17/03/2015

As raparigas merecem o nosso apreço

   Antes das crónicas habituais aos jogos é justo elogiar a atitude das atletas da André de Resende. Têm denotado uma postura que deve ser elogiada por todos. Assumiram a vontade de disputar duas competições, Têm-no feito com denodo, empenho e responsabilidade. Têm discutido até aos últimos minutos mas infelizmente acabando por perder. É normal que a tristeza e a ansiedade se apoderem das jovens e isso nota-se nos instantes finais dos jogos. Mais ainda quando verificam que há cada vez mais público a assistir aos seus jogos. Neste fim de semana, tiveram mais afluência do que os seniores. Á sua volta têm um grupo de adultos que NUNCA FALHA: Palmira e João Júlio, Zamy e Maria José, Rui Ganhão e Pedro Gouveia... José Trindade...GENTE DE ENORME QUALIDADE! 
   Para ELAS um aplauso
CNB1  André de Resende 116  x Ferragudo 28
Um jogo tão triste que nem merece crónica
  O comportamento do adversário foi inverso à resposta dos atletas da André de Resende!
Parciais: 27-6, 30-3, 27-9 e 27-12
              André de Resende 85  x Beja Basket 43
 Terminou finalmente o jogo da CNB1 e este ficará na memória de todos os que a viveram. Estes 5:06 foram jogados com o espírito correcto de 10 amigos que disputam com seriedade um jogo que começou em "0-0"! Muito bonito!

 Sub 18 masc   André de Resende 59 x Beja Basket 42
A 3 passos do apuramento!
  Aguardava-se com expectativa mais um derby que desde cedo se percebeu que os eborenses dificilmente deixariam fugir a vitória. Sem realizarem um grande jogo, a André de Resende liderada por Duarte a escolher as melhores soluções que Ricardo, André e finalmente Ivan Mendes iam concretizando.
Jogaram: Mini 8 , Duarte 15, Ivan 12, Santana 2, Ricardo 13, Luís, Pucarinho e Mira 6
Parciais: 17.13,15-9, 16-13 e 11-7

Parciais: Sub 19   André de Resende 42  x Alberta Menéres  89
Já se joga MUITOOO !
   A equipa de Algueirão tem fortes tradições no basquetebol e naturais ambições na sua equipa sénior. Sempre que estas não têm jogo...os adversários das sub 19 pagam a factura! Mas...se a vitória da André de Resende trouxesse um sorriso a todas as suas atletas, perder com adversárias desta qualidade, custa menos, ainda mais quando conseguimos provar a nós próprios que até já temos qualidade.

Mafalda Pinto e Karla Heur impressionaram pela qualidade. Sofia Barros e Sara Zambujo deram tudo. Marta é uma atleta de enorme potencial, mas falta o salto em competição. 
O cansaço do último período justifica uma diferença que nunca existiu.
Parciais: 15-27, 9-20, 9-16 e 4-26

 sub 16  Femininos   
André de Resende 41 x Tubarões Quarteira 69
Jogar 2 competições já dá frutos, discutindo o resultado mas...falta ganhar! 

Jogaram: Magui, Iris, Sofia, Susana, Tânia 6, Matas, Maria 20, Rita 12 e Mika 2
Parciais: 11-26, 10-14, 12-16 e 8-13
     André de Resende 47  x Farense   65
Jogaram: Magui, Iris 2, Sofia, Susana, Tânia 15, Matas 7, Maria 10, Rita 12 e Mika 1
Parciais: 16-14, 8-19, 18-11 e 5-21
    A crónica dos dois jogos é semelhante, pois as equipas algarvias têm qualidade e foi necessário jogar no mesmo nível para conseguir chegar ao último período dentro do jogo. Na ânsia óbvia de vencer, correm-se mais riscos defensivos e uma ou duas adversárias tecnicamente mais evoluídas decidem o vencedor. Contra o Farense foi a saída de Maria Pereira a 4 minutos do final que mudou o curso do jogo quando todos aguardavam uma eventual vitória.
   Nos dois jogos ficaram claras algumas ideias:
   As atletas evoluíram muito nesta época, quer individual, quer colectivamente. Táticamente estão muito diferentes, sabendo alternar defesas zonas com hxh.
   As jovens assumiram o gosto de disputar a Taça Nacional de sub 16 e sub 19 simultâneamente e isso trouxe vantagens e naturalmente desgaste físico e psicológico. Assim, Maria Pereira e Tânia foram gigantes nos 2 jogos, mas as equipas adversárias promovem-lhes cada vez mais situações de 2x1. Rita Trindade deu o salto durante estas competições e no jogo com o Farense foi determinante. Magui é a que melhor defende e é sóbria a atacar. Susana começou a jogar há meses, Iris vai ser jogadora, pois já se torna importante pela agressividade que não tinha. Sofia tem qualidades físicas impares, mas grande dificuldade em gerir a pressão. O que dizer das sub 14 Matilde e Mika...são das atletas mais utilizadas no nacional e Matilde só tem DOZE anos! 

Sub 14 Masc    Beja Basket 84 x  André de Resende 69
No início do ano os jogadores eram poucos...agora já há convocatória.
   Mais do que a crónica do jogo, merece ser realçado o trabalho que tem sido feito nesta equipa de sub 14. É conhecido que na André de Resende NÃO HÁ CONVOCATÓRIA PARA OS JOGOS. Num escalão ou noutro, todos/todas as atletas jogam. Feliz ou Infelizmente os jovens que nos têm aparecido no clube tem aumentado de tal forma que ficaram por jogar quase uma dezena. Teremos que arranjar mais soluções para este BOM PROBLEMA.
O resultado de Beja? Marcamos 69 pontos!
...Jogaram: Galo, Luís, Calçada, João, Tiago A, Tomaz, André, Miguel R., Miguel C., Mariana Ramos e Margarida Correia.
Parciais: 14-16, 25- 8, 23-26 e 22-19 

Sem comentários: