19/04/2015

André de Resende surpreendida em Évora

 André de Resende 74  x  Olhanense  80
         Quando a uma exibição cinzenta se junta a única arbitragem infeliz da época !


Jogaram:, Duarte, Bruno 1, Micael  8, Ganhão 21 e Ricardo 4, Inácio 11, Carlos 13, Filipe 8, Júlio, Gonçalo, Moran e Banha 8 .
Parciais:  06-22, 22-21, 19-16 e 27-21
   A André de Resende iniciou o jogo com um 5 inicial diferente do habitual e nos primeiros 5 minutos não sendo brilhante  (3-7) , tinha o jogo relativamente controlado. Com as  primeiras rotações do banco, veio o descalabro e um parcial de 3-15!
   A este desnorte que resultava de inúmeras perdas de bola, começou logo a “ajudar” 2 faltas antidesportivas  que deixaram ainda mais nervosos os pouco experientes atletas da André de Resende.
   No 2º período as equipas equilibraram-se, mas os da casa corriam atrás do prejuízo :28-43 ao intervalo.
   A 2ª parte foi inexplicável, pois só assistindo se pode compreender.  Para quem não viu o jogo, leiam-se os números e acredite-se: foi um jogo fácil de ser arbitrado e sem qualquer problema entre os atletas e/ou treinadores!
- 34 faltas contra a André de Resende; 25 contra Olhanense
- Jogo com 59 faltas!!!  68 lances livres!!!
- 1 expulsão, 2 faltas antidesportivas e 4 faltas técnicas !
- Olhanense beneficia de 42 lances livres, André de resende 26.
- Um atleta do Olhanense beneficia de um parcial de 5 lances livres consecutivos  no 3º período e  outro de 9 – NOVE... no 4º período!
- Num curto espaço de 20 segundos foram assinaladas CINCO faltas consecutivas à André de Resende no seu meio campo defensivo. A bola entrava em campo e...falta!
   A 2:54  já a André de Resende tinha recuperado 15 pontos de atraso e em segundos a dupla de arbitragem decide o vencedor:
- Engana-se assinalando a 4ª falta a Micael Duarte que levou à gargalhada a assistência;
- Vislumbrou “fora” a Carlos Valente que estava a meio metro da linha,
- Assinala a 5ª falta a Carlos Valente sem que o árbitro que a assinalou tivesse a minima hipótese de ver o lance  a não ser que conseguisse fazê-lo  através de corpos opacos, tendo à sua frente Inácio Fernandes e o atleta do Olhanense. Conseguiu ver a falta do atleta da André de Resende que se encontrava atrás dos outros dois atletas.
   Foi de facto uma arbitragem que prejudicou ambas as equipas e só beneficiou o Olhanense, porque os seus atletas são muito mais experientes e souberam explorar as fragilidades dos árbitros.
   As faltas antidesportivas são perfeitamente injustificadas roçando o rídiculo. Os jovens árbitros têm efectivamente muito potencial mas ficou claramente demonstrado que ainda não podem arbitrar sem um elemento mais experiente e muito menos...estes dois juntos.
Ambos podem efectivamente vir a ser bons árbitros, mas este jogo mostrou o seu lado mais negativo: têm sempre razão e quando alguém discorda..usam o apito!

Sub 19   André de Resende 47  x Imortal  51
Muito bem durante 35 minutos. 
Nos últimos 5...as asneiras habituais!        
  

Parciais: 14-09, 09-13, 15-13 e 09-16
Jogaram: Karla 2, Maria 11 (zero no último período), Rita 5, Magui, Sofia, Marta 6, Sara 2, Tânia 4 e Mafy 16.
 As raparigas fizeram o último jogo na Taça Nacional já a pensar na final do campeonato  regional de Desporto Escolar a realizar em Évora no fim de semana seguinte. O rival tinha perdido no Algarve e o resultado ao intervalo sugeria que iria acontecer o mesmo. A André de Resende entrou a vencer, chegou ao intervalo por cima 23-22) e chegaram a ter 12 pontos de vantagem. No último quarto veio o desnorte habitual com 4 triplos sofridos de forma consecutiva, faltas perfeitamente escusadas e um ritmo elevado sem qualquer sucesso. A 1 minuto do fim e com uma diferença de 4 pontos, o semblante das atletas da casa era já o de quem perdeu. Assim nunca se ganha!

 André de Resende 45  x Basket Almada  58
   As mais pequenas bem tentam a primeira vitória na competição...mas não foi fácil!
Parciais:  15-0 nos primeiros 5 minutos; 3-8 nos seguintes; 14-16 no 2º período  ; 7-21 e 6-10.
Jogaram: Maria 17  (4 no último período), Rita 5, Magui 2, Susana, Matilde 7, Mika 2, Tânia 12.  
Excelente início da André de Resende.
A defender muito bem e concretizando todos os ataques, foram os ingredientes para justificar o parcial de 15-0. Reage o Basket Almada muito por ingenuidade da equipa da casa que não conseguem controlar o ritmo de jogo e deixam o adversário mandar. Tem sido sempre assim durante toda a época. Nos momentos de jogo que mais convém jogar devagar., ninguém consegue pausar o jogo. Foi assim que a André de Resende perdeu na véspera contra o Imortal.
   Ainda assim as sub 16 reagiram e voltaram a fazer um excelente 2º período indo para o intervalo a vencer 32-27.
   A alegria deu lugar à desconcentração, evidente durante os minutos de aquecimento.
A loucura habitual deu um parcial de 7-21! Sempre a correr e a perder a bola.
No último período o cansaço surgiu e ainda assim a equipa soube lutar.

Em resumo, pode dizer-se que a André de Resende fez um bom jogo que só não foi melhor porque as jovens têm tido enorme dificuldade em entender quais os ritmos de jogo que lhes vão convindo. Nos maus momentos oferecem 15 a 20 pontos a todos os adversários!
Como estão num escalão de formação, têm tempo para aprender!

A apoiar a equipa tem sempre caras bonitas e alguns não perdem a oportunidade para se sentar ao lado da mãe de algumas atletas mais engraçadas! A expressão de desagrado  das atletas não deixa dúvidas!
 Rita diz: "Deves pensar..."
Magui: Bem podes tentar, que o meu "INHO" não o trocaria por nada!"

2 comentários:

Anónimo disse...

Houve um atleta do Olhanense expulso,tal como o treinador da André de Resende,e o treinador do Olhanense também devia ir.

Anónimo disse...

O Treinador da André de Resende não foi expulso. Com 2 faltas técnicas o treinador tem que sair do banco!