28/04/2015

Mais um título no Desporto Escolar...Seniores foram brilhantes no Barreiro!

   A grande maioria da comunidade escolar desconhece que o trabalho do GDRAR feito no basquetebol  tem proporcionado à Escola e ao agora Agrupamento nº 2 de Évora, títulos regionais e presenças nas fases finais dos campeonatos nacionais. O basquetebol já deu um título nacional, a respectiva participação em Malta e marca presença há NOVE ANOS CONSECUTIVOS nas finais nacionais! 
   Qual a modalidade e qual a escola que tem conseguido estes números?
   Este fim de semana em Évora, MAIS UM TÍTULO REGIONAL- 
Os campeões do Alentejo e que representarão a região em Lisboa entre 14 e 17 de Maio.


  CNB1   Barreirense  78 x André de Resende  67
Quem é a equipa que vai jogar à "caixinha" e assusta o Barreirense?

   Teste difícil frente à equipa que foi eliminada da Taça de Portugal pelo S.L.Benfica por apenas 18 pontos. Ainda mais difícil por se jogar na "caixinha", como é carinhosamente conhecido o pavilhão do Barreirense. 
   Costuma ser em jogos previsivelmente contra adversários mais fortes que a André de Resende joga melhor e mais uma vez foi o que aconteceu. A André de Resende mudou o base- Duarte Imaginário, mudou o cinco incluindo Mini Marques e Ricardo, mantendo apenas Micael e Diogo Ganhão.
   O resultado aos 5 minutos já dava uma vantagem de 6-8. O Barreirense parecia surpreendido e um desconto de tempo parecia mudar o rumo. Puro engano, pois ao intervalo a vantagem era apenas de 8 pontos.
   O 3º período foi avassalador, os alentejanos vacilaram e o Barreirense ganhou uma vantagem de 18 pontos quando ainda faltavam 2 minutos para terminar este tempo. Ilusão: Os eborenses fazem um parcial de 9-0 e reentram no jogo. Chegam à diferença de 5 e foi necessário aos homens da margem sul conservar a bola nos últimos segundos, não fosse "o diabo tecê-las"
   Que excelente exibição individual e colectiva fizeram os atletas da André de Resende. Imaginário foi gigante; Ganhão e Ricardo converteram metade dos pontos da equipa: Micael é sempre um pêndulo, Júlio, Gonçalo e Banha foram de enorme ajuda, atacando e defendendo com qualidade, Carlos e Filipe acusam a falta de treino, mas ainda assim jogaram em bom plano, Moran foi utilizado nos últimos minutos e Mini lesionou-se aos 2 minutos de jogo.

Sub 14     Estremoz  65  x André de Resende  66
Vitória no Buzer!!!

Parciais: 26-18, 13-15, 14-14 e 12-19
Jogaram: Tiago A 4, Gugas 2, Tomaz 16, André, Francisco 2, Miguel 2, Cândido 6, Banha, Casaca, João S. 11 e Luís Serrano 22. Grande jogo de basquetebol entre o Estremoz e a André de Resende. Os ingredientes para uma criança gostar da modalidade estiveram sempre presentes. Equilíbrio, muitos pontos das duas equipas e emoção até ao último segundo. Para a equipa azul tudo foi positivo, pois a equipa apresentou-se com todos os seus minis e apenas 3 sub 14. Participar com responsabilidade e com esta idade dá uma tarimba aos jovens muito grande. A equipa da casa foi para o intervalo a vencer 39-33 mas os petizes de Évora foram recuperando e só não passavam para a frente porque Luís Serrano mostrava-se desinpirado a lançar ao cesto. Da desisnpiração à frustração foi um passo e o jovem entrou em desespero. Um desconto de tempo oportuno deu a tranquilidade para ele fazer um parcial de 10 pontos inclusive o decisivo. O Estremoz ainda teve um derradeira oportunidade de vencer mas a atleta da casa falhou o cesto fácil!

Raparigas em "estágio " no Algarve

      Portimonense 46  x André de Resende  58
Finalmente a VITÓRIA!!!!
      Tubarões  87  x  André de Resende  53

    No final da competição faz-se o balanço.
   É verdade que o número de vitórias na taça nacional foi idêntico ao ano anterior, mas é igualmente verdade que na maioria dos jogos a André de Resende já conseguiu equilibrar com os seus adversários. As jovens terminam a competição a concretizar 111 pontos em 2 jogos, vencendo um deles. A atitude de empenho e amizade entre si ficou demonstrada neste "estágio" em Albufeira, onde pernoitaram. Para além das sub 16 e do treinador, acompanharam a equipa as atletas de sub19 e duas dirigentes. A todos observámos o sorriso e a cumplicidade de um fim de semana que recordarão!
   Aguardamos a pontuação individual dos jogos.

Sem comentários: