05/11/2019

Escalões mais baixos com vitórias

Sub 14 fem André Resende 59  Beja 14
Com 10 atletas a André de Resende será muito forte 


Jogaram: Inês e Rita Pechincha, Sofia Candeias, Matilde Pinto 4, Matilde Andrezo 2, Eloá Valle 2, Gabriela Fernandes e Vera Nascimento 2.
   Num basquetebol feminino que se debate com poucas atletas e equipas, a André de Resende tem mais jovens a praticar a modalidade e a demonstrar qualidade técnica individual. O Beja tem o grande mérito de conseguir atrair mais jovens e tem já algumas com potencial. Ainda assim o jogo nunca foi equilibrado e como tal, sem a emoção tão necessária para ser competitivo.
Parabéns a ambas as equipas e atletas. (fotos "roubadas" do site do Beja Basket a quem agradecemos)


 Sub 14 Masc  Elvas 33   André Resende  77
Assim foi melhor para ambas as equipas
Parciais: 11-23, 12-17, 16-18 e 16-19
   A equipa sub14M da apresentou-se em Elvas sem o seu jogador Gustavo, em resultado de um traumatismo sofrido numa mão e com três jogadores mini. 
   A equipa de Elvas não apresentou os 10 jogadores e por isso proporcionou-se um jogo mais atrativo na dinâmica dos jogadores envolvidos. Benéfico para todos. Resultado final:  Elvas 33 -  GDRAR 77
   Os mais experientes - Gonçalo, Guilherme, Tomás, Joaquim, Afonso e os mais recentes Tiago A. e Dinis seguraram o jogo, mas foram muito bem secundados pelos três minis Augusto, Tiago B. e Guilherme V. a quem lhe foi dado bom tempo de jogo.
   Os jogos são oportunidades únicas para estes atletas sub14 se rotinarem, e praticarem em ambiente competitivo, o que não tem sido possível durante a semana.
   Está a ser um desafio enorme para o Clube, fazer crescer e manter a qualidade técnica e tática dos seus atletas neste escalão e noutros escalões, sem tempo de pavilhão dedicado para treinar  adequadamente ao nível de cada equipa. 
   Ao Clube de Elvas desejamos a sorte para que o Basquetebol não caia e possa ser estimulado por jogos competitivos.
Parabéns a todos os jogadores.
Nuno Antunes
Sub 16 André Resende 54  Beja 32
Vitória deixa miúdos contentes!!!


Parciais: 18-19, 20-0, 08-12 e 08-01
Jogaram: Quintano, Ramos, Maike 2, Banha 11, Miguéns 4, Madeira 4, Tiago 8, Mantas 8, Ludovino 4 , Figueira 10 e Ferreira 3
   A André de Resende com um 2º período muito bem conseguido ganhou a necessária confiança para vencer uma equipa fisicamente mais forte. Os jovens eborenses continuam a demonstrar evolução e assim conseguirem mais vitórias. Se técnicamente os eborenses são mais evoluídos, os números não enganam e marcar 8 pontos por período na 2ª parte é significativo, pois colectivamente não seleccionaram melhor os lançamentos e falharam bastante nas melhores decisões. 
Micael Duarte tem trabalho, mas individualmente os seus atletas demonstram potencial. Rui Banha foi neste jogo o melhor.

Sub 16 Atlético Reguengos 74   André Resende 57
Diogo Mantas esteve um patamar acima  
Parciais: 34-13, 12-14, 16-14 e 12-14
Jogaram: Quintano, Ramos 7, Maike 2, Banha 5, Miguéns 2, Tiago 6, Mantas 20, Ludovino 4, Figueira 1 e Ferreira 2.
  As equipas preparam-se com inteligência para os principais momentos da época, pelo que todos os seus atletas jogam os minutos suficientes para que não seja necessário um anedótico regulamento pseudo-pedagógico que desvirtua a competitividade necessária a todos os intervenientes. Na prática o jogo começa ao intervalo. 
   O final primeiro período foi catastrófico para a André de Resende que chegou a sofrer 8 pontos em poucos segundos. Alguns jovens não são suficientemente competitivos e nos momentos difíceis do jogo, paralisam! Com o tempo, resolve-se.
   Na restante partida e a espaços, os eborenses demonstraram que têm qualidade e se Diogo Mantas marcou 20 pontos, Tiago Antunes foi um base muito seguro.

Sub 19 Fem  André Resende 34  GDESSA A  74
Se o "buzer" de Maria Dourado desse a vitória...
Parciais: 18-19, 20-0, 08-12 e 08-01
Jogaram: Matilde 6, Mariana 13, Gabriela 8, Sara, Inês, Lisha, Carolina, Sara e Maria Dourado 7.É sabido que as equipas do GDESSA são candidatas ao título nacional pelo que uma equipa de Évora não terá muitas hipóteses de lhes roubar a vitória. Ainda assim as atletas da André de Resende já exigem de si próprias uma exibição competitiva e mostrar qualidade.
Matilde, Mariana, Gabriela e Maria Dourado já estiveram um nível acima.


Sub 18 Beja 103   André Resende 30
Basquetebol (desporto) para todos!  

Quando se discute que os jovens devem praticar desporto, esta equipa de sub 18 da André de Resende deve merecer a análise e o respectivo elogio.
Quantos destes atletas jogaram pelo menos 2 anos na formação da André de Resende?
Quantos estão a jogar basket pela primeira vez?
Quantos jogarão daqui a uns meses quando forem para a universidade?
Jogando com poucos argumentos técnicos e táticos, isso não é importante, pois o grupo de amigos que se juntou, joga apenas pelo gosto que têm em estar juntos.
Para este grupo os resultados são o menos importante. 
A André de Resende nunca teve nenhuma equipa assim, mas são os sinais dos novos tempos.
Cabe ao clube o papel social de proporcionar esta vertente? 
Caberia à Escola ter ese papel?
O clube assumiu e os jovens agradecem com a alegria de estar juntos.
Jogaram:  Mantas 8, António Mira, Miguel Cândido, Tomáz, Sun Chenwei, 

Sem comentários: