19/04/2013

Sub 20 afastados da final nacional

  sub 20 Queluz 62 x André de Resende 61
Perder por um já não é sina!
   Quando faltavam ainda 2 jogos à André de Resende, a classificação deste torneio estava já decidida. O Simecq ficará em 1º pois ainda não perdeu qualquer jogo e a André de Resende, afastada do seu objectivo que era estar presente na final nacional. A competição fica marcada pelas 2 derrotas da equipa de Évora, sempre por UM PONTO, curiosamente por 72-71. Contrariamente o adversário venceu por 1 e por 2 pontos nos jogos decisivos. Fica ainda ligado o facto do jogo em Lisboa ter-se realizado sem árbitros e oficiais de mesa, facto inusitado! Fica ainda registado que nesse jogo um atleta do Simecq foi expulso por agressão e NUNCA cumpriu o respectivo castigo, pois os comunicados da FPB não o registaram.
   Sendo assim, os dois jogos que faltavam à André de Resende servirão para preparar a competição de sub 18, onde também aí perderam 2 jogos ( por 1 e 3 pontos). Uma vitória dará automaticamente o 2º lugar na prova.
   Em Queluz a história repete-se com uma insistência que já deixa apreensivos os responsáveis da André de Resende. Os eborenses oscilam momentos de brilhantismo com erros infantis, deixam o jogo equilibrado até aos últimos segundos e claudicam aí. Desta vez fizeram o inacreditável, que foi recuperar a bola a 6 segundos do fim...saírem em contra ataque com vantagem numérica e esperar pelo adversário, realizando 2 passes até soar a buzina. Absolutamente inacreditável!
   Pedro Fadista e Alexandre Cuco foram os melhores . Nos instantes finais, a excelente arbitragem, comete 2 erros (pelo mesmo árbitro) que após lance livre permite a lançador chegar ao ressalto antes dos ressaltadores mais perto do cesto!!! Este converte cesto (irregular), sofre falta...a 5ª de Fadista e mais 1 lance. Jogada de 4 pontos! Uma mancha na excelente arbitragem. Na jogada seguinte Alexandre Cuco viu sofrer uma falta a 20 segundos do fim debaixo do cesto adversário ser transformada em atacante. Depois de 39 minutos em grande plano...
   Mas a derrota é ainda assim da total responsabilidade da André de Resende, que teve a oportunidade de sentenciar o jogo e não o fez...nem mesmo na jogada final.
    Carlos Valente e Pedro Marques têm produzido muito menos do que nos têm habituado, João Moran alternou o brilhantismo com lances de ingenuidade e Gonçalo Santos defendeu muito bem, mas fica ligado à jogada final. Júlio Serra e Pedro Vaz não aproveitaram os muitos minutos em campo.

 sub 16 André de Resende 62 x Torres Novas 72
Vencer 3 períodos e perder o jogo!
   A boa campanha que a equipa de Évora está a realizar na taça nacional traduziu-se já em 2 vitórias e outros tantos jogos discutidos até final. A opção de prescindir da presença na disputa do título nacional está a revelar os seus resultados: jovens de sub 14 a terem minutos de jogo, atletas com pouco tempo de basket a melhorar significativamente...
   Este era um teste dificil frente ao Torres Novas mas a equipa de Pedro Gouveia habituou que tudo pode acontecer. Começou bem, jogando de igual para igual. Saiem para o intervalo a perder por 18, num 2º período desastroso. Na segunda parte a exibição melhorou significativamente e chegou a pairar a hipótese de vencer. Mini Marques voltou a brilhar, Duarte Imaginário melhorou em relação aos jogos anteriores e os restantes atletas nivelaram-se numa mediania que se assim não fosse estaríamos agora a comentar a 3ª vitória.

Sem comentários: