03/03/2015

As equipas da André de Resende são um orgulho para a cidade de Évora

CNB1   André de Resende 86 x  Olhanense  47  
NO DUELO PARA O 2º LUGAR...Provavelmente a melhor exibição do ano!

   A três jornadas do final da fase regular, a André de Resende precisa apenas de uma vitória para ficar virtualmente garantido o lugar atrás do "dream team" Imortal. A equipa estudantil tem vencido e sempre de forma convincente os seus adversários e depois de vencer em Faro por 13 pontos de diferença, desta vez não deu qualquer chance ao seu adversário direto e aplicou-lhe 39 pontos de diferença com uma exibição de elevada qualidade.
  O início de jogo foi de enorme rigor táctico e a vantagem foi-se avolumando para chegar a 33-18 a meio do 2º período. Os visitados têm aí uns minutos de deslumbramento e perdem o controle do ritmo de jogo, muito motivados pela excelente exibição que estavam a fazer. A reacção da experiente equipa algarvia reduz a diferença para sete pontos ao intervalo.
   Os números do 3º período dizem quase tudo...foi arrasador(32-6)! Se considerarmos que estavam a jogar o 2º contra o 3º classificado, fica tudo dito. Tudo não, pois seria injusto não registar que Inácio Fernandes voltou a ser um dos homens do jogo e um miúdo de 18 anos, que havia convertido 5 triplos contra os Salesianos, agora fez 6 em 9 tentativas! Mas é determinante entender que só existiram destaques individuais porque o colectivo foi muito forte.

    Jogaram: Carlos 14, Banha 20,Moran, Júlio2, Gonçalo, Nuno, Bruno 4, Micael 8, Inácio 12, Filipe 11, Diogo 15.
Parciais: 16-10,21-20, 32-6 e 17-11.

O GDRAR quis agradecer a Joaquim Oliveira e ao Diário do Sul a ajuda na divulgação do Basquetebol do Alentejo, sem o qual o desporto não teria a mesma visibilidade. Une-nos a amizade e agora a gratidão!

Sub 19 Femininos
Imortal 44 x  André de Resende  49....UMA VITÓRIA NO FEMININO !

   No final da época transacta algumas atletas do clube entenderam mudar de clube e muitos julgaram que o basquetebol feminino da André de Resende iria passar por grandes dificuldades, acreditando mesmo que ficaria sem atletas suficientes para competir. Algumas das jovens que saíram já tinham qualidade e havendo em todos a expectativa de uma época de 2014-15 com a ambição de muito bons resultados, que assim se goravam. Serve esta introdução para demonstrar que, apesar desse revés, opção que todos devemos respeitar, a equipa feminina manteve-se, surgiram mais atletas novas, e com a qualidade do treino e o seu empenho, têm vindo a obter resultados que a todos nos deixam MUITO ORGULHOSOS!
   Vencer no Algarve nunca tinha acontecido! Perder jogos contra adversários de reconhecida craveira nacional como Alberta Menéres, Portimonense, Maria Pia ou Sporting... já denota enorme evolução das jovens atletas. O papel das sub 19 nesta evolução tem sido decisivo, pois o amor ao jogo e a postura de enorme elevação pessoal têm sido notáveis. O seu exemplo tem sido seguido pelas mais novas e esta vitória sobre o Imortal, assente num 4º período muito forte e enorme coesão (defensiva e ofensiva) em todo o jogo, devem merecer forte elogio. O restante elogio deve ler-se na crónica das sub 16(abaixo).  Jogaram: Mafy 6, Sofia,Marta 13, Sara, Karla 12 e Maria 18.
Parciais: 14-10,14-12, 9-9 e 7-18.


sub 18 Masculinos
  André de Resende  46  x  CB Albufeira   31....ASSUMIR O 1º LUGAR
   Mais uma vitória da surpreendente equipa de "quase seniores" da André de Resende. Metade dos atletas desta equipa treina (e joga) na equipa sénior, como são Duarte Imaginário, João Marques, Ricardo Carvalho e Ivan Mendes (infelizmente esta época joga mais tempo do que o que treina!). Os restantes jovens têm na sua maioria idade de sub 16 e como tal ainda margem de progressão.
   Neste jogo dominaram sempre o marcador, mas permitindo sempre ao adversário aproximações que chegaram à diferença mínima no final do 3º período. Um parcial de 12-2 sentenciou o jogo. Os últimos minutos foram de gestão, nem sempre bem feita e o sabor de atingir mais uma vitória.
 Jogaram: Couto, Pedro 2, Luís, Rui , Duarte 2, Ricardo 17, Ivan 8, André 7 e Marques 10.
Parciais:17-4,8-9, 10-8 e 11-8.

Farense 69  x André de Resende 68 
Perder após prolongamento com lance que se tivesse sido filmado... tornava-se "viral"!
   O jogo era de capital importância para as ambições da equipa alentejana. O adversário revelava qualidade e muitos centímetros de diferença para os opositores, pelo que se sabia que só com rigor táctico se conseguiria vencer.
   A André de Resende conseguiu que o seu adversário estivesse 5 minutos sem marcar qualquer ponto e tudo começava melhor do que o previsto. Em 2 segundos oferecem 4 pontos ao adversário fruto de ingenuidades dos atletas mais experientes. Entrou-se assim num equilíbrio que até aí não parecia possível. Os Eborenses a continuar a abrir o livro de pequenos erros, os algarvios a aproveitar e a discutir o jogo.
   Chega-se aos últimos minutos do jogo e a André de Resende mostra-se mais forte, mas permite lançamentos absolutamente incríveis ao Farense. Parecia que estavam a oferecer suspense ao espectáculo. Os lances sucediam-se e Duarte Imaginário, o melhor em campo, sai com 5 faltas, mas João Marques leva o jogo para prolongamento.
   Obviamente, nestes minutos, poucas ou nenhumas faltas apareciam na zona defensiva do Farense, mas tal só aconteceu porque o jogo estava equilibrado e isso era culpa da André de Resende. A 12 segundos do final e com os Eborenses em vantagem por 2 pontos, surge o lance ridículo:
João Marques coloca a bola em jogo debaixo do seu cesto. Esta é interceptada e imobilizada com o pé e o atleta algarvio até para, aguardando a sinalização do árbitro...que não acontece. O jovem farense limitou-se assim a agarrar a bola do chão e converter em cesto, igualando a partida. Uma falta(!) no último segundo e consequente lance livre dá a vitória aos da casa.
   A André de Resende a espaços jogou muito bem e até merecia ter ganho, mas perdeu...por culpa própria! Alguns atletas revelaram que com pouco treino, ajudam pouco o colectivo!
Jogaram: Pedro 5, Luís, Rui 2, Duarte 13, Ricardo 26, Ivan 4, André e Marques 18.
Parciais:17-4,8-9, 10-8 e 11-8.

sub 16  Femininos
André de Resende  59  x  Maria Pia 66....ASSUSTAR AS LISBOETAS!
O adversário é um histórico do basquetebol feminino. A André de Resende optou por colocar a sua melhor atleta na equipa de sub 19, logo as pequenitas "estavam desfalcadas". As lisboetas chegaram ao intervalo a vencer por 20-46, baseando o seu jogo em 2 atletas de muita qualidade que facilmente resolviam qualquer situação de 1x1 ou mesmo 1x2. Quando o jogo parecia resolvido, uma das atletas sai com 5 faltas e um minuto mais tarde a outra lesiona-se num lance infeliz, mas fortuito. O último período mostra as alentejanas a demonstrarem uma intensidade defensiva em todo o campo que gradualmente ia aproximando o marcador. Chegou-se a pensar em reviravolta, mas já não foi a tempo. Ficou a imagem de uma equipa com garra e desejosa de vencer.
Jogaram: Magui 10, Matilde 14, Tânia 20, Rita 6, Iris 4, Sofia 2, Susana e Mika 2.
Parciais:13-22,7-24,15-14 e 24-6.

André de Resende 46  x  Portimonense  48
Jogar muito bem e perder no último segundo!

   A história do jogo do Maria Pia volta a repetir-se no dia seguinte, mas desta vez num jogo que foi sempre equilibrado. Os últimos minutos ficam marcados pela exclusão de Rita Trindade e Margarida Júlio- excelentes exibições- que deixaram a equipa desequilibrada nos últimos segundos. No final a frustração da derrota deixou um sentimento de tristeza nas eborenses. As lágrimas do desespero de alguém que sabe tudo ter feito para vencer.
As atletas de sub 16, com jovens do escalão inferior, ainda não foi desta que ganharam, mas mereceram de todos os presentes uma enorme ovação pela excelente atitude demonstrada. Esta postura tem sido bebida das atletas mais velhas, que lhes têm sabido transmitir os melhores valores que o basquetebol pode dar.
Jogaram: Magui, Matilde, Tânia, Rita, Iris, Sofia, Susana, Mika e MARIA!.
Parciais: 10-7, 6-7, 20-20 e 10-14
 

Convívio de Elvas e Grândola:
 Onze atletas liderados por Manuel Rita, demonstram que a qualidade de trabalho do Prof. José Roupa é apenas EXCELENTE!!! Os dois merecem de todos nós o maior dos elogios!
Todas as fotos podem ser vistas no facebook do GDR André de Resende

Sem comentários: