14/04/2015

Séniores caem de pé...sub 18 brilhantemente apurados!

Belenenses  87 x André de Resende 60
À entrada do último período a diferença era de 10 pontos


-  Os séniores começaram a 2ª fase em Belém contra o principal candidato a vencer esta série. A equipa lisboeta preparou-se muito bem para subir de divisão e ainda recentemente venceu uma equipa da proliga em jogo particular. A André de Resende sofreu os problemas normais de uma equipa cuja maioria dos atletas cumpre a sua primeira época nos seniores. A pressão de vencer, a exposição ao sucesso/insucesso perante o público e demais tem feito um desgaste grande. Colocava-se a dúvida sobre se conseguirão todos os atletas superar a fase mais difícil das suas carreiras desportivas.
   A resposta foi dada perante uma moldura humana muito razoável,com o Belenenses sempre por cima no encontro, mas a chegar ao intervalo a liderar o marcador apenas por 43-30.
 A qualidade do plantel lisboeta foi óbvia, eficácia no tiro exterior e momentos de espectáculo como o “afundanço” de Idrissa Silá ainda durante o primeiro período ou o“alley-oop”falhado de Eneyde Ferreira mas mereceu os aplausos da assistência, mostraram quem é o candidato à subida. Mas...a André de Resende mostrou a qualidade individual dos atletas e essencialmente a solidez defensiva perane uma equipa cuja diferença de peso e estatura era gritante. A dez minutos do final e após um parcial de 9-0, os eborenses ainda acreditaram que podiam surpreender o adversário, mas as opções do Belenenses eram muitas e reverteram para a normalidade. Os últimos minutos foram de queda anímica e o resultado avolumou-se.
   Micael Duarte foi um GIGANTE na entrega da tabela defensiva; Inácio Fernandes teve dificuldades imensas perante os 4 postes adversários que se iam revesando a defendê-lo e que assim o desgastaram. Filipe Orvalho, Pedro Banha, Diogo Ganhão, Carlos Valente e Bruno Canelas demonstraram que podem jogar a este nível. Ficou a dúvida relativamente a Júlio Serra, João Moran e Gonçalo Santos, pois ainda acusaram o nervosismo, normal para um primeiro jogo.  

  André de Resende 68  x  Farense   57

Cumprir a obrigação a pensar no dia seguinte!
  
Parciais: 21-10, 16-14, 17-15 e 14-18
   Cedo se entendeu que a vitória dificilmente fugiria aos eborenses. A vitória podia garantir o apuramento e os pupilos de Rui Ganhão, orientados pelo seu filho Diogo, cumpriu objectivos minimos, vencendo sem brilho o rival algarvio.
   A primeira parte foi de qualidade, com João Marques a converter 10 pontos no 1º período e Ricardo Carvalho a converter 10 no 2º. Isto só foi possível pela excelência do base Duarte Imaginário e do apoio dos restantes companheiros que seleccionavam bem as opções no ataque.
Na 2ª parte o brilho diminui e a mente começou a pensar no jogo seguinte...
Jogaram Miguel Ranos 2 , Ivan 10,Duarte 8, Kadinho 23, Mini 15, Pucarinho, Santana 2, André 5 e Couto.


 André de Resende  50  x  Barreirense  41

BRILHANTE EXIBIÇÃO !!!    Sub 18  Masculinos- APURADOS para a 2ª Fase!
 Parciais: 12-16, 17-3, 15-11 e 6-11
-   Os sub 18 entraram para o jogo com o Barreirense,sabendo que ambos já estariam apurados para a fase seguinte. Perante este cenário poderia esperar-se um jogo animado, mas de menor fulgor. Puro engano! Que grande jogo de basquetebol! Que fabulosa exibição fizeram os juniores do clube eborense!
Com constantes alterações defensivas, a André de Resende foi contrariando a grande eficácia nas acções de 1x1 dos atletas do Barreirense. O treinador Rui Ganhão foi assim experimentando até acertar uma das defesas que anulou os ataques contrários e um parcial de 17-3, com a confirmação de grande exibição de toda a equipa. No sucesso do colectivo surgem as surpresas de uma enorme exibição de Pedro Santana e especialmente Miguel Ramos! Ganhou 6 ressaltos, distribui assistências e ainda marcou pontos!
   O 3º período atingiu um ponto muito perigoso, com excessos de agressividade de alguns, felizmente apenas 1 ou 2, atletas da margem sul. Reagiram muito bem João Marques e Ricardo Carvalho, demonstrando muita maturidade.
   No último período surgem os únicos momentos de menor brilhantismo da André de Resende, quando nos minutos finais, confundiram controlar ataques longos com não lançar ao cesto.
Jogaram: Miguel Ranos 2 , Ivan 3,Duarte 13, Ricardo 13, Marques 15, Pucarinho, Santana 2 e André 2

sub 16 Fem     Maria Pia x André de Resende
   A equipa de sub 16 feminina ultrapassou uma das dificuldades que vinha a revelar, conseguindo atacar com mais qualidade. Infelizmente na defesa o desempenho piorou um pouco. Destaque para a exibição de Rita Trindade que acompanhou Maria Pereira entre as melhores eborenses. Iris Correia melhora a cada jogo.
Jogaram: Maria 25, Iris 4, Margarida 2, Tânia 14, Rita 11, Mika 2 e Matilde.

sub 19     Carnide  81  x André de Resende  40 
Carnide demasiado forte contra a André de Resende que jogou bem mas ainda sem argumentos contra equipas desta qualidade. Destaque individual para Margarida Júlio que defendeu muito bem e atacou bem melhor do que vinha fazendo.
 
 Sub 14 Masc  André de Resende  219   x   Juventude de Évora  8
Um resultado que não deveria ter acontecido.

   A todos os pais e atletas do Juventude de Évora queremos pedir desculpa pelo infeliz resultado, que só sucedeu pela falta de comunicação dos adultos. Com efeito uma correcta comunicação entre os responsáveis dos 2 clubes e da Direcção Técnica da Associação de Basquetebol do Alentejo, poderia ter evitado um espectáculo que em nada contribui para os jovens participantes! 

Por ser justo é igualmente importante salientar o empenho dos atletas das duas equipas, bem como do comportamento de todo o público que soube acompanhar o jogo incentivando e aplaudindo as duas equipas até ao fim.

   A este resultado em pontos marcados foi inédito na André de Resende, bem como os 74 pontos de Miguel Galo em apenas 20 minutos. Merece ainda referência ao facto de os atletas da André de Resende com idade de minibasquete terem conseguido concretizar 64 pontos e o melhor atleta do Juventude- Pedro Mourão- ter iniciado a prática do basquetebol no nosso clube. Foi um gosto revê-lo!

   MINIBASKET               André de Resende x Bacêlo
MUITO BONITO VER O PAVILHÃO CHEIO DE MINIS!

Manhã de muita actividade desportiva com jogos de muita entrega e emoção.

 Convívio Arena Évora
   Num dia de desporto pela saúde a Associação de Basquetebol do Alentejo promoveu um encontro de minibasquete que reuniu mais de 40 atletas. A acção foi muito bem executada por Sérgio Rosmaninho, que mais uma vez demonstrou as suas enormes qualidades técnicas junto dos mais novos!

Aguardamos fotos

Sem comentários: