24/04/2012

Sub16 sofrem para vencer...sub18 mereceram o nosso orgulho

sub16    André de Resende 79 x Vilafranquense 56
   Curioso jogo de "Xadrez" a pensar nos sub 18
Parciais: 19-19 ; 14-16 ; 26-15 e 20-6
   A vitória da André de Resende acabava com as pretensões do adversário, como candidato ao primeiro lugar. Por outro lado os da casa debatiam-se com um sério problema: no jogo a seguir, os sub18 só tinham 5 jogadores e iam disputar com o Imortal a ascensão ao 4º lugar. Eram estas as premissas antes de começar o jogo, pelo que não se estranhou o cinco inicial : Marques 4, Imaginário, Gonçalo 7, Borges e Vaz 4. 

 Pelos pontos convertidos por este cinco, cedo se percebeu que a capacidade ofensiva não era suficiente e a defesa era permeável. Entrou em jogo Júlio (0), depois Fadista (2+6) e Ganhão (16 pontos na 1ª parte) atenuando a diferença, mas ainda a perder...., a seguir Ricardo que defendeu bem mas não atacava. Hesitante, o banco lá joga mais um trunfo,Cuco, mas chega ao intervalo com 2 pontos marcados.Este surge com os da casa a perder 33-35.


Todos os trunfos já tinham sido gastos...excepto Filipe Orvalho. A sua entrada foi determinante, pois marcou 17 pontos, 3 triplos e anulou por completo o base adversário. Fadista anula de forma brilhante o melhor jogador do Vilafranquense, Ganhão (16+7) faz uma 2ª parte em nível elevado, sendo alvo de uma defesa para além das regras mas respondendo colectivamente e finalmente surge Cuco (2+6) que perdendo o receio dos contactos adversários converte os últimos 6 pontos da equipa. Tarda a impor-se.
Merece destaque pela negativa os 15 pontos do 5 inicial da André de Resende contra os 60 vindos do banco.
sub18   André de Resende  61 x  Imortal 75
Quando alguns são brilhantes
   Parciais 12-27 ; 21-13 ; 18-15 e 10-20
   Por razões difíceis de entender, a equipa de sub 18 apresentou-se com apenas 5 atletas para disputar o jogo que lhe dava acesso ao 4º lugar e manter um ascendente na tabela classificativa que o clube nunca atingira. Por estranho que pareça, foram os primeiros 7 minutos que cravaram a diferença final no jogo.
   Com enorme ansiedade, o cinco da André de Resende cometeu erros defensivos por mau posicionamento de 2 ou três atletas e no ataque exagerou no drilbe individual, facilitando a tarefa ao Imortal. A partir do 2º período o jogo equilibrou-se e este durou até 5 minutos do fim, onde o adversário usou todos os argumentos e a André de Resende falhou cestos fáceis pelo enorme desgaste físico.
   Jogaram: Carlos 28  foi o esteio e a imagem desta equipa : lutador até à exaustão, por vezes brilhante e muito experiente. Não podia ter feito mais; Moran 16 foi ajudando o seu capitão mas só na 2ª parte (2 pontos na 1ª) e só manchou a sua exibição com os primeiros minutos do jogo em que demorou a entender a sua posição defensiva; Banha 4 por vezes desespera quem o vê jogar, pois é capaz de acções brilhantes como fazer passes inacreditáveis que ofereceram DEZ pontos ao adversário. Marques 10 não sabe jogar mal, luta até à exaustão e neste jogo não ajudou mais pois o tipo de jogo da sua equipa não o favoreceu. Iuri é um exemplo de que a altura no basquete pode não ser o mais importante. Não evoluiu tecnicamente, demora a perceber as indicações do treinador e por vezes tem atitudes de um menino mimado. Atrapalhou mais do que ajudou (40 minutos e 1 ponto para um atleta de 1,92m... 

sub14    Reguengos 141 x André de Resende 31
   Os nossos mais pequenos foram a Reguengos e a forma como perderam serviu como lição a reter para o futuro. O basquetebol exige que se pense depressa e se actue rápido . A equipa de iniciados é constituída por muitos jovens habituados ao sofá e computador, logo a capacidade motora é muito limitada. A isto acresce que a concentração para pensar em situação de cansaço está diminuída. Têm alguma qualidade técnica, mas falta tudo o resto e por isso perderam. Perderam...mas como são inteligentes, aprenderam que quase tudo o que fizeram está errado.
Jogaram: Miguel 6 muito lento e só no final do 3º período entrou no jogo; Guilherme 8 um dos melhores da sua equipa, mas por vezes temeroso e a desistir de defender; Afonso 4 ainda assim um dos melhores mas ainda com pouca técnica, Santana 6 e Gabriel  6 muito abaixo do que se lhes exigia e sempre temerosos,Pucarinho 7 se a este nível não consegue jogar...como jogará?; Pedro e Mini Vidal estiveram noutro "mundo", nunca tendo ainda capacidade de jogar neste escalão. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Atenção que o Filipe não marcou 2 triplos mas sim 3 triplos...
Grande exibição!!!

Imaginário

Sérgio Rosmaninho disse...

Gostaria de deixar aqui a minha modesta opinião sobre a prestação da dupla de Arbitragem (Alexandre e José) porque me pareceu ter sido um tarde muito conseguida. Os meus parabéns
Sérgio