15/11/2016

Arbitragem escandalosamente caseira !

campeonato 1ª divisão  BAC 80  x André de Resende 60
Excelente jogo entre lideres! Pena que só durou 3 períodos!

   Jogo entre duas das melhores equipas do campeonato que ainda não haviam perdido qualquer jogo. Os de Almada são efetivamente uma equipa de muita qualidade com atletas acima da média para esta divisão e a André de Resende apresenta uma qualidade de jogo que consegue rivalizar com os melhores. Ninguém deu por perdido os 30 minutos de muita qualidade que ambas as equipas apresentaram. Apenas três períodos! Porquê? O leitor entenderá nas linhas abaixo.
Começo equilibrado e com intensidade. O BAC ganhava ligeira vantagem de 6-8 pontos e logo os eborenses recuperavam a desvantagem. Os treinadores mexiam na equipa com constantes substituições para manter elevado o nível da partida e criar no adversário um maior desgaste. A André de Resende já tinha utilizado 11 atletas até ao intervalo.
   Na segunda parte algumas alterações defensivas aproximavam o marcador mas o BAC sabia sempre contrariar as alterações táticas da André de Resende. Com efeito a qualidade de Clérigo e do jovem Delgado tornavam o jogo ainda mais bonito. No início do quarto período a contestação junto de um dos árbitros, por sinal o principal e mais experiente e o aumentar de quezílias entre alguns atletas começou a conduzir o jogo para um nível que poderia influenciar as jornadas seguintes. Com uma desvantagem de 13 pontos a 8 minutos do final o treinador eborense decide retirar os atletas mais influentes e abdicar de um jogo que obviamente só podia piorar. A partir daqui o critério arbitral mudou radicalmente e beneficiou até a André de Resende!!!
   Na André de Resende será difícil destacar algum atleta, pois a rotação foi constante, mas o regresso de Carlos Valente à competição merece registo (viu uma falta técnica que fez rir até quem estava na bancada). João Nunes voltou a mostrar qualidade e também ele viu uma falta técnica em conjunto com o seu rival, sem que eles ou alguém no pavilhão entendesse.
   Na última jornada em Almada, já se haviam notado factos  estranhos, nos últimos 2 minutos de jogo  quando a equipa da casa se aproximou no marcador e pode discutir o jogo. Agora as ações de um árbitro que tem qualidade e que já arbitrou outros jogos com um nível superior, não soube desta vez esconder uma  proteção inacreditável à equipa da casa. O basquetebol orgulha-se que este tipo de situações ocorram poucas vezes!
    Em abono da verdade, o jovem árbitro auxiliar manteve sempre critério igual.
   O BAC é uma excelente equipa, merece ser líder e não precisava, pois provavelmente venceria o jogo sem ajuda!

Sub 18 masc  André de Resende 78 x Estremoz 39
Finalmente a vitória que tanto procuravam!
Jogaram: Santana 12, Ramos 15, Couto 2, Ludovino 9, e Serrano 14.
Rui 2, Madeira 8, André 12 e Daniel 2
parciais: 16-14, 23-08, 20-10 e 19-07


   A equipa de sub 18 da André de Resende é composta por jovens que fizeram a formação em sub 14 e minibasquete e por jovens que apareceram a jogar apenas esta época, mas que revelam uma paixão pelo jogo. A sua formação é o que se denomina de street basket, por não dominarem qualquer conceito tático de base. Por brincadeira os amigos chama-lhes as estrelas da NBA. defenderam lindamente, o André parecia a encarnação do Miguel poeira a roubar bolas.

Esta introdução serve para o leitor entender melhor a história da partida. Início com domínio dos eborenses, mas a falhar muitos cestos fáceis. As rotações de Rui Dias apenas serviam para dar minutos aos jovens do banco, mas infelizmente nada acrescentavam. No final do 2º período, um desconto de tempo e um "raspanete muito assertivo" trouxe um parcial de 10-0 e mais do que isso uma mudança de atitude.

   Na 2ª parte Rui Dias questiona os "atletas NBA" se são capazes de repetir o que os colegas fizeram. A resposta foi...apenas brilhante e os homens estiveram em campo todo o 3º período empolgando os presentes.
   A atitude competitiva  dos jovens do banco suplantou a capacidade técnica e tática de outros colegas. Ainda assim a exibição de Luís Serrano, Miguel Ramos, João Ludovino e Pedro Santana (de quem se espera sempre mais), foram muito positivas.

Sub 14 fem Salesianos 37 x André de Resende 40
São poucas mas ainda não perderam...

    Mais uma vez a equipa das pequeninas voltou a vencer o seu rival. Por opção, a melhor atleta não jogou, permitindo assim que as restantes pudessem ganhar evidência e tornarem-se mais interventivas no jogo. Mais uma vez as petizes venceram e provavelmente ficarão invictas na competição, não sendo campeãs porque não têm o número mínino de atletas.
Por tudo isso merecem o nosso maior elogio.
Nota negativa e que causou tristeza entre as pequenas atletas, a intervenção errada do árbitro que afastou do jogo durante o 3º período, a petiz Gabriela Fernandes, sem qualquer razão que o justificasse.

Sub 16 masc  André de Resende 66 x Salesianos 67
Como foi possível entregar um jogo ganho?
Assim também se aprende, mas dói mais!
   Parciais: 6-15, 23-14, 22-18 e 15-20
Jogaram Rita 3, Tiago, Tiago Antunes 1, Tomaz, Serrano 15 (apenas 2 no último período), Galo 36, Francisco (4) e Vasco 7.
Um jogo emotivo até ao último segundo. Os pais de ambas as equipas que ganharam o seu tempo ao ver os filhos jogar, devem ter-se sentido contentes com o que viram. Em abono da verdade a qualidade técnica dos intervenientes de ambas as equipas é reduzido, mas são jogos assim que ajudam os atletas a evoluir.
   A André de Resende dominou o marcador nos 2º 3º e 4º período até aos últimos 2 minutos. Aí os Salesianos concretizaram 3 lançamentos de campo contra nenhum dos da casa. Nestes últimos minutos o rival foi mais sereno e venceu com justiça.
   Ficou a certeza que a André de Resende poderá apurar-se para a final 4  e aí demonstrar a evolução de alguns dos jovens basquetebolistas.

 Sub 14 masc Elétrico x André de Resende
Os jovens que jogaram foram brilhantes enquanto metade da equipa ficou em casa!
   A crónica deste jogo deve realçar a EXCELENTE prestação dos 6 atletas que jogaram: João Ludovino, José Ramos, Rui Banha, João Madeira,  Gui Miguéns e José Barros. Estes jovens foram de uma entrega enorme e quase venceram o seu adversário, mas o mais importante esteve no facto de terem assumido o compromisso que nem todos souberam respeitar: sendo apenas 12 jovens na equipa era assumido que ninguém faltaria aos jogos para estarem sempre os dez atletas regulamentares. Miguel Rita e Tiago Antunes jogavam pelos sub 16!

sub 19 fem  Elétrico  47 x André de Resende  37
Quando se perde o semblante é carregado!

Sub Sem qualquer dúvida estiveram em confronto as duas melhores equipas seniores de basquetebol feminino dos últimos anos. É verdade que a qualidade tem sido muito fraca, mas a enorme diferença é que ambas as equipas apresentaram ritmos de jogo interessante, cambiantes táticas e pela primeira vez o jogo decorreu sem as picardias habituais de quem se esquece que está a jogar basket.
A melhor resposta foi dada das bancadas, pois o muito público do jogo anterior manteve-se a ver este jogo.
   O Elétrico conta com a melhor atleta deste torneio e a qualidade do jogo subiu muitos degraus. A André de Resende teve que pressionar defensivamente e rodar todo o plantel, para se manter no jogo. As dificuldades ofensivas foram grandes, escolhendo quase sempre as piores soluções. A André de Resende fez efectivamente um jogo de qualidade, mas o rival soube explorar as fragilidades ofensivas das eborenses.
Destaque para Rita Trindade, ainda assim conseguiu manter discernimento. 

Sem comentários: