20/02/2017

Mais perto da fase final...Agora venha o play-off !

Campeonato nacional 1ª divisão  André de Resende 69 x Scalipus  64
Foto de Elsa Ganhão.
Foto de Elsa Ganhão.
   Os quatro primeiros classificados estavam definidos. Jogo previa-se interessante e nos minutos iniciais a André de Resende conseguiu-o com um parcial de 15-6. O adversário apresentava-se muito desfalcado o que retirava carga emocional à partida e provavelmente alguns jogadores eborenses acharam que seria muito fácil vencer o rival.  Se a dupla de postes Marco Calado, João Godinho defendia bem, falhava lançamentos fáceis no ataque. A rotação de atletas que visava preparar o play-off da próxima semana resultou mal e o 2º período foi desastroso com um parcial de 13-22. Permitir ao Scalipus converter 4 triplos quase consecutivos foi apenas um sinal da falta de atitude e/ou capacidade dos atletas da casa. os jogadores exteriores eram lentos e pouco agressivos coma bola e nas áreas perto do cesto, apenas Inácio Fernandes e Diogo Ganhão mostravam algum inconformismo. As imagens que escolhemos para esta crónica são elucidativas da passividade de alguns atletas e do inconformismo de outros.  A 2ª parte mostrou a tentativa de melhoria, mas alguns atletas não demonstraram capacidade para jogar a este ritmo. As falhas eram sucessivas, quer no ataque, quer na defesa e algumas delas deixavam perplexos todos os que assistiam incrédulos a tão pouca qualidade de alguns.
   No último período uma mudança tática na defesa eborense acabou por dar a vitória que não deixou um gosto muito agradável. Neste período os da casa apenas marcaram 4 cestos de campo (Godinho, Ganhão (2) e Gonçalo, muito pouco para quem  aspira jogar num patamar elevado.
Jogaram: Duarte 6 (apenas um cesto de campo) , Marco 4, Godinho 10 , Diogo 29 e Kadinho 0 (!)
Banco: Inácio 14, Carlos S. 4 (apenas um cesto de campo), Gonçalo 5 .
Foto de Elsa Ganhão.

Taça Nacional sub 19    André de Resende 41 x Basket Albufeira 50
Jogar assim dá gosto ver...faltou ganhar !
Foto de GDR André de Resende.   As raparigas defrontaram uma das equipas candidatas a vencer esta competição e  mostraram no Alentejo o basket feminino também pode ter qualidade. Finalmente a equipa realizou uma excelente exibição, discutiu o resultado até aos últimos segundos e mostrou que sabe jogar colectivamente. Para esta diferença de postura merecem elogio Tânia Murteira a liderar os ataques, Maria Pereira a assistir, selecionando bem o último momento. Mihaela acrescentou qualidade e as restantes atletas defendiam com intensidade. O jogo exterior resultou em pleno - 3 triplos convertidos- e apenas nos últimos segundos as algarvias conseguiram segurar a vitória.
Jogaram: Matilde, Sofia, Laura, Sara Z., Susana
Maria, Tânia, Magui, Iris,e Mika
   Elétrico Ponte Sor 67 x André de Resende 52
Voltar ao normal...
   Depois de uma excelente exibição no dia anterior a equipa da André de Resende regrediu novamente para o que de pior tem feito nalguns jogos. Falta de capacidade de competir com intensidade. Repare-se na foto da bola ao ar: 2 atletas estão a assistir como se estivessem na bancada. Até ao intervalo o equilíbrio foi constante mas a qualidade da André de Resende era diminuta. O início da 2ª parte resume todos os 20 minutos seguintes. O Elétrico fazia contra ataques sucessivos, fazendo um parcial de 9-0 com a mesma atleta (41 pontos) a surgir isolada debaixo do cesto. Quando não convertia, surgia uma mão amiga a fazer falta e oferecer mais um ou dois lances livres. A 4 minutos do final, Maria Pereira foi excluída com 5 faltas e a sua exibição foi tão paupérrima que a André de Resende recuperou logo 8 pontos e entrou novamente na disputa.
   Destacou-se nesta fase Tânia Murteira que ainda assim se mostrava a mais inconformada. Contudo, foi "chão que deu uvas" pois falhar lançamentos debaixo do cesto porque se executam gestos técnicos errados...levavam ao desespero Rui Dias, que tudo fazia para incentivar as suas atletas a reagir.
   Infelizmente...sem sucesso! O mais fácil será a desculpa do jogo intenso na véspera, mas fica claro que não foi a principal razão.
Jogaram: Matilde 10, Sofia, Laura, Sara P 4, Susana 2
Maria 10, Tânia 15, Magui 6, Iris,e Mika 2

Foto de GDR André de Resende.
.
sub 14 Misto    Elvas  x   André de Resende

Uma aposta que alguém vai pagar!
   A André de Resende aposta na divulgação do basket feminino e nestas competições regionais jogará com equipas mistas para que cada vez mais raparigas joguem basquetebol.
   O resultado desta equipa merece a aposta no "Placard" e alguém vencerá ou perderá a aposta!!!  Venceu o Elvas mas nos azuis já jogaram Matilde Figueiredo, Rita e Inês Pechincha , Joana Chegadinho, Mariana Ramos...faltou Gabriela Fernandes e Margarida Correia para chegar à vitória!!!

sub 16 MISTO  André de Resende 52 x Salesianos  79
Um jogo disputado entre 2 jogadores !
   A qualidade dos atletas de sub 16 na nossa região é muito débil com poucas equipas e mesmo essas com pouco atletas. A regra pseudo pedagógica de terem que jogar 8 atletas por equipa e cada um estar dentro de campo pelo menos 10 minutos, faz com que na 1ª parte a qualidade, já de si fraca, reduz-se ainda mais. Quando alguns atletas têm uma qualidade razoável, impõem-se facilmente perante os seus adversários. Foi este o jogo do derby eborense.  As duas equipas aproveitam para rodar jovens sub 14 e assim aprenderem em contexto de maior intensidade. Na André de Resende João Madeira, Miguel Rita e Tiago Antunes vão evoluindo, mas neste jogo apenas este acrescentou algo, mesmo jogando so na 1ª parte.
   O resto do jogo foi David Russo  (36) contra João Ludovino (32) com vantagem para o jovem Salesiano. Certamente à medida que o torneio for avançando, mais jogadores evoluirão e não serve de desculpa não terem jogado dois dos melhores atletas dos azuis (Miguel Galo e Margarida Correia).
Jogaram: Madeira 2, Rita 4, Tiago 4, Vasco 3, Serrano 6 e Ludovino 33.

Sem comentários: