27/03/2009

Festa de Portimão 2009

O Alentejo esteve representado na festa em Portimão com 9 atletas do GDRAR
entre os quatro escalões em competição.
Na equipa de sub 16 masculinos, João Bernardo e Rui Dias contribuíram para a excelente participação que permitiu ao Alentejo subir ao nível 1. Merecem o nosso aplauso treinadores, jogadores e dirigentes pelo bom trabalho realizado neste escalão.
A equipa de sub 14 masculinos cumpriu o que dela se esperava, pelo que a sua prestação se deve considerar positiva. Nesta equipa apenas foi seleccionado Carlos Valente e ele esteve em excelente nível. A equipa de sub 14 femininos onde estiveram Maria Serrano e Beatriz Grilo
quedou-se pelo 17º lugar. A equipa de sub 16 feminina onde actuaram Cláudia Rainha,Sónia Vilar, Ana Pasadas e Ana Francisco classificou-se como a última das associações do país, tendo apenas vencido o Desporto Escolar algarvio. Foi a grande decepção das equipas que representaram a nossa região.
O balanço da participação das nossas equipas é globalmente positivo no sector masculino, com destaque para os sub 16. Todos concordarão que o basquetebol no Alentejo não atravessa um bom momento em qualidade, exceptuando o Atlético de Reguengos que colhe os frutos de um bom trabalho nos últimos anos e a André de Resende que faz um esforço enorme para os acompanhar. Estremoz e Portalegre começam a mostrar atletas em selecções mas é pouco para uma região tão vasta.
No escalão de sub 14 regista-se a participação de atletas de quatro clubes,significando assim uma melhoria de vários emblemas na nossa região.
As equipas femininas terminaram nos últimos lugares, tendo o Alentejo sido a última das Associações. Estes resultados devem merecer uma reflexão de todos nós:
- As atletas da André de Resende não demonstraram a qualidade que todos esperávamos e como tal a culpa deve ser atribuída à forma como estamos a trabalhar.
- As duas equipas da Alentejo que participam na taça nacional deste escalão têm demonstrado evolução e mesmo não tendo vencido nenhum jogo a outros emblemas fora do Alentejo, já conseguem discutir alguns jogos. Estes resultados não estão em consonância com os que vimos em Portimão.
É verdade que no sector feminino estamos mal, mas...pior do que todas as outras associações? Não cremos que tal seja verdade. Pelo segundo ano consecutivo ficámos no fundo da tabela classificativa?!
- Finalmente realce para a distribuição por equipas:
Estiveram a representar a Associação de Basquetebol do Alentejo: 1 atleta do Bacelo,1 de Portalegre,1 de Portel, 3 de Estremoz,1 dos Salesianos 9 da André de Resende e 28 (vinte e oito) do Atlético de Reguengos sendo 19 as eleitas no sector feminino (em 24 lugares !!!).
A avaliação deve ser feita com propósito construtivo e é esse o objectivo desta análise, pois é o trabalho de todos nós (treinadores jogadores e dirigentes de clubes e associação).Todos gostamos de ver a nossa Associação bem representada e temos a obrigação de ser exigentes quanto ao nosso trabalho. No próximo ano os resultados têm que ser melhor, mas é necessário reformular especialmente no sector feminino.
Esta avaliação dos critérios de selecção mostra alguns aspectos interessantes, como verificar quantos atletas escaparam ao crivo selectivo como foi João Bernardo, hoje um dos atletas com mais minutos nos sub 16 e que foi rejeitado no ano anterior depois de treinar(?) 10 minutos numa acção de formação para treinadores.
Este ano no nosso clube foi a vez de Alexandre Cuco, um dos atletas com mais qualidade nos sub 14 que esperará para 2009/10 para mostrar ser um dos mais aptos.

Sem comentários: