21/03/2016

O melhor basket do Alentejo

Taça Alentejo :   Que jogo espetacular!

André de Resende 67 x Elétrico  87
Jogaram: Nuno 11, Mini 8, Alexandre 6, Godinho 11 e Mika 18.
Duarte 7, Gonçalo 4 e Miguel Galo.
Elétrico: Fábio 10, Artiem 18 , Jonathan Morse 22, Raminhos 21;
Lourenço 8, Caldeira 6 , Silva e Oliveira
parciais:12-10, 18-19, 17-28 e 20-30
   O que se pode esperar de um excelente jogo de basquetebol? Intensidade, lances ofensivos de qualidade e emoção no marcador, arbitragem de qualidade. Tudo isto aconteceu no jogo entre as melhores equipas do Alentejo.
   Começaram melhor os de Évora o que lhes permitiu estar em vantagem ao intervalo (30-29). Muita intensidade defensiva, selecção cuidada dos lançamentos e muita...muita qualidade de Nuno Costa a gerir os ataques, Micael Duarte e João Godinho. Este bateu-se sempre de igual com o norte americano do Eléctrico, lançando na zona perto do cesto com sucesso. A vantagem dos azuis chegou aos 6 pontos, mas o final do 3º período marca a viragem. O Eléctrico, muito bem liderados por Paulo Raminhos impõe mais agressividade na sua defesa e ganham uma vantagem de 20 pontos. Para esta mudança contribui a qualidade do plantel do Eléctrico e o desgaste físico de João Godinho e Micael Duarte que no último quarto apenas este marcou (2 pontos). O terceiro factor justificativo foi ter permitido aos lançadores do rival concretizarem 23 pontos da linha de lances livres, quando a diferença final foi de 20.
   Na reação final, Duarte Imaginário mostrou finalmente a qualidade que só sobre muita pressão demonstra. João Marques foi sempre regular e a ajudar o colectivo, Alexandre Coelho está diferente, relativamente ao início da época e será um jogador mais influente. O mesmo se pode dizer de Gonçalo Santos, que com uma atitude tremenda em todos os minutos se tornou numa ajuda muito forte para a sua equipa. Miguel Galo teve uns minutos para sentir o que é jogar contra atletas da Liga!
Rui Nepomoceno e João Fernandes realizaram exibição a condizer com a qualidade do jogo. 

Campeonato Regional sub 14 Feminino
A. Reguengos 23 x André de Resende  44
Jogaram: Matilde 20, Margarida 18, Mariana 6, Matilde S. e Inês
parciais:11-18, 06-18 e 06-08
   Numa equipa de jovens raparigas o destaque vai para as 5 atletas que jogaram e muito bem, mas fica a tristeza de se terem registado mais faltas do que presenças. O destaque do jogo vai inteirinho para Mariana Ramos que defendeu muito bem a melhor atleta de Reguengos, Margarida Medeiros, tendo sido aí a chave do jogo. 
Salesianos 6 x  André de Resende  76
Jogaram: Matilde 22, Margarida 16, Mariana 22, Matilde S.8 e Inês 8
parciais:2-24, 2-24 e 2-28
   A equipa Salesiana é a que tem menos argumentos técnicos entre as equipas em competição, e a diferença para as atletas "azuis" é grande. Todas se respeitaram, dando o máximo pelas suas cores. O destaque do jogo vai inteirinho para a pequena Matilde Silva que jogou o tempo todo, muito bem e ainda converteu 4 cestos!
 
Mini Liga 12
 Estrela  16   x  André de Resende  74

Tiago Antunes 2, Miguel Rita 34,  João Ludovino, Rui Banha 8, Pedro Fidalgo 2, José Ramos 8, Joaquim Barroso 4,Gustavo Antunes 14, Gonçalo Tejo 2 e Guilherme Miguens.
A André de Resende apresentou-se e muito bem com 7 atletas sub 10. Gonçalo Tejo estreou-se e já marcou um cesto, Guilherme Miguéns brilhou igualmente na estreia. Destaque para os 20 pontos de Miguel Rita no 1º período, que não deixou margem de discussão para o resto do jogo. A evolução deste grupo de jovens mantém-se, considerando que alguns deles estão a fazer jornadas duplas, ou seja, aprender a jogar...jogando.

Torneio sub 14
André de Resende  51  x  A. Reguengos  84
fonte das fotos: Atlético Reguengos


   Luís Serrano 26, Miguel Rita 6,  João Ludovino,  José Ramos 2, Francisco Batista 2, Vasco Pereira 8, Tomás Rego 2, Rui Ramalhinho e João Silva 5
   A diferença  entre os jovens de 11 e de 14 anos é maior do que a mesma de 3 anos entre adultos. Os atletas de Reguengos são na maioria mais velhos, logo fisicamente mais fortes e a diferença para alguns dos seus rivais de 10 anos é gigantesca.
   O resultado final é explicado pelos dois terços de pontos que a equipa de Reguengos consegue aquando da reposição da bola em jogo. Nos restantes itens do jogo os miúdos são iguais ao opositor. José Ramos é o atleta que mais evoluiu esta época e Miguel Rita não tem comparação com o que fazia na anterior. Os "mais velhos" Luís Serrano e Tomás foram incansáveis, já Vasco Pereira, Francisco e João Silva estiveram uns furos abaixo. Ainda assim, a equipa de João Marques continua a revelar grande evolução.

Sem comentários: