15/05/2016

Espetáculo emotivo, pavilhão cheio e...Taça em Beja!

Taça Alentejo    Beja 62 x André de Resende 55
Espetáculo emotivo e pavilhão cheio...Taça em Beja!

 Parciais: 23-11 13-23 11-9 15-12
5 inicial: Mini- 9, Godinho - 20, Nuno - 8, Mika - 2, Duarte - 6,
Banco (apenas 10 pontos vindos do banco!): Ricardo - 3, Alexandre - 2, Gonçalo - 3, Galo - 2
   Começo eletrizante dos sul alentejanos com 3 triplos de Pedro Severino. Os de Évora estavam sobre avisados, mas a qualidade de tiro do rival é imensa. Reação da André de Resende que só não chega ao intervalo a vencer porque a linha de lance livre era um calvário!
Na 2ª parte o beja aumenta a já de si agressiva defesa e os azuis não conseguem mais de 9 pontos. Para uma equipa que foi candidata à subida de divisão é muito pouco. nem com 3 lances livres concedidos e o jogo empatado, a André de Resende conseguia passar para a frente. Apenas Nuno Costa no jogo todo e João Godinho na 1ª parte tentavam quebrar a monotonia da André de Resende. Não que os atletas não estivessem empenhados, mas não conseguiam lidar com a grande agressividade do adversário, que se batia valentemente por todos os lances. Ricardo Carvalho, Duarte  especialmente Alexandre estiveram sempre fora do jogo.
   Se Micael e Mini não estavam muito inspirados, Gonçalo alternava o bom com acções de ingenuidade, pelo que o sub 16 Miguel Galo conseguiu igualar com os seus dados estatisticos. Os números individuais explicam como uma equipa como a André de Resende perdeu com o Beja! Dezoito lances livres falhados, em atletas seniores...

seniores femininos  André de Resende 56  x Salesianos 32
A diferença entre as equipas não deve merecer menor empenho!

Parciais: 10-04 12-04, 18-11 e  16-13
5 inicial: Maria Pereira  22 ( 8 ao intervalo!), Magui 2, Sofia 6, Sara 5 e Tânia 8 (2 na 2ª parte!)
Banco: Margarida , Matilde 1, Iris 2, Ana F. 8 e Mihaela 2
   O início do jogo mostrou uma André de Resende a conquistar situações de cesto isolado e a falhar de forma pouco normal. Os Salesianos concediam algumas facilidades defensivas, mas que não eram aproveitadas pelas da casa. Tânia era na altura a menos perdulária e o jogo arrastava-se até aos 10-4. A equipa de Cristina Torres retificou o empenho defensivo e a atitude da sua equipa mudou, contrariamente à equipa da casa que se arrastava de forma petulante, consciente da sua superioridade. Não fora a menor qualidade técnica das adversárias e a André de Resende teria aprendido uma lição para não esquecer.
   O intervalo mostrou um grupo de jovens de azul vestido, pouco concentradas na sua jornada desportiva. Contrariamente o empenho defensivo das visitantes proporcionou-lhes alguns roubos de bola e marcar mais pontos num período do que na 1ª parte toda.
   Só no último período o banco da André de Resende conseguiu demonstrar o seu descontentamento com tal postura perante o adversário.
No rival Marta Baúto e Joana Rocha com 8 pontos cada merecem destaque. Na André de Resende nenhuma jovem merece destaque a não ser a estreia de Margarida Correia.

sub 12    André de Resende 76  x Vendas Novas  28
Deu gosto ver....

Parciais: 18-12 10-04, 18-6 e 30-06
Miguel Rita 24, Tiago 6, Gugas Antunes 2, Ludovino 2, Gonçalo Tejo 2, Pedro 2, Rui Banha 10, José Ramos 10, Guilherme M e Rui Ramalhinho 16.
   Deu gosto ver um grupo de meninos divertirem-se jogando com enorme intensidade, defensiva e ofensiva, fazendo passar a bola por todos e daí a distribuição da pontuação. Quando assim é até os miúdos marcam as faltas que fazem e dão a bola ao adversário quando esta sai. Foi isso que aconteceu. Muito bonito, lances coletivos e o público saiu muito contente.

sub 16/19  André de Resende 72 x Beja 30
Assim se vai construindo mais uma geração no feminino

Parciais: 22-03, 23-09, 14-11 e  13-07
Um jogo com 4 equipas! Árbitros, Beja e mais velhas e mais novas da André de Resende.
5 inicial: Magui 4, Zambujo 10, Susana 2, Mihaela 13 e Sofia Pinto 18 ( a melhor em campo e uma excelente exibição).
Rui Ganhão orientou as mais velhas e contou com uma Sofia Pinto inspirada e por vezes magui no seu melhor-
Mais novas: Sara Nascimento, Gabriela Fernandes, Inês Morais, Margarida Correia 13 e Matilde 12.
Isabel Rosado orientou as mais petizes e viu um grupo de meninas pequenas demonstrar um enorme potencial. Se Matilde e Margarida já não surpreendem, Mariana Ramos vai demonstrando uma maturidade que ainda não se lhe conhecia, o mesmo vai acontecendo com Inês Morais!
 Gabriela e Sara são mini atleta que já não se atemorizam com "gigantes" de 15-16 anos.

Sub 14      Salesianos x André de Resende
Os jovens dos Salesianos não precisavam...os da André de Resende não mereciam!


Parciais: 12-19, 09-07, 09-11 e  25-07

Jogaram Luis Serrano 24 , Tiago, Gugas 2, Ludovino, Banha 1, Tomás Rego 1 (na ficha de jogo!), Pateiro 6, Vasco Pereira 4, João Silva 6.
   Jogo com grande equilíbrio no marcado e um ligeiro ascendente da André de Resende nos primeiros 3 períodos. Como neste escalão os jovens têm que participar pelo menos num período, a André de Resende conseguiu uma vantagem de 7 pontos com o primeiro cinco e chegou ao intervalo com cinco pontos de vantagem. A segunda parte voltou a mostrar que os visitados estavam muito rigorosos e tranquilos na leitura do jogo, defendendo muito bem, pressionando e com paciência e leitura das situações iam descobrindo formas simples de lançar ao cesto. Esclarecedor o facto de 7 jovens contribuírem com pontos. O jogo tinha decorrido com empenho e correção de quase todos os jovens, merecendo um aplauso do muito público. Único senão uma reação incorreta de um atleta visitado ao atingir na cara Tomaz Rego, que não viu da parte dos árbitros qualquer sansão, mas estamos certos que esse comportamento foi prontamente  sancionado pelos treinadores, afinal não é a primeira vez que tal acontece. Tratando-se de jovens, ainda por cima de educação e formação superiores, sabemos que tal ocorre no calor do jogo...mas não pode ocorrer sem a respetiva admoestação. O público viu, os adversários viram, o infeliz do Tomaz sentiu e até calou...Ele sim, mereceu um enorme aplauso!
   O último período não deveria ser mencionado. Dele apenas merece destaque o empenho dos atletas das duas equipas. Todos deram o máximo para ganhar. Deles se deve dizer que no final se respeitaram e demonstraram como é saudável a sua rivalidade. Mas tudo o resto...foi muito feio!
   Nos primeiros 2 minutos deste período a André de Resende viu ser assinaladas 4 faltas e consequentes lances livres a partir das muitas que se seguiram!!!  Quatro atletas viram-se assim com 16 faltas averbadas: Luís Serrano (tinha 4 e depois 3) Tomás Rego 4, Vasco Pereira 3 e João Silva 5. Todos os outros 6 pequenitos apenas... DUAS!!!!
   Sabendo que nos Salesianos, tal como nós, imperam os melhores valores,os responsáveis, para além de nossos rivais, são amigos que muito consideramos, sabemos que esta sua vitória não teve o sabor de muitas outras que brilhantemente conseguiram contra a André de Resende.
   Um enorme aplauso para os jovens das duas equipas que jogaram de forma abnegada e sempre na procura da vitória. Eles são o mais importante!

Sem comentários: