01/04/2013

ABA apresenta relatório de contas com más novidades

    A Associação de Basquetebol do Alentejo aprovou esta semana o relatório de contas da época anterior com dívidas de vários milhares de euros, contrariando as informações veiculadas aquando da eleição dos novos corpos sociais. 
 Ficaram os clubes a conhecer que dos 17.000 euros cobrados em inscrições, apenas cerca de 4.000 chegaram à FPB, logo, uma dívida que terá que ser paga em prestações mensais de 250 euros...até 2015! As dificuldades económicas vão assim ser maiores para uma estrutura com poucos recursos financeiros.
   Nos pagamentos à ABA, a André de Resende foi o clube com maior contribuição tendo pago em seguros desportivos 2866,50, valores muito idênticos a Atlético de Reguengos e Eléctrico Ponte de Sôr com uma equipa representada na proliga. 
    Se alguns itens de despesas justificaram as criticas que alguns clubes foram traduzindo nos anos anteriores, um dos pontos que os clubes de Évora, André de Resende e A.M.B. Bacêlo, mais criticaram na anterior gestão, que acelerou o fim desta colectividade e criou maiores dificuldades ao nosso clube , ficou demonstrada ao saber-se que, num apoio da Câmara Municipal de Évora de 4256 euros para o programa Jogar+, a verba foi distribuída entre a ABA e os Salesianos, tendo a primeira pago a técnicos e clube um valor de 2242 euros. O fim deste programa para estes clubes criou enormes dificuldades de captação. Por outro lado, o enorme sucesso que a André de Resende está a ter na captação em 2012-13, demonstra que se este apoio financeiro tivesse sido diversificado pelos três clubes, o número de praticantes teria aumentado significativamente. Com um apoio de quase dois mil euros para treinadores, tudo se teria tornado mais fácil!
   Na presente época, a captação que Salesianos, André de Resende e Escola das Pites, com o excelente trabalho de Manuel Alcario, está a aumentar o número de praticantes.
   Igualmente com sucesso está a registar-se no aparecimento e confirmação de novos valores na arbitragem, demonstrada com a excelente prestação em Albufeira. A postura e correcção com que todos se têm apresentado nos jogos tem sido o principal elogio que os clubes têm notado.
   Foi unânime o reconhecimento a todos os que representaram o Alentejo nas festas de Albufeira, pois sabia-se antecipadamente que os resultados desportivos seriam pouco razoáveis, mas ainda assim, treinadores e dirigentes assumiram a tarefa. A necessidade de finalmente elaborar um plano de trabalho global que inverta o cenário pouco prometedor especialmente no sector feminino será a prioridade, pois a qualidade dos treinadores, árbitros e dirigentes em actividade promete melhores resultados.

Sem comentários: