24/01/2019

Sub 14 merecem grande elogio!

André de Resende 53 Atlético Reguengos 58
André de Resende 68 Salesianos 33
André de Resende 44 Beja 32
A equipa de sub 14 sagrou-se vice campeã regional e irá agora defrontar o segundo classificado de Setúbal disputando o acesso á Taça Nacional. 
 A competição disputada em Beja foi ganha justamente pelo Atlético de Reguengos que chegou a esta fase com a grande maioria dos seus atletas com muitos minutos de jogo o que se revelou decisivo para a conquista do título. A André de Resende foi a equipa tecnicamente mais evoluída mas sem nenhum jogador alto, nalguns períodos do jogo não conseguiu impor a sua melhor arma. Venceram o Beja de forma clara e os Salesianos por números muito superiores ao que havia feito na fase regular. O pior foi o 2º período do 1º jogo onde um parcial de 2-19 decidiu o jogo e o campeão-Reguengos.
Ainda assim o balanço é muito positivo e Nuno Antunes está de parabéns como todos os atletas. Os pais e familiares que acompanharam a equipa nestes dois dias deixaram uma imagem em todos os presentes que nos deixa muito orgulhosos. Sempre a apoiar positivamente, com um sorriso nos jogos que ganhámos e no que perdemos. É assim que o basquetebol se diferencia das outras modalidades.
   Guilherme Miguéns foi a revelação da equipa. Defendeu e atacou com uma disponibilidade física que impressionou. Tiago Figueira foi igualmente determinante. Ganhou ressaltos, assistiu os colegas e marcou cestos em momentos decisivos. Rui Banha fez igualmente uma boa final 4 demonstrando uma evolução que ainda não tinha registado. Foi muito mais intenso na velocidade com que atacou o cesto e melhora (ainda pouco) a defender. João Ludovino foi muito importante na fase regular e igualmente nesta final 4. A sua eficácia nas zonas perto do cesto e a inteligência como lê o jogo são as melhores características. falta-lhe intensidade. José Ramos Gonçalo Madeira e Gustavo Antunes são meninos talentosos, com muita qualidade. Não demonstraram em pleno as suas reais capacidades, mas em todos os que entendem do basket sabem que é apenas uma questão de tempo. Eventualmente acusaram em demasia a responsabilidade!
   José Ramos, Tiago e Rui Banha fizeram o campeonato de sub 16 onde ganharam ritmo e qualidade. Gonçalo Madeira é evoluído tecnicamente e será bom jogador, mas faltou-lhe intensidade. Tomás Soares tem melhorado muito e já é muito útil á equipa. Joaquim Barroso é sempre intenso na forma como joga, defendendo muito bem e lendo melhor o jogo. Tem que melhorar a sua técnica individual de lançamento. 
   Sem dúvida o factor decisivo nesta equipa de Nuno Antunes esteve no facto de nove dos 10 atletas utilizados nesta competição serem os mesmos da equipa do ano anterior. Afonso Pereira e Miguel Pinto revelaram-se muito comprometidos com o grupo mas com pouco tempo de jogo na fase regular. Vasco Pinto, não jogou por doença e a sua falta pode ter sido decisiva, contudo, também ele com poucos minutos jogados.
   Enorme elogio para a organização do staff do Beja Basket que começava pela recepção aos muitos que entraram no pavilhão. Um sorriso e muita simpatia que deixava bem dispostos os amantes do basquetebol
   Igual elogio para os árbitros e oficiais de mesa presentes. Independentemente da qualidade das arbitragens não tiveram influência na decisão dos jogos. Cristina Torres e Rui Frasco foram os elementos mais velhos a acompanhar os jovens! 
Os amantes do basquetebol alentejano e que seguem de perto a modalidade, sentiram que alguns aspectos registados, são sinais muito preocupantes do rumo que o basquetebol nesta região pode estar a tomar. Estes detalhes felizmente não "passaram" para o público, mas merecem reflexão. 

Sem comentários: