5 situações  quando um atleta da André de Resende estava isolado com bola debaixo do cesto, o jogo era interrompido para assinalar uma falta (?) longe. O jogo parava porque um dos árbitros assinalava uma falta a 10-15 metros de distância evitando assim um cesto fácil! Numa dessas situações, com Nuno Costa isolado para o cesto a árbitra considerou uma falta com contacto por trás...falta normal! Mais falta técnica ao treinador da André de Resende, que sendo a 2ª saía do banco...mais uns lances livres e..nova grande vantagem da equipa da casa!!!
O Galitos poderia ter ganho ou não mas com situações destas o valor da vitória fica muito diminuído.

   Crónica do basquetebol: 

   Começou melhor a André de Resende que mesmo falhando lançamentos em contra ataque conseguia suster os lançadores rivais e liderar o marcador. Aos 5 minutos de jogo já Diogo Ganhão, Duarte Imaginário e Ricardo Carvalho tinham 2 faltas averbadas!!!

 O final do 1º período e todo o 2º foi dominado pelo Galitos que defendeu muito bem e dominando totalmente a tabela ofensiva conseguia 2ºs e 3ºs lançamentos. Alguns atletas da André de Resende estiveram muito abaixo do que se esperava e mesmo o banco demorou a mudar a tática defensiva.

Na 2ª parte os eborenses aumentaram muito a intensidade defensiva e foram sempre superiores ao rival. O galitos ia gerindo a vantagem que chegou aos 21 pontos. A André de Resende reduziu aos 7 mas não conseguiu passar esta fasquia. No último período os da casa estiveram quase 4 minutos sem marcar pontos, mas 2 triplos selaram o triunfo.


Campeonato regional sub 14 feminino


Beja 28  André de Resende 35 

Jogo equilibrado mas confirma-se: candidatas a campeãs regionais !

Parciais: 08-07, 05-13, 04-10 e 11-05

Jogaram no 1º cinco :  Cláudia Varela(11), Inês Pechincha.(2), ,Gabry Fernandes (12) Matilde Silva (4) Inês Guerreiro , Sara Nascimento (3), Mariana Moyses 2 .

2º cinco:  Rita Pechincha, Madalena Guerreiro, Vera Nascimento, Matilde Andrezo.
   Esta época o basquetebol feminino mostra sinais de melhoria na André de Resende. No escalão de sub 14 o número de atletas tem subido e já existem atletas com qualidade para vencer jogos na competição regional. O 5 inicial escolhido pela coach Isabel permitiu que as atletas com menor capacidade técnica pudessem jogar juntas e assim evoluir com o jogo. Logo que as mais qualificadas jogam juntas a qualidade aumenta muito e o desequilíbrio no marcador disparou. Muito bem a coach deu minutos no último período às meninas que mais precisam de jogar.
As nossas miúdas-bebé são assim candidatas a ser campeãs regionais.

Convívio de minibasquete
Guadalupe e Salesianos abrilhantaram o dia !

 

Campeonato regional sub 19
Zona Alta 70   André de Resende 44 
Ao intervalo as alentejanas perdiam por dois pontos...

Parciais: 22-13, 13-15, 15-05 e 20-08
Jogaram no 1º cinco : Matilde 10, Sara 6, Maria Dourado 2, Mika 15 e Mariana 7

   Trabalhar no basquetebol em zonas onde a densidade demográfica é pequena e os apoios financeiros reduzidos obrigam a que os clubes tenham que recorrer a soluções que nem sempre são as ideais. Claro que contratar treinadores para todas as equipas, ter transportes próprios, um pavilhão municipal de qualidade, são uma panóplia que todos os clubes gostariam. O Alentejo tem menor número de atletas, poucos treinadores mas vai conseguindo obter resultados contra equipas e regiões onde as condições são bem superiores. É o caso da equipa de Torres Novas.
Esta introdução vem para que meditemos sobre o sucedido nesta partida onde a André de Resende tinha no banco apenas duas mães de atletas, pois o treinador teve que se deslocar com a equipa sénior ao Barreiro.
   Os profissionais arbitrais impediram que pelo menos uma das responsáveis se sentassem no banco por não estarem credenciadas para tal. Legal? sim Correcto? Não!
  As atletas ficaram sozinhas a jogar...Falta de bom senso. Dirão os puritanos: as regras são para levar à risca. Diremos nós: O distrito de Santarém não organiza um campeonato regional de sub 19 porque não tem equipas! Com tantos profissionais? Com tanto rigor? Com tantos apoios, só conseguem 3 equipas?
   Conseguiram as nossas briosas atletas chegar ao intervalo com o resultado equilibrado. A falta de ajuda ao intervalo e a pouca rotação das atletas fez a diferença. Na 2ª parte o rival carimbou a diferença.
   Ficará para a memória futura que estas jovens jogaram muito bem e sem treinador. Souberam ter autonomia e superaram-se.
   Quanto aos profissionais...continuem! O basket da vossa região agradece e certamente continuará no caminho que já percorre!

Campeonato regional sub 14
Beja 77   André de Resende 63 
Os miúdos perderam pela 1ª vez esta época  
Parciais: 16-11, 14-18, 29-13 e 24-21
Jogaram: Madeira 6, Ludovino 4, Miguéns 6,Gugas 27,Tomás, Zé Ramos 6, Ferreira, Barroso, 2, Banha 8 Afonso 4.
   Os sub 14 estão a fazer uma campanha muito boa e só em Novembro perderam o seu primeiro jogo. O Beja mostrou ser melhor durante toda a partida mas os eborenses nem jogaram mal. O facto de ainda não terem perdido e muitos lançamentos fáceis a serem falhados levaram a equipa a entrar em stress. Isso é normal e também se aprende quando se perde pelo que no próximo jogo vamos ver este grupo demonstrar isso mesmo. A relação de amizade e cumplicidade entre o grupo é notória e isso faz a grande diferença.
 A crónica tende a repetir-se mas sendo verdade que a equipa de sub 16 está a perder os seus jogos mais do que o esperado, também deve ser salientado a grande evolução que individual e colectivamente se está a registar.

Campeonato regional sub 16
Salesianos  82  André de Resende 53 
Falta atacar com mais critério, mas as melhorias são notórias!
Parciais: 21-14, 15-14, 22-09 e 24-16
Jogaram :  Sun , Tiago A.(11), Mantas (3),Miguéns, Quintano (4), Rita (9), Ferreira (7,todos na 1ª parte), Cândido (6, todos na 1ª parte), Gugas (4), Zé Ramos, Banha (9)

   A crónica tende a repetir-se mas sendo verdade que a equipa de sub 16 está a perder os seus jogos mais do que o esperado, também deve ser salientado a grande evolução que individual e colectivamente se está a registar.
   Faltou a vitória contra o Elvas em casa e o Elétrico fora, pois em cada jogo a equipa marca mais pontos e joga melhor.
   Individualmente Miguel Rita será seguramente muito mais eficaz e José Ramos será uma revelação, mas neste jogo estiveram menos bem. O equilíbrio só aconteceu até ao intervalo, pois na 2ª parte apenas Tiago Antunes e Rui Banha foram mais consistentes. Miguel Cândido e João Ferreira foram brilhantes na 1ª parte mas menos bem na 2ª e a equipa ressentiu-se. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Não assisti ao jogo, mas pelo que foi escrito, foi vergonhoso, há pessoas que estão a mais na modalidade, espero que alguém tome nota do ocorrido e que a equipa de arbitragem tenha um castigo.

Anónimo disse...

Muito grave é que estes 2 jovens ficaram melhores classificados como árbitros que os nossos melhores árbitros do Alentejo. Só porque são de Setúbal! Nenhum deles tem qualidade mínima e um deles nem esperança que algum dia seja apenas um árbitro razoável.