09/06/2013

Sub 18 vice Campeões da Taça Nacional


André de Resende: Vice campeã da Taça Nacional de sub 18. Vitória sobre o Galitos deu presença na final, mas... 
A Académica venceu a Taça Nacional Sub 18 masculinos, ao derrotar na final a equipa do GDR André Resende (Évora) por 73-45, numa organização conjunta entre a Associação de Basquetebol de Coimbra, Associação Académica de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. 
   Se a vitória da Académica não surpreendeu o meio basquetebolistico, já a presença na final de um clube de Évora, que pela 2ª vez consecutiva vence clubes históricos e se apresenta numa final nacional mereceu o aplauso geral. Causa surpresa como um clube que tem apenas 3 treinadores inscritos, participa em todos os escalões masculinos e femininos. Como o conseguirá e atingir qualidade que lhe permite ir vencendo adversários historicamente mais fortes e onde o basquetebol tem mais implantação?
   O que leva a que tenham estado mais espectadores de Évora do que de Coimbra a assistir à final?
Está de parabéns a Académica porque mostrou ser mais forte, conseguiu atingir o objectivo de colocar 5 atletas na equipa sénior. A André de Resende tem um mérito igual ou maior! Conseguiu eliminar equipas bem mais fortes. Viu 2 atletas ser distinguidos no 5 ideal.
   Nunca nenhum jogador da André de Resende participou num treino de selecção! Vivem em Évora...longe dos grandes centros!

A Académica preparou muito bem o jogo, face ao que a equipa eborense havia realizado na meia final. Com efeito, a André de Resende fez um jogo extraordinário e com uma 2ª parte de luxo, obrigou o Galitos de Aveiro a concretizar apenas 17 pontos. A excelente prestação da equipa que viajou de Évora deixou a expectativa de conseguir o mesmo feito na final contra uma forte Académica.
   Esta soube preparar em termos defensivos e reduziu muito os pontos fortes do adversário. Foi a melhor equipa presente nesta fase final e nos vários itens estatísticos demonstrou ser mais forte. O primeiro período da equipa dos estudantes (20-6) foi meio caminho andado para a vitória final. A reacção da André de Resende no 3º período reduziu a diferença, mas percebendo que não venceria, a equipa eborense permitiu a todos os atletas desfrutar de momento tão importante para a vida dos jovens e do clube

Árbitros: Diogo Morais e José Lopes

Académica (73): David Martins (9), Alexandre Gonçalves (3), David Figueiras (9), José Gomes (2), Luis Gonçalves (4), António Ramos, João Silva (13), Manuel Sousa (5), Lourenço Murteira (2), Daniel Relvão 13) e Gonçalo Ferreira (13). Treinador: Paulo Santos.

GDR André Resende (45): Pedro Fadista (1), Carlos Borges, Júlio Serra, Diogo Borges, Pedro Banha (1), Gonçalo Santos (3), Duarte Imaginário, Pedro Marques (5), Diogo Ganhão (15), João Marques (5), Alexandre Cuco (15) e Filipe Orvalho. Treinador: Luis Francisco.

1º período (20-06) - 2º período (19-11) - 3º período (14-17) e 4º período (20-11).

MVP do Torneio foi Daniel Relvão (Académica) com uma valorização de 44% (13 pontos, 24 ressaltos e 5 desarmes de lançamento).

cinco ideal: Gonçalo Ferreira, João Silva e Daniel Relvão (Académica) e Diogo Ganhão e Alexandre Cuco (GDR André Resende). 

A Direcção da Secção de Basquetebol da AAC aproveitou para entregar aos atletas Sub 18 - Gonçalo Ferreira, David Martins, João Silva, Alexandre Gonçalves e Daniel Relvão - as medalhas de vice-campeões nacionais da Liga Portuguesa de Basquetebol e uma camisola assinada por toda a equipa senior por, ao longo da época, terem integrado os trabalhos dos séniores. 
  

6 comentários:

Anónimo disse...

Só jogaram esses dois atletas?

Anónimo disse...

Muitos parabens por mais uma brilhante época . JC

Anónimo disse...

Luís, fala da época de cada jogador, o jogador em si e os objetivos para o ano e o que cada jogador tem de melhorar.

Anónimo disse...


Desejo a todos ( Treinadores, Jogadores e respectivos dirigentes ) os meus parabéns pela excelente época e felicitar o bravo desempenho na fanal-four em coimbra.

Como Treinador de basquetebol quero aqui mostrar a minha admiração e o respeito por esses Atletas e equipa técnica pelo que teem feito pelo basquetebol no Alentejo.

Independentemente do resultado ao qual eu esperava que era desta que vocês traziam a taça nacional pois este grupo merecia por aquilo que teem dado a esta modalidade mas independetemente do resultado


MUITOS PARABENS, MUITOS PARABENS, MUITOS PARABENS RAPAZES SÃO OS MAIORES


Para qualquer pessoa que goste do basquetebol e que vive esta modalidade como eu vivo independente de estar ou não ligado directamente a algum clube devemos ser humildes para reconhecer esse esforço que essa equipa tem dignificado o basquetebol Alentejano.

Se fecha um ciclo uma temporada mas há muito para dar e vocês irão conseguir não desistam.

Saudações Desportivas
Francisco Alas

Anónimo disse...

Parabéns André de Resende

Anónimo disse...

Parabéns gostei de ver estas noticias. A verdade É que tenho bastantes saudades dos bons momentos que ai vivi.
força e União,nesta altura serão muito necessárias para atravessar mais dificuldades que vão surgir na modalidade.

Rui Ferreira