03/11/2015

Basquetebol de Évora vence Faculdade de Lisboa!

 Seniores André de Resende/AE Un. Évora  79   X AEFCT   67
Escola de Évora vence faculdade de Lisboa
Parciais: 14-21 ; 24-08, 20-18 e 21-20
Jogaram; Galvão,Godinho (4), Alexandre (12),Mika (12),Inácio (20),Diogo (11),André Mira,Mini (2),Duarte, Kadinho (6), Nuno Costa (6) e Moran (2).
   A vontade de vencer e voltar a fazer uma grande época fez aumentar os níveis de ansiedade dos atletas da André de Resende. O 1º período foi um desastre, com ataques precipitados e lançamentos muito fáceis a serem falhados. A equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia é composta por atletas de muita qualidade e experiência. Um regalo para ver quem gosta de bom basquetebol! As mudanças no cinco base e a entrada de João Pereira mudaram as acções defensiva e ofensiva da equipa visitada. Um 2º período demolidor repôs o equilíbrio no marcador, permitindo até uma vantagem de 9 pontos à André de Resende que viria a ser decisiva. A 2ª parte foi sempre de grande equilíbrio, mas os estudantes de Évora souberam manter a vantagem do intervalo. Ainda assim a equipa da FCTL não se dava por vencida e 3 triplos no último quarto, colocaram os espectadores em suspense. Inácio Fernandes e Micael impuseram a experiência e a inteligência que era decisiva nestes momentos e com 13 pontos em conjunto sentenciaram o vencedor.
Ricardo Carvalho e Nuno Costa estiveram muito perto do grande Inácio Fernades, que com 38 anos é um exemplo para todos na aplicação e competitividade. 

 Convívio de Minibasquete no Pav. Juventude de Évora...............................
Agrupamento de Escolas das Pites, André de Resende e Juventude de Évora marcaram presença neste convívio, onde a alegria dos petizes é o barómetro do sucesso do evento. A André de Resende apresentou quase metade dos pequenos praticantes, mas os petizes Juventudistas e o Mestre Manuel Alcario com mais uma fornada de jovens é sempre um tónico para acreditar que todos são muito importantes na modalidade da região que tanto gostamos. Os muitos jornalistas presentes enviaram-nos estas fotos da reportagem:
  Elogio merece o Diretor Técnico da ABA que dinamizou este convívio de minibasquete nas instalações do Juventude Sport Clube. Esta época está a revelar finalmente o empenho e as capacidades que todos lhe reconheceram há dois anos atrás, para desempenhar tão importante cargo. 
Assim o basquetebol do Alentejo melhorará certamente.

 Femininos André de Resende  78   X Salesianos Évora 35
Parciais: 16-08 ; 26-05, 12-11 e 24-11
   A equipa da André de Resende, brilhantemente orientada por Rui Ganhão apresentou resultados defensivos e ofensivos que não estávamos habituados a ver nestas jovens. Com efeito a superioridade revelada perante o adversário ficou demonstrado com o resultado ao intervalo: 42-13. 
A reacção da equipa dos Salesianos fez-se notar na 2ª parte e os números equilibraram-se mais: 36-22. Ainda assim merece destaque a capacidade ofensiva das jovens visitadas e as diferentes soluções que souberam apresentar, quando defendiam.
Jogaram: Margarida Júlio 5 (brilhante a defender; Iris 2, Susana, Sara 4, Micaela 4, Sofia Pinto 21 ( o melhor jogo desta época), Tânia 12 e Maria 31...nada a dizer, foram a Tânia e a Maria que todos conhecem: empenhadas na competição, inteligentes a atacar e defender e cometendo alguns erros próprios da idade! 
   Nos jogos das equipas femininas, os espectadores presentes que são familiares de atletas são quase sempre os mesmos. Conhecem-se, travam amizade, mesmo quando as filhas jogam nas equipas adversárias, mas...Infelizmente teremos que fazer um reparo a alguns dos nossos pais:
    
 - Há quanto tempo não vê a sua filha jogar? 
   Nas raparigas é impressionante, como jovens que jogam basquete há vários anos e os pais nunca ou quase nunca entenderam que seria importante ver a sua filha jogar. 
Este fenómeno, mais raro nas equipas masculinas,revela algo preocupante. 
  Felizmente há pais que estão no pavilhão em TODOS os jogos. Acompanham e fazem de pais das suas filhas e das restantes. Ninguém se sente excluído, mas acredite:
 A sua filha gostava muito que a visse jogar!  


 Sub 16 masculinos O Elvas 78  X André de Resende   64




   Jogo marcado pelas muitas faltas assinaladas às duas equipas e que condicionaram todo o jogo. A equipa de sub 16 da André de Resende foi criada para permitir competição aos atletas de sub 14 e aos mais jovens de sub 16. Apenas estes  e Luís Serrano estão a beneficiar. Jogaram: Guilherme Calçada, Miguel Galo, Diogo Carvalho, José Seidi, João Ludovino e Luís Serrano mostraram que a sua evolução já se demonstra.

 sub 18 masculinos              André de Resende 54   X Beja B.C.   63
Jogaram: André Mira 9, Ivan 28 , Rui 6, Calçada 6 e Ludovino 4.
Parciais: 15-18, 6-16, 18-13 e 19-17
   Num plantel de 12 atletas as ausências foram demais e colocam a dúvida se a competição se justifica para os restantes jovens. Os presentes demonstraram que para eles é útil e beneficiam com ela, pois jogaram sempre no limite e conseguiram discutir o resultado até aos últimos segundos. A equipa deu um passo atrás no apuramento para a final 4 e a causa está nas muitas ausências.


Este fim de semana 40 atletas jogaram pela André de Resende. Se os sub 14 masculino e feminino tivessem jogado, este número subiria duas dezenas e acresce que alguns jovens não jogaram por razões familiares ou lesões.
   Serve esta introdução para propor a reflexão de como foi possível que tantos jovens tivessem jogado basquetebol num clube que tem apenas 2 treinadores? Muitas pessoas anónimas ajudaram a que tal fosse possível. E merecem ser nomeadas:
Rui Pechincha, Manuel Rita e Vitor Gonçalves no minibasquete
João Calçada e Pedro Serrano nos sub 16
Rui Ganhão e Palmira Júlio nas sub 19 femininos e nos Sub 18 masculinos
Isabel Chaparro e José Trindade nos seniores.
   Muita gente colocou o interesse dos outros à frente da sua vida pessoal. Pessoas que dedicaram horas do seu tempo em prol dos seus filhos, mas também das outras crianças. Melhor ainda, alguns que nem sequer tinham lá os seus filhos e dedicaram o seu tempo aos outros. Em suma: um grupo de pessoas muito boas!
   O empenho de tanta gente merece reconhecimento e elogio geral. Deve merecer elogio o esforço que todos os clubes do Alentejo fazem, mas as dificuldades para o Ajes de Estremoz, Beja Basket e agora a André de Resende são por demais evidentes. 
   Perante este panorama de solidariedade e ajuda em prol do basquete é triste verificar que alguns-poucos felizmente- que se preocupam mais em verificar a parte burocrática do adversário como se essa fosse a sua função ou mesmo como se dela dependesse a qualidade de ensino dos seus praticantes. 
Esquecem-se que também eles porventura nem sempre o fizeram...Já se esqueceram! Ou estão a esquecer que o mais importante é motivar cada vez mais jovens para a prática desportiva!
   Mas voltemos aos aspectos positivos:
Merecem igualmente um grande elogio as arbitragens que o nosso clube teve neste fim de semana. A grande maioria delas com elevada qualidade, mas essencialmente de uma postura pessoal de todos os elementos que merecem registo.

Sem comentários: