25/10/2012

Jogos grandes...espectáculo garantido

Iniciadas femininas vencem torneio Internacional em Gévora - Espanha

    A jovem equipa feminina venceu o seu primeiro torneio da recente carreira desportiva e logo em Espanha. Como é do conhecimento geral, a André de Resende optou por uma politica desportiva que julgamos ser única e que consiste na ideia simples de todos os atletas treinam com treinadores de qualidade, jogam sempre e como não existem treinadores suficientes para as equipas, estas vão enquadradas por um pai que reúna simultaneamente poucos conhecimentos de basket, mas enormes qualidades humanas. Nesta equipa, o "manager" é Manuel Cordeiro e mais do que conduzir as petizes à vitória, é a forma como sabe transmitir os valores às filhas e ás suas amigas. Pessoas assim não se encontram todos os dias!
   Na meia final venceram Guadalupe e na final venceram a anfitriã, conquistando assim as belas medalhas de vencedoras que orgulhosamente exibiram na sua chegada a Évora.
Jogaram: Matilde R., Matilde F., Tânia M., Margarida J. Maria P., Rita T., Leonor C., Leonor P. e Carolina C.
 sub 20 André de Resende 67  x Barreirense 95
Que espectáculo... Talvez dos melhores jogos de sempre na André de Resende
Com efeito, foi um excelente espectáculo para os muitos que encheram as bancadas do clube escolar. Estavam em confronto, a representante de um histórico no panorama nacional, com presenças garantidas nas finais nacionais, composta por vários atletas internacionais e o jovem clube eborense, finalista da Taça nacional de sub 16 da época anterior. 
   A primeira parte foi apenas alucinante, com uma qualidade técnica e táctica de nível superior por ambas as     equipas. A arbitragem esteve sempre ao nível do jogo e o público vibrava com as rápidas transições da André de Resende e silenciava com a terrível mão certeira dos triplistas do Barreiro. Ao intervalo 40-49! Que jogo!
Na 2ª parte, um eventual erro táctico da André de Resende, que iniciou em defesa homem a homem, permitiu ao adversário fazer um parcial de 2-12 e alargar a vantagem para terríveis 17 pontos. A mudança táctica trouxe novamente a André de Resende ao jogo, chegando a baixar a fasquia para os 10 pontos, mas o adversário não estava com veleidades e cavou em triplos a diferença final.
Jogaram: Fadista 2, Carlos 18, Nuno 7, Moran 4, Ganhão 18, Cuco 9, Filipe, Bernardo 7 e Marques 2.
Como se pôde comprovar, os bons espectáculos de basquetebol podem ser vistos em Évora, graças ao excelente contributo que deram atletas e árbitros, nesta grande mostra da modalidade.

Sub 14  André de Resende 26 x Reguengos  88
   A equipa de Reguengos demonstrou desde cedo que era mais forte e não iria dar veleidades aos de Évora. O realce vai para a qualidade evidenciada por Miguel Ramos 7, Pedro Santana 6 e especialmente pelo chileno Gabriel Vidal 10 que denota evolução a cada semana que joga!
Jogaram ainda Miguel Galo 2, Vitor Vidal, Guilherme Calçada, Pedro Mourão e José S.

sub 16   Elétrico Ponte Sôr 43  x André de Resende  95
Grande surpresa! Excelente exibição... gesto bonito dos ábitros !
   A André de Resende deslocava-se a Ponte de Sôr muito desfalcada, com atletas ainda sem o comprovativo médico, deixando apenas uma pequena margem de esperança na vitória. Contudo a excelente exibição dos atletas eborenses, demonstrou que se deve contar com eles para uma eventual presença na taça nacional. Foram ENORMES os atletas da André de Resende
   André Mira 32, Ivan 18, Fernando 2, Imaginário 7 ( e uma enorme exibição) e João Marques 33.
Nota de maior destaque:
O momento do dia deve merecer registo e elogio para os que o tiveram:
Como a equipa da André de Resende apresentou apenas 5 atletas e não tinha ninguém habilitado para estar no banco, os responsáveis pela condução do jogo, solicitaram, sem que este o tenha pedido e quando já estava na bancada, que se sentasse no banco e não deixasse os jovens sozinhos!
Um enorme elogio pela atitude, que só prestigia quem a toma, beneficiando todos os que contribuíram para o basquetebol neste dia: André de Resende, Ponte de Sôr, oficiais de mesa e árbitros! MUITOS PARABÉNS! 

sub 18 André de Resende  66 Reguengos  54
APENAS.... BRIILHANTE! Mas o gesto dos pais foi ainda maior!
No primeiro jogo do torneio de abertura a André de Resende defrontava o eterno rival Reguengos e todos esperavam uma derrota da equipa da casa, pois a utilização de um maior número de atletas no jogo do Barreirense deixou apenas 5 jovens disponíveis. É verdade que o Atlético de Reguengos se exibiu abaixo do que é capaz, pois alguns dos seus atletas têm enorme qualidade, mas a exibição da equipa da casa foi apenas brilhante. Desde o primeiro minuto a equipa soube defender os caminhos do cesto e contra atacar na perfeição. Chegaram a ter uma vantagem vantagem de 23 pontos à entrada para o último período, em que o adversário pressionou mais e os da André de Resende, cansados, pensaram pior e cometeram mais erros ainda assim ganharam!
Jogaram: Júlio 11, Banha 12, Gonçalo 11, Vaz 14 e Borges 16 (Que enorme exibição...que empenho, marcou 6 dos últimos 8 pontos do jogo!!!)
Mas a grande mensagem deste jogo pode não ter sido notada por todos. 
   Não jogar contra o Barreirense era um desprazer enorme, pois naturalmente todos os atletas sonham estar naquele palco. Seria fácil encarar o jogo seguinte como uma tarefa menor. ESTES ATLETAS NÃO O FIZERAM! 
   Mas muito mais importante, os amigos deles ficaram nas bancadas até ao fim para os apoiar!
Mas aquilo que faz deles jovens com uma educação especial é a chave desta mensagem:
Num sábado ao final da tarde e depois do jogo com o Barreirense...era fácil ir para casa.
   Os pais de TODOS os atletas ficaram a apoiar estes cinco briosos até ao fim. Com pais assim, os filhos e os seus amigos só podem ser jovens com os melhores valores.
CINCO ESTRELAS PARA OS "VELHOS" que ficaram a aplaudir os briosos atletas!

10 comentários:

Anónimo disse...

Évora topo de gama!
Ponte e Sousa

Anónimo disse...

Três equipas vão jogar contra Regengos:Sub 14,Sub 16 e Sub 18 mais o jogo espicial contra o FC Barreirense mas desejo boa sorte para o jogo.

Anónimo disse...

3 equipas? Ou serão 2? Sub 16 é contra o Ponte Sôr. Mais atencão meu caro.

Anónimo disse...

Grande jogo de basket ,um espetaculo maravilhoso , muito publico , assim deveria estar sempre os pavilhoes. Parabens aos atletas da Andre de Resende ,que se baterem muito bem como é seu habito .Uma palavra para os arbitros , que apos uma semana em "brasas" com o caso "arbitro de bancada",mostraram que tambem temos bons arbitros no nosso alentejo. Parabens a todos .

Anónimo disse...

Parabéns ás meninas , que irradiavam felicidade e cumprimentos e agradecimentos ao seu « mister» Manuel Cordeiro.

Anónimo disse...

Enganei-me são duas equipas eu confudo Elétrico com Atlético.

Anónimo disse...

Porque os mais novos estão a preto e branco.Jogaram antes de nascer?Quanto ao Sub 18 jogaram com 5 altetas da André de Resende e ganharam. 16-14,38-24 58- e 66-54 o terceiro período não sei quantos pontos fez o Atlético SC. O Sub 16 e o Sub 20 também fizeram exelente jogo:
S20 14-16 no primeiro período o resto não sei.
Acham possível o Vidal sair com 5 faltas no jogo de Sub 14 Masc. As raparigas também merecem elogio.

Anónimo disse...

Se jogassem antes de nascer eram todos do Baby basket ou Micro Basket (Mini Basket)

Anónimo disse...

Se o Vidal não batesse tanto, não tinha saído do jogo de Sub14 com 5 faltas. Mais atenção ao jogo e mais formação aos atletas!

Anónimo disse...

pois tens razão