29/03/2009

Uma época para esquecer?

Sub 16 Fem GDRAR 25 - Juventude Basket - 53

A esperança da primeira vitória cedo se esfumou, pois as nossas raparigas depressa cometeram erros infantis e ofereceram cestos fáceis às adversárias. Quase todas defendiam mal, excepto Cláudia e Wing e a diferença de 16 pontos ao intervalo era normal. A segunda parte revelou enorme diferença, principalmente as Anas Pasadas e Francisco e a André de Resende parecia aproximar-se para discutir o resultado, quando de repente Sónia e A. Francisco saem com 5 faltas e a equipa fica entregue a Cláudia Rainha (que grande exibição).

Sub 16 masc. GDRAR 56 - Tubarões da Quarteira 61

Não há palavras para definir a exibição da equipa de cadetes! Vejam-se os parciais da 1ª parte : 12-22(!) e 7(!) 13. Contra uma equipa mais do que acessível, os nossos jovens tinham como objectivo não sofrer mais do que 50 pontos e ao intervalo já o adversário havia convertido 35.

Na 2ª parte surge o milagre: os nossos rapazes atenuaram o medo dos adversários e melhoraram a sua defesa. Resultado: 20-15 e 19 -11. Para esta melhoria contribuiu Carlos Valente com 10 pontos na 2ª parte e uma garra que contagiou alguns dos colegas. Defendeu, atacou sem medo e aproximou a bola do cesto adversário. Hugo Tomé (8 pontos) esteve longe do que esperava, pouco esclarecido a atacar e defendendo(?) com demasiado receio do contacto, quando o jogo exigia o contrário. Rui Dias foi o reflexo da equipa: jogou com garra e algum esclarecimento...na 2ª parte (5pontos + 12). Nunca foi capaz de executar lançamentos fáceis na passada, optando por soluções mais difíceis. Contudo tem o mérito de ter sido um lutador. João Moran e Serra jogaram...e que mais se pode dizer? Serra marcou 2 pontos. João Figueira é mais um dos exemplos da postura que não se deve ter num jogo de Basket. Converteu 5(!) pontos na 1ª parte em que nem na única vez que foi substituído ouviu a indicação do seu treinador, retirando do campo o jogador errado. Na 2ª parte converteu 12 pontos...mas 10 deles foram em dois momentos consecutivos, u seja dos 20 minutos que jogou, converteu cestos durante 2 acções defensivas. A sua postura em campo quando ataca é desconcentrada em relação ao jogo. A defender é por vezes insolente, pois nem nos minutos finais foi capaz de estar concentrado e foi a partir das suas faltas de atenção que o adversário conquistou um ressalto no lance livre e converteu em cesto, quando momentos antes tinha sofrido um triplo por estar distraído a rir de algo paralelo ao jogo.
Evidentemente que para ganhar jogos não basta dizer muitas vezes que queremos. É DEMONSTRANDO DENTRO DE CAMPO A AMBIÇÃO E O QUERER! Não tem sido isto que todos nós temos visto. Na Chamusca e em Faro estiveram muito bem. Em Évora as exibições têm sido miseráveis!

nota: dos últimos 21 pontos dos Tubarões, 16 foram da linha de lance livre.

27/03/2009

Festa de Portimão 2009

O Alentejo esteve representado na festa em Portimão com 9 atletas do GDRAR
entre os quatro escalões em competição.
Na equipa de sub 16 masculinos, João Bernardo e Rui Dias contribuíram para a excelente participação que permitiu ao Alentejo subir ao nível 1. Merecem o nosso aplauso treinadores, jogadores e dirigentes pelo bom trabalho realizado neste escalão.
A equipa de sub 14 masculinos cumpriu o que dela se esperava, pelo que a sua prestação se deve considerar positiva. Nesta equipa apenas foi seleccionado Carlos Valente e ele esteve em excelente nível. A equipa de sub 14 femininos onde estiveram Maria Serrano e Beatriz Grilo
quedou-se pelo 17º lugar. A equipa de sub 16 feminina onde actuaram Cláudia Rainha,Sónia Vilar, Ana Pasadas e Ana Francisco classificou-se como a última das associações do país, tendo apenas vencido o Desporto Escolar algarvio. Foi a grande decepção das equipas que representaram a nossa região.
O balanço da participação das nossas equipas é globalmente positivo no sector masculino, com destaque para os sub 16. Todos concordarão que o basquetebol no Alentejo não atravessa um bom momento em qualidade, exceptuando o Atlético de Reguengos que colhe os frutos de um bom trabalho nos últimos anos e a André de Resende que faz um esforço enorme para os acompanhar. Estremoz e Portalegre começam a mostrar atletas em selecções mas é pouco para uma região tão vasta.
No escalão de sub 14 regista-se a participação de atletas de quatro clubes,significando assim uma melhoria de vários emblemas na nossa região.
As equipas femininas terminaram nos últimos lugares, tendo o Alentejo sido a última das Associações. Estes resultados devem merecer uma reflexão de todos nós:
- As atletas da André de Resende não demonstraram a qualidade que todos esperávamos e como tal a culpa deve ser atribuída à forma como estamos a trabalhar.
- As duas equipas da Alentejo que participam na taça nacional deste escalão têm demonstrado evolução e mesmo não tendo vencido nenhum jogo a outros emblemas fora do Alentejo, já conseguem discutir alguns jogos. Estes resultados não estão em consonância com os que vimos em Portimão.
É verdade que no sector feminino estamos mal, mas...pior do que todas as outras associações? Não cremos que tal seja verdade. Pelo segundo ano consecutivo ficámos no fundo da tabela classificativa?!
- Finalmente realce para a distribuição por equipas:
Estiveram a representar a Associação de Basquetebol do Alentejo: 1 atleta do Bacelo,1 de Portalegre,1 de Portel, 3 de Estremoz,1 dos Salesianos 9 da André de Resende e 28 (vinte e oito) do Atlético de Reguengos sendo 19 as eleitas no sector feminino (em 24 lugares !!!).
A avaliação deve ser feita com propósito construtivo e é esse o objectivo desta análise, pois é o trabalho de todos nós (treinadores jogadores e dirigentes de clubes e associação).Todos gostamos de ver a nossa Associação bem representada e temos a obrigação de ser exigentes quanto ao nosso trabalho. No próximo ano os resultados têm que ser melhor, mas é necessário reformular especialmente no sector feminino.
Esta avaliação dos critérios de selecção mostra alguns aspectos interessantes, como verificar quantos atletas escaparam ao crivo selectivo como foi João Bernardo, hoje um dos atletas com mais minutos nos sub 16 e que foi rejeitado no ano anterior depois de treinar(?) 10 minutos numa acção de formação para treinadores.
Este ano no nosso clube foi a vez de Alexandre Cuco, um dos atletas com mais qualidade nos sub 14 que esperará para 2009/10 para mostrar ser um dos mais aptos.

22/03/2009

Finalmente uma vitória

Sub 18 masculinos Equipa de Sérgio Rosmaninho deu-nos a 1ª vitória no nacional
Olhanense 79 GDRAR 83
Os nossos juniores finalmente venceram o primeiro jogo da taça nacional...e que vitória. Num jogo equilibrado e empolgante, a pressão em campo inteiro dos últimos minutos aliada a um jogo colectivo deu uma vitória sobre uma equipa que havia vencido os melhores.Grande jogo de Rui N., Tiago Rosado e ...Guindaça que converteu 5 em 6 lances livres nos momentos decisivos.
Despertar 63 GDRAR 59
Esperava-se que finalmente as vitórias iriam ressurgir,mas ainda não foi desta e a equipa de Beja conseguiu ser mais serena nos minutos finais. Os nossos jogaram mais uma vez bem,mas as desconcentrações em momentos chave e alguns erros individuais estragam o que de bom fizeram na maioria do jogo.
Sub 16 masculinos
Farense 53 GDRAR 42
A equipa eborense entrou muito bem, defendendo com solidez e atacando com calma e clarividência, o que lhes permitiu estar a vencer até 4 minutos do final. Um parcial de 8-0 a 3 minutos do fim, fez ruir o sonho de vencer o primeiro jogo. Contudo fica o registo de uma excelente evolução numa equipa que é mais fraca que as restantes da sua competição. A continuar assim, os nossos cadetes irão vencer 3-4 jogos. Todos os atletas estiveram muito bem a defender, mas apenas Hugo Tomé,Rui Dias e J. Bernardo foram eficazes a atacar.
Sub 16 Femininos
N. Abrantes 80 GDRAR 21
A equipa eborense tarda em mostrar evolução necessária para ganhar jogos na taça nacional e mais desta vez o critério (igual para as duas equipas) utilizado pela arbitragem prejudicou a equipa que tem mais dificuldades técnicas. As sete faltas averbadas a cada equipa fez com que perto do cesto os contactos fossem exagerados e as nossas raparigas, faziam tudo bem excepto converter. A "doença" dos lances livres atacou a Ana Francisco (3 em 10), mas regista-se o regresso de Nuxa Oliveira.
Sub 14 Masculinos
Juventude GDRAR
No primeiro jogo orientado por Maria Trindade o ambiente em redor do jogo não podia ter sido pior. A dupla de arbitragem exigiu policiamento dentro e fora do pavilhão, o púbico tinha-os mimoseado no fim de semana anterior com apedrejamento das viaturas e impropérios vários. A tudo isto reagiram os nossos petizes realizando o último jogo da taça nacional de forma brilhante. É certo que a nossa equipa não venceu nenhum dos seis jogos da competição, mas para quem perdeu o 1º jogo por 50 pontos, disputar todos os restantes até ao final foi uma marca de registo. Os sub 14 foram a equipa do nossos clube que mais evoluiu esta época. Mereceram destaque:
Carlos Valente - Tecnicamente evoluído, humilde e muito competitivo, fizeram dele uma das revelações da época no clube.Vai terminar a época a jogar nos sub 16.
Alexandre Cuco - Os atributos acima descritos servem para este jovem que é um ano mais novo e portanto ainda mais inexperiente e menos forte. Como foi possível o seleccionador regional de iniciados prescindir dele e não perceber que vai ser um dos melhores da região na próxima época? Vai igualmente terminar a época nos sub 16.
Pedro Fadista - O líder no jogo de ontem...treinador, jogador e apenas com 13 anos.Outro dos preteridos da selecção regional. Mas que grande jogador.
Merecem ainda destaque os minis Imaginário, Bilou, Nogueiro, Pedro Banha que no próximo ano será um grande jogador, quando aliar a técnica à força. Pedro Marques foi a aquisição do ano...inteligente,disciplinado e lutador.

19/03/2009

Fim de semana sem basket na André de Resende

Este fim de semana as nossas equipas jogam todas fora: Os juniores vão a Olhão e a Beja; os cadetes a Faro, os iniciados a V.R.Stº António e as raparigas a Abrantes.
Para os amantes do basket deverão ir ver a final da Taça em seniores femininos a decorrer na Arena de Évora. Terão assim oportunidade de ver grandes jogadoras e esperemos jogos emotivos. Apreciem as "ilegalidades" que é ver crianças em volta do recinto do jogo, público a torcer ruidosamente (proibido pelos dirigentes do conselho de arbitragem alentejano)... e mais ainda: vejam-se livres pelo menos um fim de semana dos Pestanas e Galegos deste Alentejo.
Já agonia só de os ver entrar num pavilhão, mas coitados, a culpa é de quem os manda para um campo de basket.

APRECIEM UM BASKET DE GRANDE NÍVEL
Luis Francisco

12/03/2009

Festival de Francesinhas


No próximo sábado 14 de Março não faltem na André de Resende:
PROGRAMA
09:30 - ABERTURA DO PAVILHÃO
Jogos de basket entre pais, filhos e amigos/as
12:30 Almoço de francesinhas com umas cervejinhas para os pais e suminho para os meninos/as
5 euros para angariar fundos para a carrinha (faltam 700 euros)
O Pinto da Costa irá providenciar para que a "menina" já esteja exposta à porta do pavilhão.

15:00 - Jogo sub 16 GDRAR - Basket de Albufeira
As nossas cachopas vão tentar dar-nos a 1ª vitória no nacional
17:00 Seniores GDRAR - Calipolense
Os "Bulls" vão desfazer...as Francesinhas!!!

NÃO FALTEM E TRAGAM UMA AMIGA/AMIGO,CARA METADE E SE MESMO ASSIM NÃO HOUVER...A MÃE E O PAI, ACOMPANHADOS DA AVÓ E AVÔ!!!

10/03/2009

Os mais da jornada

Carlos Valente - 42 pontos contra o Imortal e excelente campeonato de sub 14,
mas deve a distinção à gande exibição da sua equipa.

A excelente exibição e os 18 pontos contra Reguengos justificam o destaque. A excelente defesa que fez em Reguengos e que permitiu à equipa quase chegar à vitória


Hugo e João Figueira - rezam as crónicas que foram dos melhores cadetes no fim-de semana

João Bernardo - Foi o melhor dos juniores ainda com idade de cadete

09/03/2009

Quando os pais mimam os filhos..e os amigos destes!

Esta época os resultados desportivos estão longe do desejado e este fim de semana também não fugiu à regra. Nos momentos difíceis é que se conhecem as grandes pessoas e os amigos.Ora a grande maioria dos nossos atletas e pais têm dado essa resposta positiva.Quando algo corre mal,o azar é atraído. A equipa de juniores sofreu mais um contratempo, ao avariar a carrinha a na estrada para a Marinha Grande. Infelizmente o transporte que a ARPIE gentilmente nos cede, avariou e ficou criada uma situação constrangedora, sendo necessário proceder ao transbordo dos atletas. O pai do Miguel Poeira foi inexcedível.No dia seguinte e perante a tristeza da derrota, foi a vez do pai do Bruno Canelas que com a sua simpatia contagiante e habitual, soube mimar os atletas.Estas lições marcam e para além dos filhos, também os outros pais devem reconhecer estes gestos. Nos cadetes, foi o pai"Moran" e o pai do Rui a mimar a miudagem, incluindo no menu uns paezinhos com chouriço, depois de uma barrigada de pontos sofridos.Mas o pai "Grilo" não se ficou atrás nas cadetes femininas, pois brindou-as com uma "condução especial" e um lanchinho, mesmo quando a filha lhe lesionou a avó com uma violenta cotovelada a exemplificar a lesão sofrida no jogo.Pobre avó Grilo.
Eis os resultados deste fim-de-semana.
Sub 18 S.C. Marinhense 80 GDRAR 46
Jogo sem história numa viagem atribulada
Eléctrico GDRAR
Num jogo que era obrigatório vencer, estivemos a liderar o marcador a dois
minutos do fim, deitando tudo a perder transformando 4 pontos positivos em 9 negativos.
Sub 16 S.C. Marinhense GDRAR
Desfalcada de João Bernardo, a equipa de sub 16 realizou o seu primeiro jogo da taça nacional tendo o resultado final ficado definido na diferença de pontos dos primeiros 12 minutos.Os nossos rapazes realizaram uma boa exibição mas a inexperiência foi determinante.
Chamusca 91 GDRAR 50
A diferença entre as equipas era demasiada, mas registe-se o progresso relativamente ao ano anterior.
Sub 16 Feminino GDRAR 26 Algueirão 87
A equipa da ex seleccionadora nacional Isabel R. dos Santos é a melhor equipa do torneio, mas foi um bom jogo com uma excelente arbitragem.Nota de grande destaque para as treinadoras Sofia Machado e Inês Oliveira...têm futuro e uniram a equipa.
A. Reguengos 78 GDRAR 66
Excelente jogo, com emoção, alterações tácticas e soberbas exibições individuais e colectiva da nossa equipa.
Jogaram: Ana Pasadas 1,Sónia Vilar (fabulosa exibição e 18 pontos),Ana Francisco (jogou lesionada, metade do tempo e...17 pontos),Beatriz Grilo 7 (depois da "agressão à avó) contemplou a familia com excelente exibição,Cristina Coelho 4 (a melhor exibição da época),W.Wong,Rita Matos 12 (record da época e grande exibição, faltando ainda participar nos ressaltos defensivos),Cláudia Rainha 7 (só falta marcar mais pontos, pois é determinante na exibição da sua equipa).
Sub 14 GDRAR 66 Imortal 85
No jogo do Algarve os nossos petizes haviam perdido por 115-45. No intervalo deste jogo perdiam por 24-34. Esta comparação mostra a evolução destes atletas. Que bem jogaram, defendendo como poucos e atacando sem medo do adversário.Um grande jogo.
Nota do redactor: Temos criticado de forma contundente a postura de alguns árbitros da nossa região, dando conta neste blog da insatisfação de todos nós por atitudes que reprovámos. Hoje é justo destacar a EXCELENTE ARBITRAGEM EM TODOS OS JOGOS QUE PARTICIPÁMOS.
No pavilhão André de Resende estiveram dois árbitros que souberam aliar a sua qualidade e conhecimentos do jogo com atitudes pedagógicas de registo. Mereceram o elogio de todos: Aires de Sousa e Ricardo Caeiro.
Mas a justiça "a seu dono" e em Reguengos Jorge Agostinho esteve ao nível a que nos habituou, mas J. Galego soube mostrar que quando quer sabe ter uma postura correcta e ser isento. O nosso elogio e note-se que as nossas equipas saíram derrotadas.

04/03/2009

Dos Juniores

" Tudo começou com uma simples brincadeira, e a partir daí formou-se o grande treinador que é hoje. Pode-se dizer que tem os seus objectivos… A cada segundo eles mudam, mas é apenas o seu objectivo básico que permanece, "dar o melhor que pode, fazer o melhor que sabe". É isso que ele faz em campo e não só. É dedicado aquilo que ama, esforçado por aquilo que faz, lutador por aquilo que perde mas acima de tudo, digno por aquilo que vence. O único que faz tudo para não baixar os braços, o único que ajuda os outros a levantar a cabeça. Vejo-o como alguém que gosta de ser valorizado por algo que faz bem, e alertado por algo onde errou e sabe que pode fazer melhor.
Não chora, porque o Basquet o faz feliz, não desiste porque o Basquet é aquilo que ama… Apenas sorri porque sabe que dá sempre o melhor, apenas luta porque sabe que consegue. Ele conquista aqueles que o rodeiam em campo, a sua magia muda todos, ninguém é capaz de ficar indiferente. Não é o melhor por vencer, é o melhor por lutar."

OBRIGADO POR TUDO, AMIGO SÉRGIO!

02/03/2009

Taça Nacional com sabor amargo

Taça Nacional de sub 14 masculinos: GDRAR 46 Juventude 98 (22-21;5-20;3-28 e 10-19)
Taça Nacional de sub 16 Femininos : GDRAR 16 Quinta dos Lombos 104
Santarém B.C. 98 GDRAR 38 ( 3-30;20-19;11-24 e 4-25)
Taça Nacional de Sub 18 Masculinos: GDRAR 57 Imortal 70 (10-23;17-12;10-16 e 20-19)
Análise:
- A equipa de sub 14 chegou ao fim do 1º período a vencer, mas a diferença para os seus competidores é enorme. Não será fácil ganhar um jogo na competição, mas os adversário que não se distraiam...
- A equipa de sub 16 femininos está a começar a competição defrontando as equipas mais fortes, mas está igualmente abaixo do que dela se esperava.Contudo as raparigas deram um excelente exemplo ao apresentarem-se hoje no pavilhão.para treinar com os cadetes...um dia após as duas derrotas por números exagerados.Outros ficariam em casa a curtir a tristeza.Um APLAUSO!
Os Juniores estão na competição que levará os apaixonados do basket ao pavilhão. As equipas são muito fortes, mas os nossos rapazes têm disputado todos os jogos até ao fim.O jogo contra o Imortal foi lindo de ver:emoção,jogadores com qualidade, mutações tácticas de ambas as equipas...
Pena que no Alentejo seja tão difícil enquadrar estes jogos com um ambiente festivo e atrair mais público.Provincianismo ou mentalidade retrógrada?
A equipa senior está à beira da eliminação da taça Alentejo ao perder por 14 pontos com os sub 20 do Bacelo. A acontecer será a 1ª vez nos últimos anos em que não estaremos na final 4.