18/12/2018

Excelentes vitórias a adoçar o natal

Campeonato nacional da 2ª divisão
 RCVC  81 ANDRÉ DE RESENDE 91   

Jogo louco com final espectacular  

Parciais: 25-21, 18-30, 24-15 e 14-25
 Nuno 23 Ludgero 13, Duarte 12,  Rui Pechincha, Carlos Silva 12, Miguel Galo, Kadinho 12, Luís Serrano, Guilherme, João F. ,Diogo 11, Ludovino 2 
 A André de Resende obteve uma vitória muito saborosa e que a deixa mais perto dos primeiros lugares.  Esta vitória foi no entanto conseguida mais uma vez com enorme esforço, pois aos 2 minutos já os eborenses perdiam por 10-2! Incrível a lentidão, o total alheamento defensivo e isso penalizou muito os jovens Luís Serrano e Miguel Galo que se viram afastados do jogo quando a principal causa não estava neles. No final do 1º período o RCVC tinha convertido 4(!) triplos...averbados por dois jogadores. No 2º período os estudantes estabilizaram o seu jogo com Ludgero Teixeira e essencialmente Carlos Silva (até aí muito fraco) a ganharem protagonismo.  Ludgero merece mesmo referência especial pois melhora a cada jogo a forma como finalmente o começa a entender. Se treinasse melhor seria sem dúvida a referência que a equipa precisa no jogo interior. Mas a principal razão da mudança no curso do jogo foi claramente a entrada de João Ludovino, pois o jovem colocou intensidade defensiva com roubos de bola e pontos. Virou o jogo.
   Na 2ª parte a equipa almadense mudou para zona e conseguiu voltar a equilibrar o jogo, pois o pouco esclarecimento a atacar só dava jogo exterior e lançamentos triplos. Esta leitura mudou radicalmente no último período e foram os jogadores interiores a criar espaço para os exteriores (Kadinho em destaque). Se Duarte Imaginário mostrava os dotes de lançador, Nuno Costa converte 12 pontos consecutivos nos últimos 3 minutos e demonstra que em basquetebol tudo pode mudar. Na 1ª parte Nuno Costa havia estado muito abaixo do que se espera sempre dele. Nos últimos minutos foi decisivo para a vitória.
Diogo foi muito mais jogador de equipa do que tem sido e isso foi determinante. A atacar decidiu sempre bem, escolhendo as melhores soluções e essencialmente sabendo comandar os ritmos- muito bem. 
   Merece referência especial Rui Pechincha. Quem viu o jogo pode referir que entrou mal e que não lhe correu bem. É verdade! Treinadores e colegas de equipa testemunharam como tendo o joelho muito inchado e nódoas negras, com dores e ainda assim quis jogar para ajudar no momento em que a equipa estava mal. São estes os ensinamentos que se passam aos jovens. Este atleta é sem qualquer dúvida, dos mais importantes deste grupo.
  André de Resende  58  Beja  52
 Um campeonato tão equilibrado não se via há muitos anos!
Parciais: 18-11 ,09-14, 19-08 e 17-19
Jogaram: Madeira 11,  Miguéns  Gugas 7, Zé Ramos 8, Afonso. Ludovino 4, Barroso, Banha 6, Tomás , Figueira 11 , Ferreira, Vasco Pinto 6
 Muito bom campeonato que está na reta final da fase regular. Se a André de Resende vencer nos Salesianos em janeiro garante a organização da fase final. A equipa voltou a mostrar consistência e no 3º período ganhou a vantagem decisiva para a vitória. 
Jornada dupla para as sub 19
  Santarém Basket   88 ANDRÉ DE RESENDE  49
Parciais: 27-10, 20-16, 17-14 e 24-09
Jogaram :  Mariana Ramos 9,Mihaela 15, Maria Dourado 2, Sara Silva 2, Matilde 12, Lifan 5, Gabriela 4 e Carolina.

  ANDRÉ DE RESENDE 52  x Montijo 99
Parciais: 11-24, 15-20, 16-20 e 10-35
Jogaram :  Mariana Ramos 15,Mihaela 3, Maria Dourado 10,Matilde Silva 2, Sara Silva 6 Matilde 24, Cláudia 4, Lifan e Carolina. 
A estreia de Matilde Silva foi o momento do dia. No final o avô estava orgulhoso da sua neta e para memória futura fica a foto com T. Silvério
Episódio curioso. 
A equipa sénior teve uma avaria no transporte e já em Évora os atletas iniciaram o aquecimento...empurrando. Em Almada o veículo pegou nova partida e foi necessário por mãos á obra. A foto parece a de um francês em luta contra o presidente Macron, mas na verdade é apenas um jovem a ganhar forças com a porção mágica dos gauleses...para empurrar a carrinha!
Intercâmbio C.P.Mérida
Sub 14 femininas - As espanholas foram mais fortes!
Que gosto deu ter estado no pavilhão!

  


Jogaram:  Inês P., Cláudia, Matilde e Rita, Mariana, Vera, Inês G., Karem, Patrícia e Sara 
Sub 16 masculinos perderam mas com a atenuante de terem jogado de manhã em Beja e ainda assim fizeram um jogo brilhante. A treinadora brilhou ainda mais. Um espectáculo no banco. Será ela a orientar a equipa dia 29 de dezembro em Almendralejo!
Jogaram: Cândido, Tiago F. Tiago A., Mantas, Banha, José Ramos, Sun e Quintano
  Campeonato sub 16
Beja 81 ANDRÉ DE RESENDE 35

Jogaram: Cândido , Rita, Tiago , Figueira , Vieira , Mantas , Quintano, Banha , Zé Ramos  e Tiago Figueira

Parciais: 17-12, 14-13, 09-11 e 04-18
   Os jovens sub 16 ficarão em último na classificação regional  de sub 16. Quem acompanhou os jogos viu que não são a equipa com menos qualidade do campeonato. 
 - A equipa é constituída por jovens com pouco tempo da modalidade, sendo 3 deles com idade de 
    sub 14.
- Fisicamente (altura e peso) são de longe os mais fracos. Tecnicamente são dos mais evoluídos.
  Porque ficaram neste lugar?
 Para além das suas limitações foram prejudicados pelo reduzido número de árbitros na região e muitos deles com pouca experiência. Jogaram em Ponte de Sôr um jogo em que o treinador do Elétrico arbitrava enquanto dirigia a equipa. Jogaram contra as equipas com maior poder físico com árbitros que pela sua inexperiência, nunca  souberam gerir essa diferença e nalguns lances colocaram mesmo em risco a sua segurança. Lances de entradas para o cesto entre atletas desta idade com enormes diferença de tamanho e peso são perigosas para os mais miúdos…
Num fim de semana passado um dos atletas teve que ser observado no Hospital e na semana seguinte o risco de ter acontecido o mesmo foi sério. 
- Em metade dos jogo até foram a equipa que mais faltas viu assinaladas!!!
Perderam, ficaram em último, mas sabem que não sendo os melhores, com condições normais estariam noutra classificação. Fique claro que a classificação é pois o menos importante. Os atletas melhoraram muito individual e coletivamente. Isso é que é importante!

Convívio de minibasquete Natal Solidário nos Salesianos
Aguardamos as fotos dos nossos repórteres de serviço.

Sem comentários: