09/01/2019

André de Resende vence Barreirense e ganha esperança!

Campeonato nacional da 2ª divisão
Provavelmente a melhor exibição da época!
Parciais: 09-16, 13-10, 19-16 e 18-21 
   As férias natalícias não impediram a André de Resende de continuar a senda de vitórias que tinha sido o mês de Dezembro. O jogo do Barreiro era de capital importância pois uma derrota afastava os eborenses da discussão para a 2ª fase da competição. Acresce que a jovem equipa do Barreiro apresentou-se reforçada com atletas de qualidade da equipa da proliga, tornando o espectáculo ainda mais atraente. A conduzir o jogo dois árbitros de liga! Não se podia esperar melhor.
   Concentrados e com o jogo bem preparado, os atletas da André de Resende estiveram o jogo sempre em vantagem. Acrescenta-se que todos os atletas participaram na vitória o que dá ainda mais mérito. Os últimos minutos foram de grande emoção mas a André de Resende geriu com muita maturidade o que pode ajudar a explicar a evolução do conjunto.
   Fica assim para registo que a chave do sucesso esteve na forma colectiva cada vez mais marcada como a equipa joga. Os períodos do jogo em que alguns atletas exageram nas acções individuais são cada vez menores e a equipa ganha com isso. Quando o colectivo funciona, as individualidades brilham e foi exactamente isso que aconteceu no Barreiro.
Nota para e EXCELENTE arbitragem que para além do acerto das decisões, impressionou todos a forma como os árbitros comunicam com os atletas, mesmo quando os sancionam! SEIS ESTRELAS!
REMAX apoiou a André de Resende
 As equipas sénior e sub 19 feminina estrearam novos equipamentos oferecidos pela conhecida empresa do ramo imobiliário. Ao seu gestor, nosso atleta e pai de duas craques da equipa feminina queremos demonstrar o nosso agradecimento e amizade.
  ANDRÉ DE RESENDE 34   Zona Alta  68
Duas semanas sem treinar deram mau resultado  
   Pouco há a dizer quando este grupo de jogadoras não puderam treinar durante o período natalício e chegaram a este jogo com apenas um treino. Ainda assim aprenderam ou devem ter aprendido uma grande lição: Quem não treina...regride.
Uma outra lição foi dada por duas atletas da equipa:
Mariana Ramos falhou todos os seus primeiros lançamento, tudo corria mal, mas ela empenhou-se muito nas outras tarefas. Ressaltou, assistiu com bons passes, defendeu mais intensamente. Mostrou assim o que se deve fazer quando tudo corre mal.
Cláudia Varela teve um problema familiar grave e mal dormiu. Ainda assim teve o cuidado de no dia do seu de aniversário, cozinhar um bolo para festejar com as colegas de equipa. 
Nem só de basket se fazem as aprendizagens no desporto!
 Parciais: 08-15, 05-16, 09-17 e 12-20
Jogaram :  Mariana Ramos 11, Maria Dourado 4, Sara Silva 4 Matilde 6, Cláudia 4, Lifan 2 Carolina 2, Gabry 2, Inês P. 2 e Matilde S.
  
Campeonato sub 16
ANDRÉ DE RESENDE 50 x Salesianos 64

Ficou claro a evolução deste grupo de atletas...mereciam ir á Final 4
   Vitória clara da equipa dos Salesianos que esteve sempre á frente do marcador. O seu atleta Vasco Oliveira está um patamar acima do nível dos restantes atletas que disputaram o jogo, pois para além da qualidade técnica e física sabe manter uma postura de competitividade e humildade que os bons atletas têm que apresentar.
   Grande mérito demonstraram os jovens da André de Resende, pois apenas um atleta que está no segundo ano do escalão e com Rui Banha, Tiago Figueira e José Ramos (não jogou esta partida) que são atletas sub 14 foram capazes de discutir com a maioria das equipas os jogos em que participaram. Demonstraram grande evolução na postura competitiva que era a sua grande pecha. Foram evoluindo aumentando a agressividade com que defenderam e igualmente como atacavam o cesto. Estão ainda longe do que se pretende, mas fica a demonstração que venceram dois dos períodos ao seu rival, conseguindo idêntica proeza contra Elvas, Montemor e Ponte de Sor. Fica garantida a qualidade para a próxima época se esta equipa continuar a competir em campeonatos interessantes. 
Jogaram: Rita 6, Sun 8,Banha 6, Tiago 10, Figueira 4, Vieira 4, Mantas 7, Quintano, João F. 4
Parciais: 07-23, 15-09, 11-20 e 17-12


Salesianos 51  André de Resende  46
Duas semanas sem treinar deram mau resultado (1)
   Só o talento ou habilidade não chega… e as férias explicam em parte o resultado. 
A vitória dos Salesianos foi justa e conseguida pela melhor entrada no jogo, bem como um final mais esclarecido. O início do jogo mostrou uns Salesianos a chegar aos 17-3 e um dos seus atletas a marcar 17 pontos em 10 minutos!  A André de Resende conseguiu equilibrar o jogo e este manteve-se assim até aos minutos finais. O cansaço fez perder esclarecimento e a André de Resende deixou fugir o jogo nos últimos dois minutos após inúmeros lançamentos fáceis não convertidos.
   Com a vitória dos Salesianos, as duas equipas viram assim fugir para Beja o local da realização da fase final. O campeonato regional de sub 14 foi assim o mais disputado dos últimos anos e vencerá daqui a 15 dias a equipa que melhor se preparou durante estes meses. Vencerá aquela que rodou os seus atletas todos, para que nos 3 jogos, tenham o maior número de jovens aptos a competir. Vencerá aquela que melhor fez evoluir individualmente todos os seus atletas, mas afinal vencerá aquela conseguiu recrutar mais novos jovens para jogar.
  A equipa que tem mais jovens "talentosos" é sem dúvida a André de Resende, mas ficou provado que só habilidade não chega. Trabalho, humildade, e nestas idades, muitos minutos de jogo são a chave do sucesso. Importante perceber porque se perdeu para saber como ganhar.  
   Um novo ciclo se aproxima na formação destes jovens e um primeiro balanço já se pode realizar. Os atletas têm qualidade e o novo treinador (Nuno Antunes) revelou-se com uma postura de empenho, organização e compromisso que merece destaque. Os resultados desportivos nestas idades são apenas a consequência do trabalho(bom ou mau). O mais importante é cativar o maior número possível de atletas para a modalidade e fazê-los evoluir técnica e táticamente.  
A André de Resende chega a esta fase com um dos objectivos plenamente atingido mas sem conseguir que na equipa se incorporassem mais jovens, possibilitando que o futuro das equipas neste escalão ficasse assegurado. 
   No mês de Dezembro a equipa de sub 14 teve a possibilidade de treinar com a equipa de Mérida e ainda a possibilidade de competir, com Almendralejo. Agora restam mais duas semanas de intenso trabalho para que os jovens se apresentem no seu melhor na final a decorrer em Beja.
Parciais: 18-11 ,09-14, 19-08 e 17-19
Jogaram: Madeira 2,  Miguéns 4, Gugas 12 (apenas 4 no 3º período e zero no último), Zé Ramos 2 ( no último período!), Afonso. Ludovino 10, Barroso 2, Banha 4 (na 1ª parte), Tomás 2, Figueira 5 , Ferreira, Vasco Pinto 4

Sem comentários: