12/11/2019

Cartão branco para atletas, cartão vermelho para treinador!

Campeonato nacional 2ª Divisão
Barreirense 76 André de Resende 57
Não devia valer tudo para chegar à vitória

Parciais: 18-17; 20-11; 19-12 e 19-18
jogaram: Carlos 8, Ricardo 17, Nuno 8, Duarte e Filipe 10 ; Ludovino, Costa, Godinho 3, Ludgero 4, Pechincha 8
 A André de Resende iniciou o jogo liderando o marcador e jogando com muito critério. No final do 1º período, com o marcador equilibrado, já o ambiente em volta do jogo não era o melhor. No 2º período os jovens do Barreiro, aumentaram a pressão sobre o portador da bola e conseguiram que os alentejanos só concretizassem 11 pontos. O domínio da equipa da casa foi-se construindo, ganhando mais ressaltos ofensivos e ganhavam vantagem..
   Na 2ª parte só com mudanças defensivas na André de Resende e Filipe Orvalho como primeiro base, é que a qualidade colectiva melhorou um pouco e o equilíbrio surgiu. Faltava recuperar a desvantagem, mas foi sempre faltando equilíbrio emocional para contrapor ao ambiente que estava a rodear a partida. Se a necessária estabilidade não surgia, atingiu-se o ponto máximo quando Filipe Orvalho ao executar um bloqueio ofensivo é projetado num contacto mais forte que necessitou ser assistido, Espanto geral, quando após ser assistido ... vê-lhe ser atribuída a falta a si, ameaçado com eventual falta técnica por simulação e ser substituído por ter sido assistido. O defensor, imprudente mas sem maldade, deveria ter sido sancionado, o que seria a sua 5ª falta.
Ficou claro que nunca os homens de Évora ganhariam aquele jogo. Até final foi apenas minorar o estrago.
   Estão de parabéns os atletas do Barreirense! Venceram porque naturalmente marcaram mais pontos. 
É muito fácil culpar os árbitros do sucedido, quando tal não é correcto. É verdade que não souberam gerir a situação, mas a culpa não lhes pode ser assacada. Quem prevaricou não foram eles!
Acreditam alguns que em competição tudo pode valer. NÃO PODE!
Efectivamente aos primeiros minutos de jogo todos os presentes (público, árbitros, atletas) ouviram o treinador da equipa visitada, gritar com o jovem árbitro, para que este despisse a camisola, numa alusão a que este seria fã do Galitos e como tal, prejudicava o Barreirense de propósito. 
   Como os juízes não tiveram a reação devida, as provocações perduraram ao longo de todo o jogo. Como se tal não fosse desde logo grave, entendeu-se ainda usar idênticos métodos com atletas da André de Resende. Filipe Orvalho e Ludgero Teixeira foram os principais visados. 
   O Barreirense é uma instituição secular, onde treinadores e atletas têm sido referência no desporto nacional. Nas últimas épocas as suas equipas seniores ganharam à André de Resende, sempre com lisura, educação e respeito. 
   Neste jogo os atletas de ambas as equipas foram de enorme elevação e merecem cartão branco.
Já o comportamento do referido elemento foi determinante na vitória, pois condicionou e muito os jovens árbitros. Conseguiu assim o objetivo de ganhar, mas não ganhou o respeito de quem perdeu!
O Barreirense é um grande clube com quem a André de Resende tem inclusive relação de amizade. Não se confundem as atitudes de uma pessoa com a instituição que representa!

Sem comentários: