04/04/2015

O Alentejo sentiu orgulho ...em Albufeira!

Prémio - Árbitro Revelação
      Filipe Orvalho sempre impressionou colegas e adversários pela qualidade técnica, velocidade e empenho no seu jogo. Se estas características o distinguiram, a humildade era a qualidade que mais sobressaía. Como atleta, revelou-se como o base titular da André de Resende que vai disputar a fase da CNB1 onde estarão as melhores equipas do sul do Tejo. Como árbitro, apenas precisou de demonstrar as suas qualidades técnicas e pessoais e para quem não o conhecia foi...REVELAÇÃO!
         

Árbitros da Final de sub14 Masc. Aveiro-Porto -      Albufeira 2015
         Pedro Marques - Fez toda a sua formação desportiva na André de Resende. Assumiu esta época enveredar pela arbitragem e o sucesso é o que todos esperamos dele. A qualidade técnica como árbitro é felizmente inversamente proporcional à de atleta, mas o empenho e o rigor que coloca em tudo o que faz...mantém-se. Vai longe na arbitragem, pois um grande número de verdadeiros amigos torcem por ele !
      Pedro Lança - O atleta do Beja, irmão do jovem que igualmente brilhou na equipa de sub 14 do Alentejo, teve na bancada de Albufeira e nos sofás das casas dos fans do basquetebol, um grande número de apoiantes. O lançamento que deixou o pavilhão ao rubro, vindo do canto do campo, fez-nos a todos sentir o orgulho por mais um jovem alentejano que vai ter sucesso na modalidade. Nos últimos anos vários atletas têm sido chamados aos treinos da selecção e Xavier Gaspar - Atlético de Reguengos foi o último caso. Os respectivos treinadores estão ligados ao sucesso destes atletas.
        Inês Santos - A jovem atleta do Eléctrico de Ponte de Sôr foi escolhida para um restrito grupo de jovens que poderão representar a selecção de Portugal no escalão de sub 16. O prémio desta escolha deve ser repartido pelo seu clube e treinadora Marina Melnychuck. 
    

          





                Selecção de Sub 14 masculina.
           Esta equipa foi vítima de um mal que teima em não ser corrigido: O modelo de competição continua errado, todos os anos se pensam e avançam soluções que sistematicamente ficam na gaveta. Com apenas um jogo perdido a equipa classificou-se em 13º lugar.  

   Os jovens da André de Resende que participaram em Albufeira deixaram-nos muito orgulhosos, pois, muito mais do que a sua qualidade desportiva e a demonstração da sua  evolução técnica, souberam demonstrar a sua elevada postura extra desportiva. 

Marco Galego teve o mérito de exigir as condições mínimas de treino e os resultados apareceram. O seu critério de escolha foi límpido e conseguiu o mérito de obter melhores resultados do que os clubes na Taça nacional. Esta selecção demonstrou assim, que com trabalho e organização as selecções alentejanas conseguem resultados melhores do que os clubes individualmente. A apreciação do treinador deve ser assim tomada em conta: 
Luis Serrano
Minutos   2 pts   3 pts    L livre     Res def   Res ofe    Tot Res   Ass   To   Roubos    Pts   valor
67.04      7/16    0/0         1/3          11             6               17          3      7         3           15     51

"Jogador com boa atitude defensiva, foi uma agradável surpresa já que fez mais do que nós estávamos à espera. Precisa de trabalhar a mão esquerda pois só penetra pelo lado direito, cumpriu totalmente o que lhe foi pedido dentro e fora do campo, bom espírito de grupo."





Miguel Galo
Minutos   2 pts   3 pts    L livre     Res def   Res ofe     Tot Res  Ass   To   Roubos    Pts   valor
93.37        25/47   0/0      9/21          19           22             41         1      12       5          59        61

"Jogador muito forte fisicamente, sem medo do contacto físico, 1x1 forte com a direita, com a esquerda não faz quase nada. Deve trabalhar este aspecto, dominador do ressalto nas 2 tabelas. Deve melhorar o 1º passe pois perde algumas bolas por querer sair em drible no meio dos adversários após ressalto."

FRANCISCO GASPAR E A SELECÇÃO SUB 14 FEMININA

   A selecção de sub 14 feminina do Alentejo demonstrou que à semelhança de outras que estiveram em Albufeira, o basquetebol feminino atravessa enormes dificuldades. Mas ainda assim o Alentejo ficou em último e porquê o destaque a Francisco Gaspar?
   Na "véspera" da festa do basquetebol em Albufeira, Francisco Gaspar viu-se com a empreitada de reunir um grupo de jovens que se apresentasse para jogar, caso contrário seria uma vergonha para a região! Sem tempo para preparar e mais ainda escolher, viu ser-lhe atribuído mais 2 jovens que fariam de treinador e dirigente. Dificilmente alguma equipa se apresentou no Algarve com tão poucas condições de treino. Francisco Gaspar foi inteligente na gestão, soube ser um pedagogo com as jovens, que após a quarta derrota começaram a esmorecer. Foi graças à sua postura serena que a equipa soube merecer os aplausos de quem as acompanhou nas bancadas
   A selecção apresentada foi constituída por raparigas maioritariamente sub 12, permitindo criar a base do ano seguinte. Três das jovens haviam estado em Paços de Ferreira com uma selecção de sub 12 que...nunca mais se reuniu!. 

   O desempenho da equipa foi muito melhor do que o esperado e as jovens só ficaram em último, pois a primeira derrota com Viseu, resultou de um jogo cujos erros dos jovens árbitros nos últimos 50 segundos decidiram o vencedor (4 pontos irregulares quando o Alentejo vencia por 3). Durante toda a partida, Viseu converteu mais de uma dezena de pontos beneficiando da posição na linha lateral permitida pelos árbitros e NUNCA CORRIGIDA pelo "Comissário",não havendo espaço para as petizes colocarem a bola em jogo.
    Caso tivessem vencido, as jovens veriam duas selecções atrás de si na classificação e estariamos agora a falar de sucesso!.
   Nesta selecção as atletas da André de Resende estiveram muito bem. Matilde Francisco, Margarida Correia (falta foto), Mika Sandu e Mariana Ramos.
Tânia Murteira- A jovem tinha a tarefa mais difícil de todos os atletas da André de Resende. Superou todas as expectativas, pois demonstrou em campo a sua enorme capacidade competitiva, mesmo quando as circunstãncias eram difíceis e fora do campo foi a Tânia que todos conhecemos. Sentimos um enorme orgulho na sua postura.

Sem comentários: