30/10/2008

Fim de semana azíago

Juniores Femininos A. Reguengos 113 GDRAR 44
Num jogo sem história, dada a superioridade da equipa de Reguengos, regista-se a boa réplica da equipa eborense e dos 25 pontos de Ana Francisco, embora longe dos 44 de Carla P.
Jogaram ainda Ana O. 10, Sónia 2, Cláudia 4, Sofia 8 e Ana M.
Cadetes Femininos GDRAR 55 A. Reguengos 61
Com uma primeira parte cheia de equívocos, a nossa equipa já se encontrava a perder ao intervalo por 13 pontos. A 2ª parte foi bem melhor e a história do jogo merece bem o destaque dos últimos minutos: a equipa de Reguengos a vencer com todo o brilhantismo, mesmo reduzida a três jogadoras, fruto de uma arbitragem de fraca qualidade.
Jogaram e marcaram pelo GDRAR:
Ana Francisco 16;Ana Oliveira 14; Cláudia R 8 , Cristina C., Sónia V.4, Rita M.2, Beatriz G. , Ana M4.
Iniciados Masculinos Salesianos 32 GDRAR 76
Jogaram e marcaram: Alexandre 6,Gonçalo Sabarigo Carlos 36, Banha 8,Fadista 8,Duarte 2, Bilou 2, Diogo 6, João e Filipe 8.

Juniores Masculinos GDRAR 65 A. Reguengos 86
Num jogo em que a rivalidade (saudável) entre as duas equipas se sentia no pavilhão e com um público caloroso no apoio às suas equipas a emoção terminou antes do intervalo e a 2ª parte foi penosa.
A equipa de Reguengos foi mais forte, revelou grande evolução e mereceu a vitória mas nenhuma das equipas merecia MAIS UMA ARBITRAGEM de fraca qualidade. Não está em causa os árbitros quanto à sua isenção, mas com efeito têm dado uma enorme ajuda para que os jogos não cheguem ao fim com 5 jogadores de cada lado, averbando faltas anti desportivas e desqualificantes sem qualquer nexo. Ninguém compreenderá que numa tarde com dois jogos, esta dupla averbe 56 faltas nos cadetes femininos e 71 nos juniores, terminando um dos jogos com 3 jogadoras numa das equipas.
CENTO E VINTE SETE FALTAS NUMA TARDE, com 5 anti-desportivas, que obrigaram à expulsão do jogo de dois atletas...é obra!
Ah...em jogos sem quaisquer problemas.
Como é óbvio esta chamada de atenção não serve para justificar as derrotas do nosso clube, que nos devem fazer pensar a todos, mas também deve servir para repensarmos bem no que está a acontecer com o basket da nossa região.
nota: faltam os resultados das nossas equipas sénior e iniciados femininos que perderam com o Bacelo e Reguengos. Por lapso ainda não temos as respectivas fichas de jogo, mas logo que possível serão afixados.
Registe-se assim o primeiro jogo oficial de 7 atletas que apesar da derrota pesada, foram brilhantes na entrega ao jogo.

27/10/2008

ASC/BVRM - 75 André de Resende 71

Os dois principais clubes do torneio de seniores encontraram-se num jogo que merece um enquadramento prévio relativo às duas equipas.

- A equipa de Reguengos é composta por atletas com idades entre os 16 e os 20 anos.

- A equipa de Évora é composta por jovens com idades inferiores a 18 e os seus treinadores com idades…já com alguns anitos a mais. Esta equipa não é mais do que uma forma de convívio entre as duas faixas etárias, não havendo a relação jogador treinador.

Feita a apresentação, é imperioso registar o que é comum a ambas:

- Só jogam pelo prazer de jogar, pois não existem apuramentos para competições nacionais ou algo do género.

Passemos assim à história da contenda pois sabemos que os atletas do nosso clube aguardam pelas novidades e… façamos uma originalidade:

Dois textos verídicos para o mesmo jogo:

Texto 1

O ASC/BVRM venceu um jogo sempre equilibrado convertendo um cesto a 4 segundos do final….contra um adversário que terminou com quatro atletas em campo: Bruno Guindaça saiu lesionado ao intervalo, Vasco Silvestre esteve 19 minutos em campo saindo com 6 (!) faltas (uma técnica e outra desqualificante), Sérgio Rosmaninho (23 min.- 5 faltas), Pedro Aniceto ( 23 min. 5 faltas –uma técnica), Diogo Francisco ( 21 min. 5 faltas – 1 anti desportivas), L. Francisco (15 min. 5 faltas)…

Texto 2

O ASC/BVRM venceu um jogo sempre equilibrado convertendo um cesto a 4 segundos do final. A emoção esteve sempre presente até final e o prazer dos atletas em jogar um jogo com estas características redobra. A equipa de Reguengos pressionou em campo inteiro os 40 minutos, enquanto os de Évora alteraram a defesa homem com zona. A entrega e a correcção das duas equipas foram exemplares e no final saudaram-se pelo jogo emotivo que ambas fizeram durante quase duas horas. Os atletas de Reguengos demonstraram enorme correcção bem como todos os atletas do GDRAR, pelo que os atletas das duas equipas estão de parabéns pela postura que souberam manter.

Venceu a equipa que foi mais serena nos momentos finais!

Estupefacto? Também nós …que lá estivemos!

Mas vejamos as coisas pelo lado positivo: Só assim foi possível viver e transmitir aos nossos atletas mais jovens vivências em jogos disputados até ao último segundo.

26/10/2008

Convívio de minibasquetebol DELTA CAFÉS

O pavilhão André de Resende recebeu cerca de uma centena de crianças de Évora num convívio de basquetebol organizado pelo clube André de Resende. As actividades constaram de exercícios técnicos, lúdicos e jogos entre as várias equipas. A presença de tantas crianças e pais num evento destes é sempre de registar, pois cada vez mais, o desporto é relegado pelos jovens, trocando-o pela vida sedentária dos computadores. O trabalho em prol do basquetebol dos clubes da cidade – Salesianos, A.M.B. Bacelo, Centro Treino e o organizador André de Resende tem sido de grande labor e neste dia puderam demonstrar a todos os que estiveram presentes o seu bom trabalho. Os pais dos atletas compareceram e depois de lhes ser oferecido um café num gesto de simpatia, mas igualmente de felicitação, foram estrategicamente sentados em volta dos campos dos jogos, para permitir que também estes, sentissem o ambiente dos jogos e aplaudissem as suas vedetas. Durante duas horas e meia os pequenos, divertiram-se jogando entre as várias equipas e foi uma delícia ver uns pequeninos de sete anitos lançar ao cesto e fazer uma festa quando encestavam. Uma manhã para recordar. A organização esteve sem dúvida em excelente plano e foi um exemplo de como se trabalha na formação de basquetebol e foi coordenada pelos treinadores Vasco Silvestre e Sérgio Rosmaninho que coordenaram uma equipa de jovens atletas do GDRAR que se empenharam para que todos os mini basquetebolistas tivessem uma manhã diferente. O clube anfitrião, sensibilizou os presentes, não apenas pela simpatia como recebeu os presentes, mas essencialmente pela qualidade técnica e pedagógica dos seus treinadores. Estes jovens treinadores bem como os das restantes equipas demonstraram que a cidade de Évora tem actualmente gente no basquetebol com grande capacidade pedagógica e técnica.

23/10/2008

Cadetes começam o campeonato a vencer

Sub-16 Mas. G.D.R. André Resende 68 vs Salesianos Évora 57

O team de Vasco Silvestre que tão boas indicações deu na pré-época demonstrou que a nossa esperança tem fundamento. Começando mal, chegámos ao final do 1º período a perder (9-15), mas vencemos os restantes: 24-14;18-14 e 17-14.
Jogaram e marcaram:
Carlos V. - 2 ; J. Bernardo 36; Rui D. 11; J. Figueira 5; M. Poeira 2; Moran 3 ;H. Tomé 10; Guilherme e Dinis.

Sub-14 Fem. Portel
PortelBasket/SSTMP vs G.D.R. André Resende

nota: As nossas meninas pequeninas infelizmente não fizeram o seu primeiro jogo oficial porque Portel desistiu do campeonato, que assim se resumirá a nós e ...Reguengos!

22/10/2008

Convívio com o Colégio de Guadalupe

Tem sido um prazer o intercâmbio realizado com nuestros hermanos espanhóis. Para além do contacto desportivo e social, temos realizado momentos de festa basquetebolistica com a presença de todos os atletas e pais do GDRAR.
Eis algumas das imagens:


19/10/2008

Iniciados masculinos - Agora é a doer!

A equipa de iniciados do GDRAR estreou-se no campeonato regional com uma vitória sobre o Estremoz por 55-49. Este campeonato disputa-se em sistema de todos contra todos, apurando-se os dois melhores para a final 4 com as duas primeiras equipas do grupo B.
A nossa equipa demonstrou porque é uma das candidatas à vitória final, num jogo que começou de forma tão triste que esperemos que as crianças só relembrem apenas a partir do 2º minuto. O equilíbrio foi ocorrendo sempre ao longo dos 4 períodos.
Como se tratou do primeiro jogo de campeonato, apresentemos as nossas vedetas:
Pedro Bilou - Possuiu uma técnica individual apurada, adora jogar e é inteligente a ler o jogo. Quando for fisicamente mais forte, vai ser um jogador difícil de ser defendido.

Joaquim M. - O primeiro cesto oficial da sua curta carreira de basquetebolista fizeram o jogo parar para uma ovação merecida. Ainda é cedo para mais comentários.

João Sabarigo - Um jogador inteligente a ler o jogo e que dá tudo em campo. Qualquer equipa gostava de o ter, pois só pensa no colectivo.

João Leandro - Evoluiu do ano anterior, e já contribui com alguns pontos para a sua equipa.

Duarte Imaginário - Impressionante o amor pelo jogo e a competitividade. Vai ser um grande lançador e um jogador a ter em conta.

Pedro Fadista - Impressionante!!! Não sabe jogar mal, não é egoísta, não descansa um segundo em campo...Um extraordinário jogador para esta idade.

Diogo Borges - Com uma técnica e uma inteligência a jogar, já possui uma capacidade táctica individual que o distingue e vai fazer dele um dos melhores.

Filipe Orvalho- O jogo parou para uma merecida salva de palmas por três jogadas consecutivas de uma intensidade e técnica individual tão refinada que empolgou a assistência.

Alexandre Cuco - Este jovem merece um comentário especial : vai ser um dos melhores jogadores de basquetebol do Alentejo! Uma frase destas receberá de alguns a questão de como é possível adivinhar tal? Fisicamente desenvolvido para a sua idade, inteligente, auto disciplinado, empenhado a aprender tudo o que for novidade, NÃO FALTOU A UM ÚNICO treino desde o principio da época e é de uma humildade difícil de encontrar. Vai uma aposta em como será um grande jogador?

Neste fim de semana não jogaram ainda outros jogadores, que faremos a sua referência neste blog.

Novo grito de Guerra - Minibasket

14/10/2008

O menino Sérgio fez 26 aninhos

O treino foi uma festa surpresa . Faltou a ucraniana a sair do bolo, mas houve de tudo um pouco...
Bolinho
cantiguinha de parabénse até um momento de ternura...para o qual, não se admitem comentários sobre a masculinidade dos intervenientes!
PARABÉNS SÉRGIO!!!

07/10/2008

Apresentação da equipa feminina sub-16

No sábado dia 11 a equipa feminina de sub-16 apresentou-se durante a tarde, na Escola André Resende. Um dia bem recheado com um programa desportivo, cultural e social:

Manhã de Minibasket

- Passeio pela cidade de Évora e almoço das atletas dirigentes e treinadores do GDRAR e SIMECQ e Guadalupe na cantina da Universidade de Évora.

E os jogos:

- SIMECQ (
inic f) Vx Colégio Guadalupe (Cad f)
A equipa espanhola não deu qualquer hipótese às suas congéneres portuguesas. Neste jogo a diferença não residiu só na idade e no marcador também foi enorme!!!

- GDRAR
(Cad f) Vx Colégio Guadalupe (Cad f)
As nossas atletas começaram por dar réplica e pensou-se num jogo equilibrado, mas após o intervalo...a casa ruiu.

Jogo 3 -
GDRAR (Cad f) Vx SIMECQ (inic f)
Grande exibição das lisboetas e total desnorte das alentejanas. As nossas raparigas jogam bem mais, mas o cansaço, o primeiro jogo e alguns equívocos desnortearam um grupo de atletas que receberam as suas adversárias de forma sublime.
Ficámos orgulhosos com a postura anfitriã das nossas atletas. Neste clube, muito mais do que atletas, formam-se jovens ...e este grupo é FABULOSO!!!

O final do dia trouxe um jogo treino GDRAR Cadetes mas. Vs GDRAR Juniores B mas. em que os miúdos bateram o pé aos mais crescidos. Contudo, mais do que o resultado, ficou a imagem de um excelente trabalho de Sérgio Rosmaninho e Vasco Silvestre que souberam dar coesão a um grupo de vinte atletas que já jogam muito acima do esperado para o seu tempo de basquetebol.
Já lá vão uns anitos, quando o colégio de Guadalupe nos recebeu. Reconhecem alguns dos nossos atletas ?


Nota: as fotos ainda estão no laboratório a revelar, pelo que só 4ª feira estarão disponíveis.Quem quiser fazer o obséquio de enviar algumas fotos que tenha...nós agradecemos.

06/10/2008

1ª dia de competição

Depois de jogar em Badajoz com o A.B. Pacense a malta pousou para a fotografia...
(em equipa)




















Seguiu-se depois uma super almoçarada na pizzaria (em equipa)
como podem comprovar pela fúria do faustino a devorar a pizza ...



















Por fim depois do desafio que foi comer as pizzas escolhidas pelo figueira seguiu-se o desafio de snoker onde os treinadores (Vasco e Sérgio) mostraram uma qualidade superior a todos os adversários ... (em equipa)



















Um dia em grande... (em equipa)

04/10/2008

GDRAR vence Torneio Talavera La Real

A nossa equipa júnior venceu o VI Memorial Elias Pinar ao derrotar nas meias finais a equipa de casa e na final o Basket Pacense.
A equipa de Badajoz não pôde contar com o seu base principal e as opções do treinados Marco Galego ficaram mais reduzidas. A boa prestação defensiva e o acerto dos nossos atletas permitiram a conquista do primeiro troféu da época, recebido pelo capitão Pedro Aniceto (que excelente exibição). O jovem Tiago Rosado recebeu o troféu de melhor marcador do torneio.
Jogaram: Pedro Aniceto (12), J. Bernardo (7), M. Faustino, J. Figueira(2), Miguel P., Tiago R.(17), Bruno G. (15) e Bruno C. (9).
Parciais: 22-7;19-17;21-15;23-7.