10/03/2015

Raparigas brilham frente ao Sporting, e rapazes foram gigantes em Setúbal!

Sub 19 Sporting C. P. 58  x  André de Resende 46
 Que fabulosa exibição!
   Este jogo vai igualmente ficar na memória de todas as atletas que nele participaram. A André de Resende fez, sem qualquer dúvida o melhor jogo de sempre -discutindo o resultado- que alguma equipa do seu clube conseguiu. Começaram as alentejanas por realizar alternâncias defensivas e comandar o marcador até ao minuto 17. Controlando o melhor que conseguiam a tabela defensiva, onde a qualidade, o tamanho e o peso das postes adversárias faziam mossa, Karla, Magui e Maria conseguiam bons contra ataques, convertendo e ganhando faltas. No ataque planeado, Tânia (enorme), Mafalda, Sofia e Marta escolhiam sempre bem o último passe ou o lançamento. Apenas um parcial de 8-0 para o Sporting alterou a liderança do marcador. Todos os que assistiam estavam impressionados com a exibição alentejana. A segunda parte foi completamente diferente. Impressionante como ver um filme que até ao intervalo tem um rumo e inesperadamente, sem qualquer razão objectiva muda. O Sporting aumenta  a pressão defensiva, mas a André de Resende consegue resolver bem com boas penetrações para o cesto, onde invariavelmente as postes adversárias tentavam o contra. TRÊS FALTAS foram assinaladas debaixo do cesto das leoas. No último período a ÚNICA foi assinalada quando faltavam 1.05 e claramente para compensar a exibição arbitral,  já com o jogo resolvido a 12 pontos de diferença, e a falta nem sequer existiu. Igualmente verdade que à André de Resende só foram averbadas 2 DUAS faltas em toda a 2ª parte!!! Mas a diferença de peso e estatura dava uma vantagem enorme às excelentes atletas lisboetas!
  Um jogo muito bem disputado com a excelente equipa do Sporting constituída por atletas de muita qualidade. A afabilidade de TODOS os nossos rivais marcou-nos e a simpatia com que dirigentes, atletas e treinadores demonstraram deixa a certeza que o basquetebol do Sporting terá vida longa. Na André de Resende tem obrigatoriamente que se destacar a qualidade demonstrada pelas atletas, a sua entrega ao jogo e acima de tudo que Maria Pereira, Margarida Júlio e Tânia Murteira até são atletas sub 16!
Parciais: 15-18, 18-05, 11-11 e 15-12.
Jogaram: Magui 2, (excelente a defender e corajosa a atacar), Karla 12, Tânia 11, Rita, Mafy 2, Maria 15, Marta 4

CNB1    Beja 31  x André de Resende  69
Derby alentejano interrompido a 5:02 do final!
 A André de Resende fez jus à qualidade demonstrada ao longo do campeonato e no final do 1º período só tinha consentido 4 pontos ao adversário. O marcador ao intervalo registava apenas 10 pontos sofridos, mas uma excelente reacção do Beja proporcionou-lhe um parcial de 9-0. Rapidamente a André de Resende corrigiu o rumo e a 5:02 do final vencia por 31-69.

Jogaram:Nuno, Bruno, Mika, Júlio, Costeira, Filipe, Diogo, Inácio,Carlos, Banha e Mestre
Parciais: 4-17, 6- 20,...



Sub 16 Basket Almada 73 x André de Resende  53...
As pequenas já suspiram por uma vitória!
Parciais: 14-18, 23-14, 19-12 e 17-9
   A equipa de sub 16 feminina da André de Resende tem revelado uma enorme evolução desde o início da época. Mais uma vez entra a vencer num pavilhão muito difícil e consegue manter-se no jogo até meio da 2ª parte. Aí, porque as adversárias têm mais atletas e muitas com maiores recursos técnicos, o jogo decide-se para a equipa mais forte. É justo realçar a qualidade do jogo que semana após semana estas jovens eborenses vêm apresentando e mais uma vez, foi o colectivo muito mais forte do que a soma das várias atletas, o que denota um grupo de jovens muito responsáveis. 
Jogaram: Magui 7, Matilde 5, Susana, Mika, Rita, Tânia 19, Sofia 2 e Maria 20.
Sub 18 Scalipus 54 x  André de Resende  60...Grande vitória num jogo para guardar na memória!
   A vitória em Setúbal deixa a André de Resende muito bem posicionada para passar à fase seguinte. Um jogo memorável, comandado do princípio ao fim, com alternâncias defensivas, e seis atletas...sem treinadores e/ou dirigentes no banco.
   Duarte Imaginário foi um sénior a comandar a equipa; Ricardo e Mini demonstraram que são dos melhores atletas desta competição, André Mira e Pedro Santana cumpriram quase na perfeição a tarefa defensiva a que se propuseram e apenas Ivan Mendes esteve abaixo do que pode render.
   Mas vamos aos incidentes extra jogo e que tornaram esta vitória ainda mais saborosa. A história conta-se em breves linhas e deveria merecer uma reflexão sobre o papel do árbitro.
Assim: A deslocação para Setúbal é coordenada por pais de atletas onde os treinadores Rui Ganhão/Luís Francisco e o dirigente Manuel Rita se juntariam após o jogo de seniores em Beja. Face ao incidente raro de ter havido um corte de luz, os referidos elementos avisam o clube adversário (e amigo) que iriam deslocar-se o mais rápido possível, mas só conseguiriam chegar mesmo em cima da hora - 20:30, pelo que pediam o favor de aguardar uns minutos. Estes solicitam o mesmo ao árbitro.
   Entram no pavilhão às 20:31 e o jogo já decorria, tendo o árbitro principal impedido a presença de qualquer elemento no banco.
   Dirá o portento de profissionalismo que se limita a cumprir o regulamento!
   Dizemos nós: felizmente não temos no Alentejo profissionais destes.
   Dizemos mais ainda: Esquecem-se estes "profissionais" que a essência do jogo nos jovens é o atleta. Veremos na crónica do jogo com o Sporting outro árbitro que estava preocupado com a sua avaliação e a alterar o seu critério de arbitragem ao entrar em jogo na 2ª parte.
   No Alentejo, felizmente, temos árbitros com melhor qualidade e eventualmente outros com menor, mas NENHUM deixaria de aguardar uns minutos pelos responsáveis da equipa adversário...fosse ela qual fosse.
  A avaliação atribuída ao árbitro pode até ter sido de Excelente, eventualmente o melhor do mundo e arredores, mas ficará na memória de todos uma atitude muito infeliz!
   Para os jovens, afinal, o mais importante dos escalões de formação, fica para a memória futura um jogo muito bem ganho, dirigido por telemóvel da bancada e do balneário. Fica igualmente registado que a família Santana e Ramos...ESTEVE MAIS UMA VEZ a ajudar este grupo, bem como o novo coach MIGUEL RAMOS a dar umas dicas do banco, pois estava lesionado, mas quis viajar para ajudar a sua equipa. Uma lição de valores!
Jogaram:André 4, Duarte 7,Kadinho 26, Mini 22, Ivan 1 e Santana

Sub14    André de Resende 81 x Atlético Reguengos 73
Os minis estreiam-se sozinhos e mostraram que são... grandes!
 Grande Jogo...não se pode definir melhor a partida entre estas equipas e os números mostram isso mesmo: 38 pontos no 1º período, 43 no 2º47 no 3º e apenas 26 no último.
Neste nível de jogo, o mais importante são os pontos convertidos a a facilidade ou não em colocar a bola no cesto. As duas equipas deliciaram os adeptos e os seus treinadores estão de parabéns. GRANDE JOGO!
 Parciais: 14-24, 25-18, 30-17 e 12-14
Jogaram:Tiago 10, Cândido 6, Rita 8, Rui, Banha 8, Margarida, Mariana 10, Ramos 2, Tomás 17, Tomás C., João 16, 

Sem comentários: